A utilização do DR nas instalações elétricas evita graves consequências por causa do choque elétrico, mas infelizmente por falta de conhecimento e dúvidas dos eletricistas não é muito comum ver a utilização do DR nas instalações. O principal fator que agrava a falta de DR nas instalações é a desconfiança com atuação do DR. Neste artigo vamos mostrar na prática a atuação do DR ao identificar uma fuga de corrente.

O que é DR?

O diferencial residual (DR) que também é conhecido como interruptor diferencial residual (IDR) é um dispositivo de proteção obrigatório em todas as instalações elétricas de acordo com a NBR 5410.

O DR é um dispositivo de proteção utilizado nas instalações elétricas e que funciona basicamente como um interruptor automático, permitindo o circuito elétrico ser desenergizado sempre que houver uma fuga de corrente superior ao valor mínimo de corrente que o DR é capaz de detectar.

O principal objetivo do DR é a proteção dos usuários contra choques elétricos, pois o DR desarma imediatamente após detectar uma determinada fuga de corrente elétrica indo para o corpo do indivíduo, porque dessa maneira o DR minimiza de forma significativa as graves consequências dos choques elétricos. Por identificar essa fuga de corrente elétrica o dispositivo também contribui para evitar fuga de corrente nas instalações como por exemplo neutro rompido.

O que é Choque Elétrico?

O choque elétrico é uma perturbação de natureza e efeitos diversos que é sentida pelo corpo humano, quando se circula uma corrente elétrica pelo corpo. As consequências e alterações provocadas pelo choque elétrico no corpo humano dependem principalmente da duração e da intensidade do choque elétrico.

Ligação direta com a intensidade da corrente elétrica e não com tensão elétrica.

Choque elétrico, circula uma corrente elétrica pelo corpo.

Os danos e sequelas causados pelo choque elétrico têm ligação direta com a intensidade da corrente elétrica e não necessariamente com a tensão elétrica. Então quanto maior for a intensidade da corrente que percorrer o corpo, maiores serão os efeitos. Outro fator que determina a gravidade do choque elétrico, são os caminhos percorridos pela corrente elétrica no corpo humano, sendo de maior gravidade aqueles caminhos em que a corrente elétrica passa pelo coração.

Atuação do DR na prática!

Para acabar de vez com as dúvidas que muitas pessoas têm a respeito do DR, resolvemos montar uma maquete para mostrar a atuação do DR na prática. Para essa maquete utilizamos o cabeça de lâmpada para simular uma pessoa sofrendo choque elétrico quando a pessoa encosta em um circuito sem DR e em um circuito com DR. O cabeça de lâmpada é um boneco que quando há corrente elétrica passando por seu corpo a lâmpada em sua cabeça acende, assim indicando que houve um choque elétrico.

Na imagem a seguir temos a maquete que representa um circuito onde a fase está protegida apenas pelo disjuntor. O condutor de cobre totalmente desencapado é o nosso aterramento e o cabo preto com a ponta desencapada é o cabo de fase.

O condutor de cobre totalmente desencapado aterramento e cabo preto cabo de fase.

Maquete do circuito com fase protegida apenas pelo disjuntor.

Agora vamos posicionar o cabeça de lâmpada sobre o ponto de aterramento, e em seguida encostamos a mão dele no cabo de fase. Quando o cabeça de lâmpada encosta no cabo de fase podemos ver que lâmpada em sua cabeça acende, isso aconteceu porque o cabeça de lâmpada está sendo eletrocutado.

Percorre corrente elétrica pelo corpo.

Primeiro teste de choque elétrico sem DR.

A lâmpada acendeu porque existe uma diferença de potencial entre o cabo fase e o cabo de terra. Neste circuito foi o suficiente para fazer circular uma corrente elétrica que acende uma lâmpada.

Nesta situação o cabeça de lâmpada é como se fosse uma pessoa descalça pisando no chão e encostando em um ponto energizado, fazendo com que haja uma diferença de potencial. Nessas condições, uma corrente vai circular pelo corpo desta pessoa, ou seja, é um choque elétrico.

Uma corrente vai circular pelo corpo desta pessoa.

Pessoa descalça pisando no chão e encostando em um ponto energizado.

Agora vamos fazer o mesmo teste, porém com um DR protegendo o circuito e vamos ver o que acontece quando repetimos a simulação novamente. Vamos posicionar o cabeça de lâmpada sobre o ponto de aterramento e encostar a mão dele no cabo de fase, da mesma forma que fizemos no teste anterior.

O DR desarma, pois identificar uma fuga de corrente elétrica.

DR desarma evitando choque elétrico com graves consequências.

Instantaneamente o DR desarma, mas isso não quer dizer que não aconteceu o choque elétrico, pois a corrente elétrica circulou pelo corpo do cabeça de lâmpada, mas como o sistema de proteção atuou de forma rápida a lâmpada nem chega a ascender.

O DR desarma, pois ao identificar uma fuga de corrente elétrica, que neste exemplo é a corrente passando pelo cabeça de lâmpada e indo para o aterramento, o DR desarma, assim desligando o circuito o mais rápido possível, evitando que a pessoa receba um choque elétrico de maior intensidade e tenha graves consequências.

Um bom profissional deve prezar sempre pela segurança das pessoas e de seus clientes por isso, é importante a utilização do DR nas instalações elétrica. Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica com uma aula completa de DR, IDR e DDR.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas a atuação do DR. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre o tema, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “DR pode salvar sua vida, choque elétrico na prática!”

  1. Francisco de Almeida

    Muito bom a sua explicação falando do dr parabenas e continuei ajudando profissionais que ainda não sabe a importância do dr

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar Francisco!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)