O assunto cor de condutor neutro sempre gera discussão entre os eletricistas, alguns com embasamento na norma, outros nem tanto. Neste artigo vamos mostrar o que a norma NBR 5410 fala sobre cor de condutor neutro, se pode ou não ser preto. No caso de você não encontrar condutor com isolação azul para comprar, a obra pode ser feita com cabos pretos ou de outra cor?

O que é condutor Neutro?

O condutor neutro é um elemento do circuito ou de um determinado sistema, que apresenta em regime permanente a corrente elétrica e a diferença de potencial elétrico nulos, indiferente da sua forma ou natureza. Mas mesmo com essas características, o condutor neutro pode ser um condutor ativo, ou seja, em algum momento ou situação a corrente elétrica e a tensão elétrica no condutor neutro podem não ser nulos.

O condutor neutro é essencial em uma instalação elétrica, principalmente para as instalações de baixa tensão. O condutor neutro nas instalações elétricas residenciais, prediais ou industriais é fundamental, porque é através do neutro que podemos obter níveis diferentes de tensão, como por exemplo 127 V ou 220 V, que também vai depender de qual tensão a concessionária de cada região fornece ao consumidor.

Positivo, Negativo e Fase, Neutro são a mesma coisa?

Engana-se quem pensa que o cabo positivo, negativo, fase e neutro são a mesma coisa. Os termos positivo e negativo são utilizados em circuitos de corrente contínua, onde os polos são definidos, ou seja, polo positivo e negativo, assim permanecendo constante o sentido da corrente ao longo do tempo. A corrente contínua é obtida através de pilhas, baterias, fontes de alimentação, carregador e etc.

Já o cabo fase e neutro estão presentes em circuitos de corrente alternada, onde não existe polos fixos definidos como na corrente contínua. Na corrente alternada o sentido da corrente varia ao longo do tempo, sendo obtida geralmente através de geradores alternados.

Cabo de Neutro preto pode?

Sabemos da importância de conhecer e consultar a norma NBR 5410. A norma trata no item 6.1.5.3 exclusivamente das cores de condutores e no item 6.1.5.3.1 trata exclusivamente da cor do cabo de neutro.

O item fala que qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.

Na sequência tem uma nota que fala que a veia com isolação azul-clara de um cabo multipolar pode ser usada para outras funções, que não a de condutor neutro, se o circuito não possuir condutor neutro ou se o cabo possuir um condutor periférico utilizado como neutro.

NBR 5410 item que trata exclusivamente de cor de cabos.

Nbr 5410, cabo de Neutro preto pode.

A norma é bem clara que qualquer cabo pode ser usado como neutro, mas deve ser devidamente identificado. Uma das formas de identificar o cabo é por cor, neste caso deve ser utilizado o azul-clara, mas na falta do cabo de cor azul-clara também pode ser utilizado para identificação do cabo a fita isolante colorida (azul) ou então identificação com uso de anilhas (n).

Deve ser devidamente identificado o cabo de neutro

Identificação com fita isolante e anilhas.

Fizemos um quiz no instagram do Mundo da Elétrica, sobre a cor do cabo de neutro. A pergunta do quiz foi baseada no mesmo estilo das questões que são feitas em concursos ou processos seletivos de empresas, onde a pergunta foi:

De acordo com a NBR 5410 um cabo de neutro pode ser preto?

As alternativas são:

A) Não, em nenhuma circunstância.

B) Sim, se for identificado em todas as caixas de passagem

C) Sim, se o cabo de neutro for mais grosso que o de fase.

D) Sim, mas só deve ser identificado no QDC.

Qual alternativa você escolheria? Sabendo que a norma não proíbe que um cabo de neutro seja preto, desde que o cabo esteja devidamente identificado. Comente aqui nos comentários qual você escolheria e por quê.

A resposta correta seria a alternativa B), pois as caixas de passagem são onde os condutores estão mais visíveis e é acessado para manutenção, a gente sabe que as boas práticas das instalações elétricas recomendam a identificação de cabos por cor para facilitar a vida do profissional que faz manutenção.

Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica mostrando padrão de cores dos cabos fase, neutro e terra conforme a norma NBR 5410.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao cabo neutro.No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre o tema, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)