Esta pergunta é muito mais comum do que parece e não são todos os profissionais da eletricidade que realmente sabem responder essa pergunta, para responder essa pergunta devemos entender que a verdadeira pergunta que devemos fazer é: Qual a previsão de cargas de uma casa?

Entende-se por previsão de carga uma estimativa de todos os equipamentos elétricos que podem ser ligados na instalação assim que a mesma estiver operacional.

A quantidade de equipamentos elétricos que irá compor uma edificação pode o provavelmente irá sofrer alterações, relativos à tipo e quantidade, com o passar do tempo. No início podem haver poucos equipamentos e a medida que a necessidade solicitar outros equipamentos serão acrescentados. Quando é projetado, por exemplo, uma loja comercial genérica (que poderá ser usada para aluguel), não se tem dados concretos sobre o tipo de loja que esta edificação se tornará.

Tomada modular.

Tomada modelo 2P+T.

Caso se possua os dados sobre o tipo correto de edificação, um inventário com os equipamentos e as possíveis ampliações serão listadas de modo a compor o projeto elétrico, neste caso a edificação possuirá uma instalação mais de acordo com o que realmente vai ser instalado e ainda será possível deixar uma boa margem para uma futura ampliação.

A NBR 5410 – Instalações elétrica de baixa tensão, estabelece uma série de parâmetros e regras para elaboração de projetos de distribuição elétrica considerando locais e edificações destinadas a habitação e alguns itens devem ser observados.

Previsão de Cargas Tomadas

Devem ser previstas em função do cômodo e dos equipamentos que aí poderão ser ligados, tendo em vista os seguintes critérios:

  • Uma tomada para cada cômodo ou dependência de área igual ou inferior de 6m²;
  • Uma tomada para cada 5m de perímetro de cômodos ou dependências de área superior de 6m², exceto em banheiros, onde apenas uma tomada na altura média perto da pia dever ser obrigatoriamente prevista;
  • Uma tomada para cada 3,5m de perímetro de cozinhas ou copa (sendo que acima de cada bancada de 30cm, ou maior, deve ser prevista uma tomada);
  • Uma tomada em subsolos, sótãos, garagens e varandas;
  • Uma tomada junto ao lavatório, em banheiros.

Previsão de Cargas de Iluminação

  • Deve ser previsto pelo menos um ponto fixo no teto comandado por interruptor em cada cômodo ou dependência.
  • Observação: Em espaços de dimensões reduzidas e em locais de difícil acesso, tais como: Depósitos, dispensas, lavabos, varandas, sob escadas pode ser substituído o ponto no teto por ponto na parede
  • Como alternativa à NBR 5413 pode ser adotado o seguinte critério na determinação de cargas de iluminação:
  • Em cômodos com área igual ou inferior a 6m², deve ser prevista uma carga de no mínimo 100VA.
  • Em cômodos com área superior a 6m², deve ser acrescido 60VA para cada aumento de 4m² inteiros.

Observação: Estes valores são somente para efeitos de dimensionamentos de circuitos, não sendo necessário que a potência da lâmpada seja igual aos especificados conforma tabela abaixo:

Tabela de carga de iluminação.

Carga mínima de iluminação por área do cômodo.

Agora é possível saber quantas tomadas deve ter uma casa e mais que isso agora você sabe como chegou a esse valor e ainda melhor sabendo o quanto de potência de iluminação esta mesma casa necessitará.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para “Quantas tomadas deve ter uma casa? Previsão de cargas.”

  1. Carlos Alberto

    A rede Aqui no nordeste e 220, na parede tenho um interruptor que liga três lampadas, ate ai tudo bem, como faço para ligar mais uma lampada, para que seja acesa neste mesmo interruptor? E possivel isso?
    Grato.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Sim, basta derivar o retorno deste interruptor e um neutro para a nova lâmpada que já está lá!
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
  2. Everaldo Chagas

    Gostatia de receber dicas de como fazer uma ligação elétrica de um residência

    Responder
    • Henrique Mattede

      Basta se cadastrar no site na barra amarela em cima. :)

      Responder
  3. Luís Zua

    Olá. Eu gostei muito da informação

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, agradeço pela mensagem.

      Responder
  4. Emerson Porto Souza

    Boa tarde gostaria de saber porque quando eu ligo o chuveiro elétrico a tensão da minha casa cai para 114 volts sendo que a tensão é de 124, 6volts

    Responder
    • Henrique Mattede

      Existe uma queda de tensão quando um aparelho de grande potência é ligado a um circuito.

      Responder
  5. José Alves Alves

    Muito bom, tenho aprendido muito…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Fico muito satisfeito por isso Jose!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)