Dentro todos os benefícios da eletricidade um dos mais impactantes e que traz mais benefícios a toda a população é a possibilidade de converter energia elétrica em energia luminosa. Apesar desta tão importante contribuição da eletricidade muitas vezes a maioria da população não percebe e não dá a devida importância que o assunto merece.

O estudo da implementação e utilização da iluminação artificial, seja em ambientes externos ou internos é chamado de luminotécnica. A luminotécnica é tão antigo e é inclusive anterior ao uso de eletricidade para geração de iluminação pois as primeiras fontes de iluminação eram o próprio fogo de lamparinas e candeias.

Estudo luminotécnico.

Croqui para iluminação – Foco de luminárias.

A NBR 5413 – Iluminação de interiores, fixa parâmetros e conceitos que devem ser levadas em consideração com o intuito de tornar os ambientes confortáveis no que se refere a utilização de iluminação artificia de forma eficiente, além de auxiliar na escolha do melhor tipo de lâmpada das várias existentes no mercado e aferir e fixar parâmetros para seus devidos desempenhos.

Vários são os fatores que influenciam no desempenho de sistemas de iluminação, praticamente qualquer alteração no ambiente de alguma maneira pode melhorar ou comprometer o desempenho de tal sistema, desta maneira é imprescindível ao profissional que atua na área de eletricidade seja na instalação ou na área de desenvolvimento de projetos para tais sistemas entender e utilizar corretamente os parâmetros de modo a resultar no melhor desempenho possível em iluminação.

As grandezas são uma forma de comparação entre coisas mensuráveis, parâmetros são fixados pelas normas técnicas com a finalidade de dar as grandezas valores que tangem o melhor desempenho e ser decidido, pelo projetista, qual melhor escolha a ser feita entre equipamentos e componentes. Em luminotécnica existem grandezas a serem consideradas de modo a parametrizar a tomada de decisão nos componentes que serão utilizados para iluminar os ambientes tais como lâmpadas, luminárias, refletores, interruptores e etc.

Ambiente iluminado.

Iluminação de interiores.

Todos estes temas bem como design de luminárias e outros componentes também fazem parte dos estudos luminotécnicos, outros profissionais que não os eletricistas também necessitam entender melhor a luminotécnica como os arquitetos, designeres de interiores e paisagista, desta forma a luminotécnica tão pouco conhecida pelos grande população usuária da iluminação acaba se tornando fonte de estudo em várias áreas para garantir a estes o melhor conforto e desempenho em sistemas de iluminação.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

11 comentários para “O que é luminotécnica?”

  1. Adão Souza

    No meio da engenharia a ciência aplicada é importante ferramenta.

    Responder
  2. Ednei Marques

    Quanto custa mão de obra de eletrecidade

    Responder
    • Henrique Mattede

      Isso depende muito de região para região e de trabalho para trabalho. Aqui em Belo Horizonte por exemplo eu tenho visto alguns profissionais cobrarem R$30 o ponto ou em média R$170 por dia trabalhado (a depender do serviço).

      Responder
  3. Gustavo

    Prezado Henrique bom dia,
    Venho acompanhando os posts tanto site quanto youtube,

    Poderia me indicar um equipamento para medição de consumo, estava vendo o Kill-a-watt

    Obrigado

    Parabéns!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Particularmente não conheço esse aparelho, e não consegui achar o sute oficial do fabricante, o que não quer dizer que o produto seja ruim rs.
      A questão maior dele é a corrente máxima que é de 10A (nos modelos que eu vi a venda) o que limita um pouco o uso para grande aparelhos eletrodomésticos.

      Responder
      • Stick

        Eu vendo esses aparelhos- abcs

      • Equipe Mundo da Elétrica

        E qual o valor que esta vendendo?

  4. Kall

    Olá boa noite! Excelente conteúdo sobre o contactor o qual eu gostaria de entender como adicionar um comando automático e manual, um diagrama já é uma boa ajuda para acionar uma bomba monofasica para caixa d’água com nível superior e inferior. Grato!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Pretendo falar sim sobre este tipo de comando. Vou preparar o meterial.

      Responder
  5. Robson

    Bom dia. Parabéns pelo seu trabalho, sou formado em eletrônica e estudante de engenharia e sigo você já algum tempo no YouTube, já tirei bastante dúvidas com sua vídeo aulas, seus conteúdos são muito bom e de fácil entendimento.
    Grato por sempre me ajudar.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Robson! Sempre a disposição!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)