Agora que estamos habituados com as tomadas de três pinos, o governo estuda a possibilidade de acabar com as tomadas de três pinos, será este o fim das tomadas de três pinos? Se você ainda não viu, já tem várias reportagens sobre o fim das tomadas de três pinos nos sites e jornais. Neste artigo do Mundo da Elétrica explica quais são as condições para que a obrigatoriedade das tomadas de três pinos acabe. Vamos lá!

Fim das tomadas de três pinos

No ano de 2011 se tornou obrigatório que todos os aparelhos fabricados no brasil ou importados de outros países viessem com o modelo de plug para as tomadas de três pinos que hoje conhecemos.

Porém a norma que indica as características técnicas da tomada de três pinos, que é a NBR 14136, foi publicada pela ABNT em julho de 1998, bem antes de 2011. Na imagem abaixo mostra uma linha do tempo sobre a história da tomada de três pinos.

Quando surgiu a tomada de três pinos.

Linha do tempo sobre a história da tomada de 3 pinos.

A história, as normas e as portarias da tomada de três pinos, pode ser vista no site do INMETRO que detalha todas as datas e documentos sobre a tomada de três pinos.

Norma da ABNT pode ser cancelada?

O governo diz que pretende acabar com a tomada de três pinos, mas talvez você esteja se perguntando, uma norma da ABNT pode ser cancelada assim?

Bem sim, uma norma pode ser cancelada pela própria ABNT, se ABNT entender que tecnicamente aquela norma não atende mais ou então, a sociedade organizada e entidades podem solicitar que a ABNT revise ou cancele a norma, mas isso só acontece se houver embasamento técnico.

O que torna a tomada obrigatória não é exatamente a norma e sim uma portaria do INMETRO. A portaria do INMETRO pode ser revogada, caso a diretoria do INMETRO entenda que portaria não é mais viável embasada em dados técnicos.

O governo pode acabar com a tomada de três pinos?

O governo pode indicar a diretoria do INMETRO e por solicitação ou pressão política, o governo pode sim pressionar o INMETRO a revogar a portaria e retirar a obrigatoriedade sobre a tomada de três pinos. A norma muito provavelmente não vai ser cancelada, pois a norma de referência e até então não existe razões técnicas para tal cancelamento.

O que acontece caso o padrão deixe de ser obrigatório?

Com o fim da obrigatoriedade, o que vai acontecer é que principalmente os equipamentos importados poderão vir com qualquer tipo de tomada, ou seja, vai criar novamente a necessidade de uso de diversos adaptadores.

Os fabricantes brasileiros provavelmente não vão mudar novamente o tipo de tomada.

Criar novamente a necessidade de uso de diversos adaptadores.

Os fabricantes brasileiros provavelmente não vão mudar novamente o tipo de tomada, que já está consolidado, visto que as linhas de produção já estão todas adaptadas.

Como fica a questão da segurança?

Por mais que tenha sido um incômodo no início, quando pensamos em segurança, essas trocas de tomadas em 2011 proporcionou um grande avanço, porque estas tomadas do padrão de três pinos são sim mais seguras!

A ABINEE que é Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica já divulgou nota se opondo ao projeto de desobrigação de um padrão de tomadas visando a questão da segurança.

Considerações Finais

Nós profissionais do Mundo da Elétrica que instalamos tomadas todos os dias, sabemos que mesmo com um padrão e uma obrigatoriedade, existem excelentes marcas de tomadas e outras marcas que têm uma qualidade inferior de fabricação. Sem a obrigatoriedade do uso da norma, a qualidade das tomadas certamente vai cair muito.

Acreditamos que retirar uma obrigatoriedade que já está consolidada no mercado não vai trazer grandes benefícios aos usuários, principalmente para todos que seguiram as novas orientações e gastaram dinheiro adaptando as suas casas e comércios para as tomadas de três pinos.

Muito provavelmente estes mesmos usuários teriam que gastar novamente mais dinheiro com adaptadores para aparelhos fora da norma, o que traria insegurança para dentro de sua instalação elétrica.

Gastar mais dinheiro com adaptadores para aparelhos.

Adaptadores trazem insegurança para dentro de sua instalação elétrica.

Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica, mostrando porque a tomada de três pinos é mais segura que o padrão antigo.

Deixe a sua opinião nos comentários e vamos debater o assunto. Caso tenha ficado alguma duvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)