Tomada com usb – Onde instalar e como usar!

A maioria dos computadores e dispositivos eletrônicos tem alguma forma de conexão USB! Com o aumento de usuários desses dispositivos, surgiu a necessidade de utilização de tomadas com USB, e foi pensando nisso que o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre elas no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!

O que são tomadas USB?

Criado em 1996, o USB (Universal Serial Bus ou porta universal em português), é o padrão industrial que universalizou a conexão dos mais variados acessórios periféricos, como mouses, teclados e impressoras.

As tomadas USB são literalmente, tomadas que possuem conectores USB fixos nelas. Elas podem possuir outras entradas e costumam ter mais de um conector USB em cada tomada.

Grande parte dos aparelhos usam o modelo USB em suas conexões para carregar e transferir arquivos. Por isso, utilizar uma tomada USB facilita o uso dessas conexões, carregando esses aparelhos sem a necessidade de usarem adaptadores para os cabos!

Na imagem abaixo é possível ver alguns modelos de tomadas USB.

Tomada com entrada USB.

Modelos de tomadas com USB.

Onde instalar a tomada USB de parede?

É essencial estar atento ao local de instalação da sua tomada USB, já que não é possível usar extensões para aumentar o tamanho do seu cabo USB.

Então, caso a tomada esteja longe ou em local de difícil acesso, o seu aparelho conectado a ela poderá ficar pendurado. Os locais ideais para a instalação são lugares perto de mesas, prateleiras e apoios, de forma que seu equipamento fique seguro.

Como instalar uma tomada USB

A instalação do módulo de tomada USB é bastante simples! O processo é semelhante à instalação das tomadas comuns. Abaixo, é possível ver o passo a passo de como instalar.

Tipos de tomadas USB

No mercado existem diversos tipos de tomadas USB. Entre as opções mais comuns encontramos modelos com:

Benefícios das tomadas USB

A tomada com entrada USB é mais eficiente, já que ela carrega os equipamentos em menor tempo e com mais segurança, reduzindo os gastos com energia elétrica.

A maioria dos carregadores carrega apenas um equipamento por vez, com corrente de trabalho por volta de 1000mA, enquanto uma tomada USB é vendida com no mínimo um par de entradas, além de oferecer corrente de trabalho de pelo menos 1500mA.

Os módulos USB são bivolt, ou seja, qualquer tomada da residência pode ser substituída, garantindo comodidade e dispensando o uso de outros dispositivos. As tomadas USB possuem um design clean, e são uma ótima opção para quem deseja uma casa mais tecnológica e moderna, além de ocuparem pouco espaço.

Para aprender ainda mais sobre as tomadas USB, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também! Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário