Existe um número enorme de ferramentas para o profissional do Mundo da Elétrica, aqui sempre falamos de ferramentas para eletricistas, e dessa vez iremos falar de uma ferramenta não muito conhecida pelos eletricistas, que é o osciloscópio. Se você não sabe o que é osciloscópio, para que serve o osciloscópio e quais são as características de um osciloscópio, fique tranquilo porque você está no local certo. Explicamos neste artigo o que é um osciloscópio e quais são as suas funcionalidades, vamos lá!

O que é osciloscópio?

Muito usado por profissionais da área de elétrica e eletrônica, além de ser fundamental em laboratórios de eletrônica, o osciloscópio é uma ferramenta de extrema importância, pois permite à estes profissionais visualizar a forma de onda de um sinal elétrico e principalmente analisar determinados parâmetros deste sinal como por exemplo, frequência, amplitude, tensão média, tensão eficaz, tensão pico a pico e muitos outros parâmetros.

Todos osciloscópios possuem canais de entrada, geralmente podem ser dois ou quatro canais, que são os locais por onde os sinais são lidos. Para fazermos as conexões entre o circuito analisado e o osciloscópio precisamos das pontas de provas, que são encaixadas nos canais do osciloscópio.

O que é osciloscópio e para que serve?

Osciloscópio digital e pontas de prova.

É importante destacar que para medirmos os parâmetros de um sinal como por exemplo medir a tensão elétrica, é preciso de dois pontos para obter a informação, ou seja, um ponto para o sinal e outro para a referência. Portanto no mesmo canal a ponta de prova possui dois terminais para se conectar no circuito.

O display do osciloscópio é bem diferente do display de um multímetro, no osciloscópio a tela se assemelha a um gráfico, exibindo um sinal de tensão ao longo do tempo.

Antes de usarmos um multímetro é preciso configurá-lo para à grandeza que será medida, certo? Assim como nos multímetros, é preciso fazer as configurações do osciloscópio de acordo com cada sinal a ser analisado como por exemplo:

Ao fazer a medição de um sinal é preciso fazer a escolha do acoplamento, se é CA (componente alternada), que é uma leitura apenas do desvio padrão do sinal ou se é acoplamento CC (componente contínua), que realiza a leitura de qualquer valor absoluto do sinal, ou seja, tanto componente contínua quanto componente alternada.

Existem algumas pontas de prova que permitem aplicar um multiplicador ao sinal de entrada, um fator atenuante de 10 vezes para acelerar a leitura, isto é, a atenuação pode ser compensada pelo ganho do osciloscópio. Estes valores devem ser ajustados tanto no osciloscópio quanto nas pontas de prova.

Osciloscópio: Aplicações

O osciloscópio é um equipamento muito usado por diversos profissionais, nas mais diversas áreas e com muitas aplicações como por exemplo, manutenção de equipamentos eletrônicos, análise do funcionamento das unidades eletrônicas de controle dos automóveis, projetar circuitos de condicionamento de sinal para sistemas de instrumentação, equipamentos e sistemas biomédicos, entre outras diversas áreas.

O osciloscópio pode ser usado na área automotiva, pois contribui para facilitar a visualização de falhas muito pequenas ou intermitentes em um veículo. As aplicações de um osciloscópio na elétrica são muitas, pois o uso do osciloscópio permite medir amplitudes de tensão, frequências, períodos, defasagem entre sinais alternados, como o sinal de uma rede de energia elétrica.

Se você quiser aprender ainda mais como funciona um osciloscópio, quais são as características de um osciloscópio e para que serve um osciloscópio, abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica falando sobre os princípios básicos de um osciloscópio. No canal também é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre osciloscópio, portanto, fique à vontade para visitar e conhecer ainda mais sobre este equipamento incrível.

Finalizamos mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre osciloscópio deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)