As primeiras etapas para elaboração do projeto elétrico se constituem ainda na fase de planejamento da construção civil de uma instalação, é sempre importante haver uma harmonia entre profissionais de todas as áreas envolvidas no projeto, sejam elas civil, hidráulica, arquitetura, paisagismo, elétrica, pois todos estas áreas estarão diretamente envolvidas no projeto e todos irão no fim estar reunidas no projeto final de uma instalação.

É de suma importância para o profissional da área de projetos elétricos entender e se familiarizar com o projeto arquitetônico civil, a leitura e interpretação de desenho arquitetônicos são ferramentas na elaboração do projeto elétrico.

A planta geral da instalação é a parte mais importante do projeto, pois acompanha o eletricista todo o tempo em, que estiver efetuando a instalação.

Levantamentos preliminares.

Projeto arquitetônico.

A planta geral é desenhada sobre a planta baixa da residência e contém todos os dispositivos elétricos a serem instalados como eletrodutos, condutores, pontos de luz, tomadas, interruptores, condutores, pontos de luz, interruptores, e outros elementos. A planta geral é a concentração de todos os elementos visuais simbolizados sobre a planta baixa, é comum entender que a planta geral com o diagrama unifilar são um projeto da instalação elétrica, mas muito mais que isso ainda compõem o projeto da instalação elétrica tabelas, memórias de cálculos, lista de componentes e materiais, descrição técnica de componentes e etapas do processo de instalação e etc.

Alguns dados levantados no projeto arquitetônico serão usados em várias etapas do projeto de instalação elétrica, sendo os principais a largura, comprimento e altura de cada área ou cômodo de uma residência ou instalação, estes dados serão utilizados para os cálculos de área de e volume e estes novos dados serão utilizadas para novos cálculos como a definição de luminotécnica e carga prevista para a instalação.

Arquitetos.

Projetistas.

É importante sempre haver uma conversa profunda entre o solicitante do serviço, o projetista elétrico e o arquiteto ou engenheiro civil quando houver, para que todos os detalhes sejam discutidos e acordados entre clientes e projetistas. O cliente sempre tem de estar satisfeito no fim do serviço, mas os projetistas sempre tem de alertar os clientes com relações a questões de normas principalmente quando se trata de questões que levam a segurança da instalação e dos que vierem a se utilizar da mesma.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Levantamento arquitetônico para projetos elétricos.”

  1. Nilton Cesar de Abreu

    Estou para fazer 01 instalação elétrica residencial como começar, você pode me ajudar,
    A casa tem 150 metros de construção e dois chuveiros

    Responder
    • Henrique Mattede

      A instalação tem projeto elétrico?

      Responder
  2. José Alberto Pereira da Silva

    Gosto de todas dicas para as pessoas que querem aprender alguma coiosa coisa

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado pela mensagem e por nos prestigiar Jose!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)