Durante o carnaval infelizmente é comum ver relatos de acidente envolvendo eletricidade, pois as redes elétricas podem oferecer um grande risco para os foliões. Acidentes no carnaval desse tipo costumam acontecer porque nas festas são usadas serpentinas e confetes metálicos, que em contato com a rede elétrica podem causar acidentes graves!

Pensando nisso o Mundo da elétrica fez este artigo para alertar sobre os riscos de choque elétrico e principalmente, passar dicas para prevenir acidentes no carnaval.

Principais causas de acidente

Quando materiais metálicos entram em contato com a rede elétrica as chances de causarem um curto-circuito são enormes. Por isso, os materiais metálicos não podem ser utilizados como adereços de carnaval em proximidade com a rede elétrica, pois oferecem riscos consideráveis.

Aqueles sprays de espuma também apresentam risco e podem causar acidentes, apesar de parecerem inofensivos. Quando os sprays são arremessados, antes de se dispersarem, eles estão concentrados e por serem de material condutor elétrico podem ocasionar danos nas redes de alta-tensão e consequentemente provocar acidentes.

Como evitar acidentes envolvendo eletricidade.

Alertas e dicas de segurança para o carnaval!

Outra causa muito comum de acidentes nas festas de carnaval é a possibilidade de rompimento dos cabos elétricos por causa dos trios elétricos, sendo que nesta situação as pessoas não devem se aproximar dos cabos.

Alertas e dicas de segurança: iluminação, enfeites e alegorias

Como acabamos de ver, são muitos os acontecimentos que podem gerar acidentes envolvendo eletricidade, por isso, é preciso ter alguns cuidados que parecem simples, mas fazem total diferença e salvam vidas! É importante ficar atento em relação a iluminação, enfeites e alegorias, tomando os seguintes cuidados:

  • Ao fazer qualquer instalação elétrica ou até mesmo instalar enfeites, consulte um profissional qualificado e a respectiva concessionária de energia elétrica.
  • Nunca faça ligações clandestinas (gatos), pois além de ser um risco também é crime!
  • Não instale nenhum tipo de enfeite próximo às redes elétricas.
  • Não fazer o lançamento de artefatos próximos a rede elétrica como por exemplo, serpentinas e confetes, sejam eles metálicos ou não.

Jamais jogue líquidos, sprays ou qualquer outro material na rede elétrica, pois há riscos de choque elétrico.

Alertas e dicas de segurança: Trios elétricos e carros alegóricos

Infelizmente são muitos os casos de acidentes que também envolvem os trios elétricos e carros alegóricos, por isso não podemos deixar de alertar sobre os seus perigos e passar algumas dicas de segurança.

Tenha cuidado com os carros alegóricos em relação à rede elétrica, porque existe a possibilidade de o veículo colidir com os cabos e consequentemente derrubar os postes, que podem cair sobre o veículo e sobre as pessoas ao seu redor. Para evitar acidentes deste tipo, veja as seguintes dicas:

  • Fique atento se existe a presença de redes elétricas por perto e tenha cuidado para não entrar em contato com os cabos elétricos, que possivelmente estarão energizados.
  • Não trafegue sob a rede elétrica se a altura dos veículos for muito próxima, igual ou superior à dos cabos elétricos. Sempre considere a altura do veículo e das pessoas sobre ele.

Alertas e dicas de segurança: Palanques

Nesta época do ano também é extremamente comum a montagem de palanques para a realização de shows, mas nem sempre os devidos cuidados são abordados, por isso tenha os seguintes cuidados:

  • Com a montagem e a desmontagem, sempre considere a existência das redes elétricas aéreas, e subterrâneas em caso de escavação.
  • Faça uma fixação bem feitas das coberturas para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.

Alertas e dicas de segurança: Aparelho de som e domésticos

Não pense que os perigos estão apenas nas ruas! Até mesmo em ambientes mais caseiros os riscos de choque elétricos estão presentes, como por exemplo, com aparelhos de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas. Para prevenir acidentes deste tipo siga essas dicas abaixo:

  • Jamais ligue aparelhos elétricos próximo à duchas ou piscinas.
  • Tenha cuidado com os “improvisos”, mais conhecido como gambiarras, como por exemplo, extensões e emendas mal feitas, cabos elétricos com mal dimensionamento e outras.

Alertas e dicas de segurança: Colisão de veículos com postes

Também existe a possibilidade da colisão de veículos com postes de energia e neste caso é importante estar atento com alguns detalhes, para evitar que a situação se agrave ainda mais, como por exemplo:

  • Não sair do veículo, porque existe a possibilidade de choque elétricos se houver algum cabo rompido em contato com o veículo.
  • Se houver a necessidade de sair do veículo por causa de um incêndio, abra a porta, pule sempre com os pés juntos, o mais longe possível e sem tocar na lataria do carro.
  • Não tente socorrer as vítimas se for identificado algum cabo partido, não se aproxime e não deixe ninguém se aproximar do cabo. Neste caso acione imediatamente a companhia de energia elétrica, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Abaixo tem um vídeo do canal Mundo da Elétrica que mostra na prática como alguns itens usados no carnaval podem ser perigosos, quando estão em contato com a rede elétrica.

Encerramos mais um artigo e esperamos ter ajudado a alertar sobre os perigos no carnaval e principalmente como evitá-los! Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha mais alguma dica deixe nos comentários.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)