Porta fusível: O que saber antes de comprar?

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

O fusível é um equipamento muito conhecido e utilizado, uma vez que ele possui preços relativamente baixos e funciona bem na proteção de circuitos elétricos. Entretanto, você conhece o porta fusível? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre esse equipamento. Então, vamos lá pessoal!

O que é fusível?

O fusível é um dispositivo de proteção contra curtos-circuitos e sobrecargas que acontecem dentro do circuito elétrico. Os fusíveis estão presentes internamente em aparelhos eletrônicos e em filtros de linha, que são muito utilizados para ligar computadores em escritórios.

Nas instalações industriais, o fusível é utilizado na proteção dos circuitos de motores e outras máquinas elétricas. Ele geralmente é instalado no início dos sistemas elétricos com a intenção de realizar a proteção geral do circuito.

O fusível possui um valor para a sua corrente nominal, que é o valor específico de trabalho. Quando esse valor de corrente é ultrapassado, em consequência de algum curto-circuito ou sobrecorrente, a liga metálica se funde, interrompendo a passagem da corrente elétrica para o restante do circuito.

Após a ocorrência do curto-circuito, é necessário que seja feita a troca do fusível por um novo, para depois utilizar as funções do circuito elétrico novamente.

Cada tipo de fusível possui partes constituintes específicas, mas, em geral, os fusíveis industriais são constituídos pela composição dos seguintes elementos:

A parte que é de fato denominada como fusível, trata-se de um cilindro com uma liga metálica, feita de chumbo ou de algum outro material com baixo ponto de fusão.

Existem diversos tipos de fusíveis, como:

Porta fusível

Um dos tipos de porta-fusíveis é formado por um tubo de fibra de vidro ou fenolite, que possui um revestimento interno capaz de aumentar a robustez do tubo e gerar gases para a extinção do arco elétrico. O porta-fusível é a peça que abriga o elo-fusível e que permite a atuação do equipamento de proteção!

A chave do tipo porta fusível é um equipamento constituído de elementos destinados à proteção do circuito contra danos e efeitos dinâmicos resultantes de curto-circuito no sistema elétrico, sendo facultativa a sua utilização para cortar circuitos em situações de manutenção e manobras na distribuição do sistema elétrico.

Ela é fabricada em vários modelos, de acordo com o nível de tensão, corrente, nível de isolamento e distância de escoamento. Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de uma chave porta fusível.

O que é fusível e quais tipos existem?

Imagem de um porta fusível.

Existem diversos tipos de porta fusíveis, variando de acordo com o tipo de fusível que será utilizado.

Um dos modelos de porta fusível é a chave seccionadora porta fusível. Ela é um equipamento constituído de elementos destinados à proteção do circuito contra danos e efeitos dinâmicos resultantes de curto-circuito no sistema elétrico.

A chave porta fusível é utilizada para cortar circuitos em situações de manutenção e manobras na distribuição do sistema elétrico. Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de chave seccionadora porta fusível.

O que é fusível e quais tipos existem?

Chave seccionadora porta fusível.

O porta fusível é um produto imprescindível para que o fusível seja instalado corretamente. Além de apresentar vantagens, como:

Em alguns modelos, a cada operação da chave fusível ocorre a diminuição da espessura da parede do tubo do porta-fusível, resultante de desgastes da camada que gera os gases liberados pelo tubo interno. Por isso, este modelo de porta fusível tem vida útil limitada pela quantidade de interrupções a que foi submetido!

Ele é muito importante, uma vez que sem a presença desse componente o arco elétrico é transferido externamente ao cartucho causando o aumento no tempo da interrupção e podendo estabelecer um novo curto-circuito.

O controle da quantidade de interrupções e a análise das condições dos cartuchos são necessários para o estabelecimento da regra de substituição.

Como escolher?

O porta fusível deve ser escolhido de acordo com o fusível que será utilizado e, portanto, algumas características devem ser levadas em consideração, como:

Quer aprender mais e conhecer os tipos de fusíveis que existem? Recomendamos que você assista o vídeo abaixo e não se esqueça de deixar um gostei!

Achou esse artigo útil? Compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também. Para continuar acessando conteúdos exclusivos da área da elétrica, nos siga nas redes sociais e se inscreva no canal do YouTube!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha sugestões, deixe abaixo nos comentários para que possamos te ajudar!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário