A principal ideia do horário de verão é ajudar a economizar energia elétrica, entre outros benefícios para o setor elétrico, além dessa iniciativa pequenas mudanças no nosso dia a dia podem contribuir e muito para essa economia.

Todos vivemos em um período em que a tecnologia domina nossas vidas em muitas áreas, gostamos do conforto que a tecnologia nos proporciona, toda essa tecnologia e conforto não seriam possíveis senão existisse a eletricidade. Muitos de nós não queremos que essa tecnologia se acabe, eu não quero, mas se mantermos o atual nível de consumo irresponsável toda essa tecnologia e conforto ficarão cada vez mais caros.

Não precisamos abrir mão disso basta usarmos nossa energia elétrica de maneira consciente, assim todos teremos sempre acesso a energia elétrica.

Alguma dicas podem ser aplicadas em nosso dia a dia de maneira a economizar energia, você ajuda ao meio ambiente e ao seu bolso também, veja algumas dias simples que podemos aplicar em nossa casa:

Iluminação:

Iluminacao ambiente.

Ambiente escuro e cortinas fechadas.

  • Cortinas: Sempre que possível abra as cortinas de sua casa, a iluminação natural é sempre mais saudável para o organismo dessa forma você evitará de acender luzes artificiais em sua casa durante o dia.
  • Evite usar vidros coloridos ou canelados em suas janelas,  estes tipos de vidros escurecem o ambiente aumentando o consumo de energia elétrica para iluminação.
  • Lâmpadas incandescente tem um consumo muito alto, troque-as por lampadas fluorescente que hoje já tem um preço acessível, se for possível financeiramente troque sua fluorescente por led que são ainda mais econômicas.

Temperatura ambiente:

  • Sempre que possível for mantenha as janelas de sua casa abertas, isso ajuda a arejar e diminuir a temperatura em sua casa evitando assim que sejam ligados ventiladores ou ar condicionado. Ambos recursos ventiladores ou ar condicionados são prejudiciais ao longo do tempo para o sistema respiratório, o ventilador acumula poeira e quando ligado acaba dispersando essa poeira acumulado no ambiente.
  • Caso o ar condicionado seja mesmo necessário faça uma limpeza periódica em seus filtros pois o acumulo de poeira e sujeira nos filtros acaba fazendo com que seu aparelho trabalhe forçado. Essa dica vale para todos eletrodomésticos que possuam algum tipo de filtro como os exaustores de cozinha e umidificadores de ambiente.
Filtros ar condicionado.

Filtros de ar condicionado, sujo e limpo.

Eletrodomésticos:

  • Standy-by: O standy by é o estado em que seu eletrodoméstico está desligado mas pronto para entrar em operação. Apesar de no aparelho esta indicação aparecer apenas como um pequeno led acesso, a verdade é que internamente a fonte e alguns circuitos eletrônicos estão ligados para possibilitar esse ligação instantânea, o que é um gasto imenso dependendo de certos equipamento. Não se engane aquele pequeno led está gastando energia junto com outras partes de seu aparelho.
  •  Acumule o máximo possível de roupa para ser lavada. A maquina de lavar é um aparelho composto de um motor e circuitos elétricos e eletrônicos para seu controle, cada inversão de sentido de rotação e cada momento durante uma lavagem de roupas que seu motor começa a girar ele consome uma imensa quantidade de energia elétrica. Evite o uso da maquina de lavar se não for para sua capacidade máxima.
  • Acumule o máximo possível de roupa para ser passada. O ferro elétrico consome energia para se aquecer, a cada desligamento e nova ligação do ferro ele tem que se reaquecer e normalmente enquanto ele está aquecendo não vai ser usado por não estar na temperatura ideal, este tempo é desperdício de energia elétrica.
  • Na geladeira alguns cuidados devem ser tomados, nunca coloque nas grades da geladeira plasticou ou outros materiais que interrompam a passagem de ar. Ainda com relação a ar quanto menos espaço estiver para eles melhor, o ar é isolante térmico e quanto mais coisas estiverem dentro da geladeira menos ar para isolar o frio.
    A temperatura interna da geladeira tem de se manter constante o máximo que seja possível dessa maneira abrir a geladeira desnecessariamente vai aumentando a temperatura interna e fazendo com que o motor tenha que trabalhar mais. Desta maneira mantenha a revisão das borrachas da porta sempre em dia. Evite peso nas portas da geladeira que podem causar o desalinhamento da porta e entrada de ar quente.

Chuveiro elétrico:

  • O chuveiro é o grande vilão da conta de luz por ser o equipamento que normalmente tem maior potencia em sua residência, não a muito segredo para economizar com o chuveiro é simplesmente tomar banhos o mais rápido possível, deixe para cantar ou pensar na vida em um situação mais econômica.

Assista no vídeo abaixo outras dicas legais para economia de água.

Devemos todos nós fazermos nossa parte ou pagarmos o desperdicio, todas estas dicas são coisas simples de serem adotadas para nosso dia a dia de maneira a economizarmos.

E você tem alguma dica legal? Deixe-as nos comentários.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)