Quando o assunto é projeto elétrico eficiente, diversas dúvidas surgem e as principais são: Como fazer projeto elétrico residencial? Existe algum software de projeto elétrico residencial? Como fazer uma instalação elétrica residencial eficiente? Onde encontro projeto elétrico residencial pronto? Enfim, são inúmeras dúvidas e queremos responde-las neste artigo que fala de instalação e projeto elétrico residencial eficiente, vamos lá pessoal!

Como o projeto elétrico influencia no consumo?

Um projeto elétrico residencial adequado certamente irá proporcionar uma enorme economia de tempo e dinheiro, além de reduzir os riscos de retrabalhos e permitir o melhor funcionamento da instalação elétrica.

Infelizmente as pessoas continuam deixando o projeto elétrico de lado pensando no imediatismo! Para a maioria das pessoas, o projeto elétrico é muito caro e isso é uma visão totalmente errada, visto que o preço de um projeto elétrico representa apenas 5% do preço total de uma obra. Sendo assim, este valor investido no projeto, será muito pequeno perto da enorme economia futura que terá com a eficiência da sua residência.

Instalação elétrica residencial

Como fazer um projeto elétrico residencial eficiente?

O que são ecocasas?

Um projeto de eficiência energética de uma casa faz parte do conceito de ecocasa, que são soluções para eficiência energética, planejadas durante a fase de projetos e que garantem mais economia para a sua residência. E quando falamos de economia, estamos falando tanto em economia de energia elétrica, quanto em água. Portanto, pensar na iluminação, reuso de água de chuva, climatização e até na escolha certa da pintura e das telhas da casa, podem sim influenciar muito na economia de energia.

Projeto elétrico residencial eficiente: Como fazer?

Esta é talvez, uma das principais preocupações na hora de construir uma moradia! Se a pessoa executar corretamente o que foi planejado no projeto, ela terá instalações elétricas eficientes, conforto e segurança. O projeto elétrico residencial deve seguir todas as normas de segurança da NBR 5410. Portanto, é indispensável contratar um profissional que saiba como interpretar passo a passo um projeto de instalação elétrica residencial.

Projeto elétrico: Iluminação residencial

A escolha e instalação de telhados sustentáveis em vidro e/ou fibra, o uso de cores claras na pintura e a instalação de janelas grandes que proporcionam um melhor aproveitamento da iluminação natural, certamente irá contribuir para a eficiência dos sistemas de iluminação. Tudo isso pode influenciar na quantidade de lâmpadas na residência e quanto maior for o aproveitamento da luz natural, maior será a economia. Aproveite todas essas dicas de iluminação residencial!

Projeto elétrico: Refrigeração residencial

O uso de forro acima ou abaixo da laje ajuda a melhorar a temperatura interna da residência, ou seja, a instalação deste forro é indispensável para quem quer uma refrigeração melhor da casa. Quando falamos em forro, existem várias opções como por exemplo, o telhado, rebaixamento de gesso, PVC e outros tipos.

Outra dica muito importante e que poucas pessoas levam em consideração na hora de construir a casa, é quanto ao posicionamento da residência em relação ao nascer e pôr do sol, mas como assim? Observe este exemplo, durante a parte da manhã a maioria das pessoas estão indo trabalhar ou estudar, fazendo com que este seja o melhor horário para o sol bater no quarto, porque não haverá pessoas neste cômodo.

Ainda não entendeu, é bem simples! Se o sol estiver batendo no cômodo em que você esteja, naturalmente você irá usar um sistema de refrigeração, seja ele um ventilador ou ar condicionado, então se você puder evitar isso através do projeto, a economia no fim das contas é certa. Além de tudo que já foi dito, a correta vedação de portas e janelas também são importantes para que o uso de aparelhos de ar condicionado seja muito mais eficiente.

Projeto residencial eficiente: Água de chuva

Poucas pessoas pensam na economia de água e infelizmente este erro tem sido crucial para a situação hidrográfica caótica que estamos vivendo. Pensar em maneiras de reaproveitamento da água de chuva é importante tanto para economia financeira, quanto para a natureza em si. Todos estes pontos foram discutidos em um vídeo bem interessante do canal Mundo da Elétrica, vale a pena conferir!

Entender que a execução correta de um projeto de uma instalação elétrica residencial é importante para garantir principalmente o conforto e segurança na moradia, certamente é o passo mais importante para não ter dor de cabeça futura. As pessoas que constroem casas sem um projeto elétrico estão propensas a sofrer com diversos problemas nas instalações, além de gastar muito mais tempo e dinheiro com retrabalhos. Sendo assim, pense sempre na sua segurança e das pessoas que vão estar nesta residência, jamais contrate eletricista que não saiba interpretar e executar corretamente um diagrama elétrico.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Projeto elétrico e instalação elétrica eficientes, como fazer?”

  1. Pedro Borges

    Muito importante todas as informações aqui colocadas, precisamos nos especializar e ter qualidade técnica para termos mais oportunidades no mercado tão concorrido como o nosso

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Pedro!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)