Um eletricista com boas ferramentas, sem dúvidas tem tudo para executar bons serviços de maneira eficiente e segura! O estilete pode ser muito útil para o eletricista servindo para várias funções, mas apesar de ser útil, também pode oferecer sérios riscos! Aqui sempre prezamos pela segurança de todos, e por isso vamos falar se o eletricista pode ou não usar estilete, além de explicar quais são os riscos do eletricista usar estilete. Vamos lá pessoal!

Estilete para eletricista

O estilete é uma ferramenta que pode servir para diversas atividades. Uma delas é realizar cortes em partes não metálicas de alguns componentes da instalação, além de servir para descascar condutores elétricos, ou seja, é uma ótima alternativa para quem não tem um alicate decapador.

Estilete para eletricistas: Cuidados e recomendações

Embora sejam muitas as vantagens de se usar um estilete, não é recomendado utilizar qualquer tipo de estilete, pois eles podem causar acidentes. As lâminas dos estiletes possuem várias linhas finas na diagonal, você sabe para que servem?

Com o passar do tempo, o constante uso e desgaste do estilete faz a sua lâmina perder a capacidade de realizar bons cortes. Uma boa solução para aumentar de maneira simples a vida útil do estilete, sem perder a sua capacidade de realizar bons cortes é através dessa linhas na diagonal.

Quando a ponta do estilete não está em perfeitas condições de uso, o ideal é literalmente quebrar a ponta da lâmina justamente em cimas de uma das linhas, ou seja, essa linhas são feitas propositalmente para serem quebradas! Esta é uma das características da maioria dos estiletes, que os tornam perigosos e não recomendados para os eletricistas.

O fato da lâmina ser projetada para quebrar é extremamente perigoso, pois ao descascar o cabo a lâmina pode de alguma forma agarrar, e com a força exercida pode acabar quebrando a lâmina, correndo o risco deste pedaço ser projetado contra o eletricista ou em terceiros.

Estilete para eletricista: Qual usar?

O estilete na imagem abaixo é mais seguro do que os demais modelos de estiletes, porém ele não é necessariamente para o eletricista, porque ele não possui isolação elétrica! Este estilete é recomendado porque quando ele não está em uso, a sua lâmina permanece retraída, reduzindo os riscos de acidente.

Tipos de estilete para eletricista.

Estilete para eletricista, qual usar?

Este estilete possui uma trava de segurança, para usá-lo basta soltar a trava de segurança e pressionar a alavanca contra o corpo do estilete. Além disso, a profundidade do corte é de simples ajuste, garantindo um ajuste muito mais preciso.

No vídeo abaixo o Mundo da Elétrica mostra os detalhes destes sistema de segurança explicado no artigo. Vale muito a pena assistir!

Faca para eletricista

Como mencionamos anteriormente, os estiletes não são necessariamente ferramentas para eletricista, e o principal motivo é a ausência de isolação. Dessa forma, recomendamos uma faca para os eletricistas, pois elas possuem um determinado grau de isolação exigido para segurança.

Facas para eletricista, qual são?

Faca própria para eletricista, com isolação.

Esta faca faz parte de uma linha de ferramentas isoladas, oferecendo total segurança para quem trabalha com eletricidade. Indicamos esta faca para atividades executadas em instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, em redes de até 1.000 volts em corrente alternada e 1.500 volts em corrente contínua.

A faca para eletricista segue as exigências da norma internacional IEC 60900, e aos requisitos da NR 10. Para garantir total segurança, essa faca é submetida à rigorosos testes de qualidade.

Qualquer sugestão ou dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Se você tem dúvidas relacionadas sobre estiletes e facas para eletricistas, no canal Mundo da Elétrica temos vários vídeos falando sobre o assunto.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)