Como instalar disjuntor em quadro elétrico com manopla rotativa?

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Alguma vez você já se perguntou como são instaladas aquelas manoplas de acionamento de disjuntores em painéis elétricos? Quer aprender dicas matadoras de como montar painéis elétricos?

No artigo de hoje do Mundo da Elétrica vamos te ensinar a instalar um acionamento rotativo manual para disjuntor de caixa moldada com um conhecimento que nem todas as escolas de elétrica ensinam. Então, vem aprender com o Mundo da Elétrica!

Manopla Rotativa

É muito comum em painéis elétricos, o uso de manopla rotativa para manobrar o disjuntor de caixa moldada dentro do painel. Essa manopla rotativa também pode ser conhecida como acionamento rotativo manual.

O principal motivo da utilização de acionamentos rotativos é garantir uma maior segurança para quem está manobrando o disjuntor do painel. E essa segurança só é possível porque a manobra é feita do lado externo do painel, sem ter contato direto com o disjuntor e sem precisar abrir esse painel.

Aprenda a Instalar Disjuntor de Caixa Moldada com Manopla Rotativa!

Acionamento Externo do Disjuntor de Caixa Moldada!

Para fazer este artigo, nós pedimos a ajuda da Tramontina, e ela nos enviou tanto o disjuntor caixa moldada e seus acessórios quanto o acionamento rotativo manual!

E com eles, nós conseguimos mostrar algumas dicas de montagem dos painéis elétricos e também de como instalar este acionamento.

Acionamento Rotativo Manual – Instalação

Uma das grandes vantagens dos disjuntores de caixa moldada é que eles têm acessórios! O conjunto de acionamento é composto pela manopla externa, o conjunto mecânico, a haste prolongadora e os parafusos.

Aprenda a Instalar Disjuntor de Caixa Moldada com Manopla Rotativa!

Disjuntor de Caixa Moldada e Conjunto de Acionamento Rotativo Manual.

Fixação do Disjuntor de Caixa Moldada

A primeira etapa da montagem é a fixação do disjuntor na placa do painel, e o jeito mais fácil que achamos para fazer isso é marcando o centro do disjuntor, tanto na largura quanto no comprimento.

Aprenda a Instalar Disjuntor de Caixa Moldada com Manopla Rotativa!

Marcação Vertical e Horizontal do Disjuntor de Caixa Moldada.

Depois dessa etapa você vai fazer as marcações dos parafusos na placa, e aqui tem um macete muito legal. Primeiro você passa uma fita crepe larga aproximadamente no meio da placa do painel, tanto no sentido vertical quanto no sentido horizontal.

Na sequência, você traça duas linhas centrais na placa do painel, usando um esquadro. Uma linha vertical e outra linha horizontal. Após isso, você alinha as marcações que você fez no disjuntor com os traços sobre a fita crepe.

Aprenda a Instalar Disjuntor de Caixa Moldada com Manopla Rotativa!

Alinhamento do Disjuntor com a Marcação da Placa.

E como a cereja do bolo desse macete, ao invés de ter que medir e calcular a posição dos furos de fixação do disjuntor, basta você usar uma chave de fenda de ponta fina e uma caneta marca texto!

Você pinta a ponta da chave de fenda com a caneta marca texto, coloca essa ponta no furo de fixação do disjuntor e marca a fita crepe.

É importante fazer um pouco de força para a chave de fenda marcar bem a fita crepe. E depois de fazer isso nos quatro furos, retire o disjuntor!

Fazer a marcação desse jeito é bem mais simples e não tem que ficar calculando distância entre os furos.

Aprenda a Instalar Disjuntor de Caixa Moldada com Manopla Rotativa!

Marcação dos Parafusos de Fixação.

Para finalizar a fixação, basta usar uma broca adequada para furar a placa e fixar o disjuntor usando os parafusos que vêm com ele!

Fixação da Manopla Rotativa

Uma parte está pronta, agora é a hora de fixar a manopla no disjuntor!

Nós usamos uma caixa de tampa plástica transparente, justamente para facilitar a visualização da montagem para vocês. É importante que você não tire o plástico de proteção ainda, para que a tampa da caixa não seja arranhada.

O primeiro passo para colocar a manopla é fixar o conjunto mecânico no disjuntor. Basta retirar os parafusos de fixação da tampa do disjuntor, colocar o conjunto mecânico sobre o disjuntor e por último parafusar.

Colocando a haste junto com a manopla já é possível testar o acionamento e desacionamento do disjuntor.

Aprenda a Instalar Disjuntor de Caixa Moldada com Manopla Rotativa!

Teste de Acionamento da Manopla após a instalação do Conjunto Mecânico.

Agora temos que instalar a manopla na tampa do painel, e para isso vamos usar o diagrama de furação da manopla que aparece na imagem abaixo.

Aprenda a Instalar Disjuntor de Caixa Moldada com Manopla Rotativa!

Diagrama de Furação para Montagem da Manopla.

Como o nosso disjuntor foi instalado no centro do painel, nós também marcamos a tampa no centro do painel.

Dá para usar a mesma dica da fita crepe nessa tampa para não arranhá-la e ficar mais fácil de fazer a marcação.

Depois de marcar o centro usando o esquadro, leia o diagrama de furação. Os furos de fixação da manopla precisam estar a 45 graus da linha horizontal.

Nessa hora, é só usar a parte do esquadro com ângulo, que faz traços em 45 graus. Basta encostar ele na lateral da caixa e fazer o traço. Os furos de fixação nessa manopla devem estar distantes 53 milímetros entre si, é só fazer a medição e marcar.

Aprenda a Instalar Disjuntor de Caixa Moldada com Manopla Rotativa!

Marcação do Ângulo e dos Furos na Tampa do Painel.

Com os pontos para serem furados definidos, retire a placa com o disjuntor para fazer a furação.

Depois de fazer os três furos, use o serra copo indicado para fazer o furo central e retire a proteção plástica, pois agora não tem mais risco de arranhar o acrílico da caixa.

Agora é só fixar a manopla na tampa do painel com os parafusos, marcar a haste, cortá-la, ajustá-la e fixar a haste no conjunto mecânico.

Aprenda a Instalar Disjuntor de Caixa Moldada com Manopla Rotativa!

Furação e Instalação da Manopla Rotativa!

Funcionalidades da Manopla Rotativa

Com a manopla instalada, é possível ligar e desligar o disjuntor sem ser necessário acessar o disjuntor dentro da caixa.

Como dispositivo de segurança, quando o disjuntor está ligado, a trava da manopla impede a abertura do painel. E a manopla conta com outra trava para a colocação de cadeados.

Quando a trava de cadeados está levantada, não é possível girar a manopla, impedindo a manobra do disjuntor.

Segurança em eletricidade é um ponto muito importante. E os componentes têm que estar adequados às normas de segurança.

Algumas montagens práticas, como esta, não são ensinadas nas escolas de elétrica de forma tradicional, por isso o Mundo da Elétrica buscar trazer esse conteúdo para melhorar a capacitação dos eletricistas.

E acreditamos que por mais bem detalhado esteja descrito este processo, ver na prática essa montagem vai te ajudar mais ainda na absorção do conhecimento, então assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e não passe mais raiva na montagem de quadros elétricos!

O que achou deste artigo? Compartilhe ele nas suas redes sociais juntamente com a sua opinião. Se tiver ficado alguma dúvida ou sugestão, não se acanhe e deixe-a aqui nos comentários para que possamos te responder!

Para mais conteúdo de elétrica exclusivo, nos siga nas nossas redes sociais e continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário