Você conhece o alicate amperímetro? Descubra neste artigo do Mundo da Elétrica como funciona e como utilizar o alicate amperímetro para medir a corrente elétrica. Vamos lá pessoal!

O que é um alicate amperímetro?

O alicate amperímetro é um instrumento que faz a medição das grandezas elétricas, principalmente a corrente elétrica. Este instrumento permite uma medição segura da corrente elétrica, sem a interrupção do circuito, como é feita na medição da corrente por multímetros comuns.

Além da corrente elétrica, o alicate amperímetro consegue mensurar também os valores da tensão elétrica, resistência elétrica e continuidade. As funções citadas anteriormente são as que estão presentes nos modelos mais básicos, sendo que alguns modelos mais elaborados podem apresentar mais funções.

Como medir a corrente com o alicate amperímetro?

Modelo de alicate amperímetro.

O alicate amperímetro recebe este nome principalmente pela forma que faz a medição da corrente elétrica, sem precisar interromper o circuito. Basta colocar o condutor entre as suas pinças e conferir o valor que aparecerá na tela.

O multímetro também é um dispositivo capaz de medir a corrente elétrica, entretanto, muitos profissionais preferem não o utilizar. Isso acontece pelo fato de que, para fazer a medição da corrente, é necessário interromper o circuito, fazendo com que a corrente elétrica percorra o dispositivo.

Como funciona o alicate amperímetro?

O funcionamento do alicate amperímetro tem a ver com o principio da interação magnética. O fluxo da corrente elétrica no condutor faz surgir um campo eletromagnético em volta do condutor. O campo eletromagnético tem a sua intensidade diretamente proporcional com a intensidade da corrente elétrica.

Ao colocar um condutor energizado dentro das pinças do alicate amperímetro, o campo eletromagnético gerado induz uma tensão elétrica em uma bobina que está instalada nas pinças do alicate amperímetro.

A tensão induzida nesta bobina gera uma corrente induzida. O sistema interno do alicate amperímetro lê esta corrente induzida e consegue determinar o valor da corrente que passa pelo condutor. O valor obtido aparece na tela para leitura.

Como utilizar o alicate amperímetro?

Como dito anteriormente, o alicate amperímetro é usado principalmente para medir a corrente elétrica, embora também seja eficiente para medir a tensão e a resistência elétrica. Para aprender a medir estas grandezas com o alicate amperímetro é preciso primeiro entender as suas escalas e os seus componentes.

Escalas do alicate amperímetro

O alicate amperímetro possuí uma chave seletora, essa chave é usada para selecionar a grandeza elétrica que será medida, além de definir uma escala de valor.

É muito importante ajustar corretamente a chave seletora do alicate amperímetro antes de usá-lo, pois medir uma grandeza com outra selecionada pela chave seletora, pode danificar o equipamento.

Como usar o alicate amperímetro?

Escalas do alicate amperímetro.

Pontas de prova

O alicate amperímetro vem acompanhado de um par de fios, um preto e um vermelho. Esses cabos são chamados de pontas de prova. Elas são encaixadas nos bornes do alicate amperímetro por uma das pontas, de acordo com a funcionalidade escolhida. A outra extremidade de cada ponta de prova faz contato com os elementos dos circuitos para fazer a medição.

Pinças

As pinças são o principal elemento do alicate amperímetro, pois é a partir delas que é feita a leitura da corrente que circula em um condutor. Elas se abrem quando a lateral do alicate amperímetro é pressionada.

Como medir a corrente elétrica

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons que circula dentro de um condutor, para medi-la, basta selecionar a escala de corrente com a chave seletora do alicate amperímetro e introduzir o condutor entre as pinças do alicate.

Como usar o alicate amperímetro?

Medindo a corrente elétrica com alicate amperímetro.

As demais grandezas são medidas com as pontas de prova. É importante conectar as pontas de prova no borne correspondente à medição que será realizada, para evitar que o equipamento sofra danos, assim como escolher corretamente a escala de medição.

Categorias de aplicação

O alicate amperímetro é classificado dentro de quatro categorias. Essa classificação define para qual tipo de circuito cada alicate amperímetro é ideal. Essas categorias são definidas pelos fabricantes de alicates amperímetros e são essenciais na hora da escolha do equipamento.

  • CAT I: o alicate amperímetro classificado com essa categoria deve ser utilizado em circuitos eletrônicos isolados da rede elétrica, por oferecerem menor risco no momento da medição.
  • CAT II: o alicate amperímetro classificado com essa categoria pode ser utilizado em eletrodomésticos, circuitos eletrônicos de baixa tensão e tomadas residenciais.
  • CAT III: o alicate amperímetro classificado com essa categoria pode ser utilizado em qualquer tomada doméstica, em comércios e em outros tipos de circuitos elétricos, podendo ser utilizado até mesmo nas indústrias, nos sistemas trifásicos.
  • CAT IV: o alicate amperímetro classificado nesta categoria pode ser utilizado em sistemas de distribuição, painéis elétricos e locais que apresentam maior risco, pois esta categoria é a mais segura para o profissional.

No vídeo a seguir do Mundo da Elétrica falamos um pouco mais sobre a medição da corrente elétrica em painéis energizados, utilizando o alicate amperímetro. Não deixe de conferir!

Gostou de aprender sobre o alicate amperímetro? Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários! Continue no Mundo da Elétrica para aprender mais sobre os assuntos que envolvem a energia elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)