Para conseguir fazer uma furação com bom acabamento, o uso da serra copo adequada é fundamental. Sabemos que é bem difícil fazer cortes precisos em alguns materiais como por exemplo, tijolo, concreto, azulejo, cerâmica ou porcelanato. Por isso, vamos explicar porque é indispensável usar a serra copo diamantada, vamos lá pessoal!

Serra copo diamantada: Características

Quando é preciso fazer uma tubulação de eletrodutos aparentes onde é necessário passar por uma parede, podemos dizer que temos um enorme desafio pela frente não é mesmo?

Várias pessoas escolhem a opção de quebrar a parede usando uma talhadeira, mas neste tipo de trabalho o acabamento nunca fica bom! Pensando nestas situações, viemos mostrar como uma serra copo diamantada pode facilitar a furação, além de valorizar e muito o seu trabalho.

Você pode estar se perguntando, mas porque serra copo diamantada? A resposta é bem simples! Este tipo de serra copo é fabricada com materiais próprios para furar paredes e outros revestimentos como azulejo e cerâmica por exemplo.

A grande diferença desta serra copo diamantada para a serra copo comum é que ao invés de lâminas na ponta, a serra copo diamantada conta com dentes revestidos com pó de diamante assim como mostra a imagem abaixo. Este é um material cortante muito mais eficiente.

Serra como diamantada, o que é?

Diferença entre a serra copo tradicional e a serra copo diamantada!

Serra copo diamantada: Como usar?

O encaixe para a serra copo diamantada é o mesmo dos outros tipos de serra copo, mas um detalhe importante que muita gente pode não pensar, é que a guia também deve ser própria para este tipo de material. Então você deve sempre usar uma broca de vídea para este tipo de furação em materiais como azulejo, concreto e cerâmica.

Nesta furação que fizemos de demonstração vocês podem ver que usamos uma serra copo diamantada de 27mm que é fabricada pela Starrett. Depois de encaixar a serra copo na furadeira é só iniciar o furo.

Qual é a melhor serra copo para concreto?

Serra copo diamantada da Starrett de 27mm.

Uma dica muito importante é que na hora de fazer a furação, a serra copo precisa ser refrigerada com água o tempo todo. Isso é indispensável e muito importante para aumentar a sua vida útil, além de facilitar o corte. Quando a pessoa não faz a refrigeração correta, o pó de diamante fica queimado e isso deixa o corte muito menos eficiente.

O primeiro furo que fizemos foi em uma cerâmica. O segundo furo foi em uma ardósia! Observe que em ambos os furos usamos uma mangueira para fazer a refrigeração, assim como mostra a imagem abaixo! Isso deve acontecer durante todo o processo de furação.

Serra como diamantada, o que é?

Veja como fazer a refrigeração durante a furação com a serra copo diamantada!

Com o uso da guia e serra copo correta é possível fazer uma furação bem tranquila. O resultado final é um furo bem perfeito e com um ótimo acabamento, assim como podemos ver nesta imagem a seguir.

Qual é a melhor serra copo para concreto?

Resultado da furação em cerâmica e ardósia com a serra copo diamantada.

Se você mostrar para o cliente, o resultado de um trabalho feito com talhadeira e outro com serra copo, ele certamente vai valorizar o resultado que você acabou de realizar.

Este tipo de ferramenta é muito importante para os eletricistas que executam várias montagens de tubulação exposta. Como dissemos, ter a serra copo adequada diamantada para estes tipos de serviços, pode ser um diferencial a mais na sua área de atuação, favorecendo o ganho de novos clientes.

Neste vídeo a seguir do canal Mundo da Elétrica vocês podem ver na prática todo este processo de furação e várias outras dicas para usar corretamente a serra copo diamantada, vale muito a pena assistir!

Você gostou destas dicas? Já conhecia este tipo de ferramenta? Já realizou trabalhos justamente por ter esta ferramenta? Deixe nos comentários a sua história e caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe também nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)