O serra copo é muito utilizado no trabalho do eletricista para furar painéis, paredes, quadros, PVC, alvenaria, gesso, azulejo, cerâmica e até vidro! Existem serra copos para todo tipo de material e além destes já citados, também temos serra copo diamantado que pode cortar aço rápido, inox, e vários outros materiais. Neste artigo vamos falar da utilização e limpeza correta do serra copo, vamos lá pessoal!

Para que usar serra copo?

O serra copo é uma ferramenta usada quando precisa fazer furos grandes, ou seja, quando há necessidade de uma furação bem maior do que as brocas convencionais podem fazer. Várias características devem ser levadas em conta no momento de comprar um serra copo como por exemplo, tipo de material a ser furado e o tamanho do buraco que será feito. Já vamos deixar uma dica importante, os serra copos 19mm, 22mm e 32mm são os mais usados para a instalação de botoeiras e sinaleiros.

Como usar serra copo?

Durante a furação, se a velocidade da furadeira estiver inadequada, certamente irá reduzir a vida útil do serra copo. Para furar alguns materiais, é importante usar óleo de corte para garantir o resfriamento adequado tanto da peça como do serra copo, isso serve para evitar que o serra copo perca o corte precocemente. Aqui no site temos um artigo falando destes fluidos para serra copo e caso queria saber um pouco mais sobre o assunto, indicamos esta leitura complementar.

Como fazer limpeza do serra copo?

Conheça a mola ejetora para serra copo da Starrett

Como usar o serra copo?

É comum ter que fazer um furo maior em conduletes e eletrodutos e por isso, existem serra copos de numeração adequadas às polegadas que devem ser usadas em eletrodutos. Para realizar a furação correta com serra copo é preciso seguir os seguintes passos:

  • Usar proteção adequada, luvas e óculos de proteção
  • Depois que marcar o locar, usar uma broca com menor diâmetro para servir de guia
  • Encaixar o serra copo no suporte e depois ambos na furadeira
  • Realizar a furação respeitando o tipo de material e indicação de RPM

A utilização de ferramentas adequadas é muito importante para executar boas atividades e garantir a segurança do eletricista de das demais pessoas que estejam no local.

Como fazer limpeza de serra copo?

Agora vamos dar dicas de como limpar o serra copo e vamos apresentar uma solução incrível para retirar aquela sobra de material que fica agarrada dentro do serra copo após a furação.

Como todos já sabem, depois que realizamos uma furação, é muito comum que o material cortado fique agarrado no serra copo. Neste exemplo da imagem abaixo nós furamos uma placa de MDF bem espessa e você pode ver, o material ficou bem agarrado.

Como tirar material agarrado no serra copo?

Material agarrado no serra copo depois da furação.

Para retirar esta sobra é necessário usar uma chave de fenda e mesmo assim em alguns casos, a retirada desta sobra é uma tarefa bem difícil de tão agarrado que o material fica! Então o que fazer? A solução é bem simples e está na mola ejetora da Starrett, que que deve ser encaixada junto à broca guia assim como mostra a imagem abaixo.

Como usar serra copo?

Veja a forma correta de encaixar a mola ejetora

Agora que você sabe como é a mola ejetora e onde ela é encaixada, nós vamos mostrar agora como ela funciona. A primeira diferença é que durante a furação é possível sentir a pressão que a mola exerce fazendo com que o material fica sendo pressionado durante a realização do furo e assim que a furação é finalizada, a mola ejetora impede que o material fique agarrado no serra copo, assim como mostra a imagem a seguir.

Como usar serra copo?

Resultado da furação com o uso da mola ejetora da Starrett

Como já foi dito, a furação com serra copo é bastante utilizada por eletricistas e alguns acessórios como esta mola ejetora da Starrett podem facilitar demais o trabalho. Por falar em acessórios para serra copo, neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica você pode conhecer o suporte OPA que é usado para aumentar o furo de serra copo, vale a pena conferir!

E assim finalizamos mais um artigo e caso tenha alguma dúvida, crítica construtiva ou sugestão, por favor deixe nos comentários que teremos o maior prazer em ler e responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Serra copo, como usar e como fazer limpeza?”

  1. Roberto

    Muito bom gostei.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Roberto!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)