Prevenção de incêndio em painéis elétricos!

Em qualquer imóvel, seja ele comercial ou residencial, é imprescindível estar atento ao painel elétrico para que acidentes graves não ocorram. E foi pensando nisso, que o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre prevenção de incêndio em painéis elétricos. Então, vamos lá pessoal!

O que é um painel elétrico?

Painel elétrico ou quadro de distribuição elétrica, é o dispositivo responsável por receber e distribuir a energia, enviando para um ou mais circuitos.

Ele é responsável por administrar todo o sistema de energia elétrica, além de ser essencial em qualquer ambiente que precise de energia para funcionar e realizar as suas atividades de maneira automatizada, segura e eficiente.

Um painel elétrico pode acumular diversas funções, desde a distribuição de energia ao controle, até o acionamento de máquinas e equipamentos. A ampla gama de usos e possibilidades torna o painel elétrico parte indispensável de diversas instalações!

Em um painel elétrico é possível encontrar: disjuntores, fusíveis, barramentos elétricos, unidades de proteção além de outros componentes. Contudo, para funcionar corretamente, ele deve ser construído seguindo as regulamentações técnicas, tais como:

Além das normas citadas acima, há também a norma ABNT NBR IEC 61439, que trata dos conjuntos de manobra e controle de baixa tensão. Ela esclarece e reforça os requisitos indispensáveis para a construção dos painéis elétricos ensaiados e certificados.

É importante salientar que dependendo do tipo do painel elétrico, existem outras normas técnicas que devem ser seguidas! Os painéis podem ser utilizados para comandar diversas aplicações, por exemplo:

Além disso, eles também podem controlar a temperatura em sauna, piscina, forno, balcão frigorífico, ar-condicionado, bem como automatizar espaços comerciais, residenciais e industriais.

O painel elétrico é composto por vários acessórios e sistemas, como os sistemas de amarração e fixação, de isolação, de proteção, de identificação e ferramentas de aplicação.

Além do painel elétrico temos o quadro elétrico, mas com a diferença em suas dimensões! Em uma residência falamos em quadro elétrico, que comporta predominantemente disjuntores de proteção. Já um painel elétrico tem dimensões muito maiores, pois são utilizados em áreas industriais e possuem equipamentos como seccionadoras, disjuntores, contatores, relés e fusíveis.

Qual o principal objetivo de um painel elétrico?

Um painel elétrico tem como objetivo principal comportar e proteger os componentes elétricos de uma instalação, desde o momento da execução de tarefas complexas, como controle e distribuição de energia, até o momento do desligamento.

Os painéis elétricos são essenciais, pois ajudam a garantir a segurança dos componentes que fornecem aos circuitos proteções contra sobrecarga e curto-circuito, que podem causar acidentes ou comprometer todo trabalho de uma obra. Além disso, facilitam o funcionamento correto de máquinas em empresas, indústrias e outros locais alimentados com energia elétrica.

Toda instalação de um painel elétrico deve seguir as normas e diretrizes do setor como a NBR 5410, que assegura o padrão e eficiência de todo o processo! Além de ser necessário que os profissionais que produzem os painéis, realizem ensaios com o objetivo de verificar o desempenho dos conjuntos e dos seus componentes, bem como antecipar e prevenir acidentes.

Para a prevenção de acidentes e incêndios é preciso averiguar:

Tipos de painéis elétricos

Ter conhecimento dos tipos de painéis elétricos faz toda diferença na hora de acompanhar a instalação, visto que cada modelo deve ser considerado conforme a necessidade indicada pelo projeto elétrico, sempre atendendo as normas vigentes.

Os painéis elétricos podem ser de vários tipos e exercer diversas funções. Eles podem ser:

Os painéis precisam respeitar as exigências da norma vigente ABNT IEC 61439, assegurando a qualidade, e isso é determinante para adquirir um bom painel para a sua instalação!

Na imagem abaixo, é possível ver o painel PrismaSeT da Schneider Electric.

Tipos de painéis elétricos.

Painel PrismaSeT da Schneider Electric.

O PrismaSeT da Schneider Electric, faz parte da nova geração de quadros de distribuição de baixa tensão de até 4.000A. Ele possui um design ergonômico, maior robustez e embalagem sustentável, sendo um dos sistemas modulares mais flexíveis e completos do mercado, que permite soluções inovadoras na prevenção de incêndio!

Além disso, o Painel PrismaSeT é um produto em conformidade com as normas de painéis elétricos IEC 61439, o que garante a total segurança dos usuários e dos profissionais que trabalharão com ele!

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico que tem como função proteger as instalações elétricas e que é muito encontrado nos painéis elétricos!

Ele funciona interrompendo o circuito e o fornecimento de energia sempre que a corrente elétrica ultrapassa o seu valor nominal, evitando assim que o circuito e as cargas que o compõem danifiquem. O disjuntor é um dispositivo de extrema importância, uma vez que ele protege as instalações contra eventuais curtos-circuitos e sobrecargas, que podem causar incêndios e acidentes gravíssimos!

Um disjuntor inovador compatível com o PrismaSeT, é o ComPacT NSX também da Schneider Electric.

Disjuntor ComPacT NSX.

ComPacT NSX da Schneider Electric.

A linha combina medição e monitoramento inteligentes sem fio, juntamente com funções de proteção avançadas, maximizando a sua disponibilidade de energia!

O disjuntor ComPacT possui compatibilidade com tecnologias em IoT, mobilidade, sensoriamento, nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação em todos os níveis, incluindo produtos conectados, Edge Control, apps, análises e serviços. Além disso, ele possui:

Prevenção de incêndio

Uma das principais causas de incêndios no Brasil é a eletricidade! Um incêndio de origem elétrica pode gerar grandes prejuízos à empresas e indústrias, em função da pausa causada na produção e acidentes que podem até mesmo, ser fatais para os envolvidos! E por isso, é de extrema importância que as medidas preventivas sejam tomadas para impedir que os acidentes e danos ocorram!

Para tornar o painel mais inteligente e eficaz na prevenção de incêndio, uma excelente solução é o PowerLogic HeatTag que é um sensor wireless para detecção de superaquecimento de cabos!

Ele funciona detectando gases e partículas assim que o cabo começa a aquecer em excesso, ou seja, antes mesmo do incêndio acontecer. Em seguida, ele envia três níveis de alerta para os usuários, dependendo da gravidade da situação, com a intenção de ajudar a prevenir danos potenciais de incêndio!

Na imagem abaixo, é possível ver o sensor PowerLogic HeatTag da Schneider Electric.

Sensor PowerLogic HeatTag.

PowerLogic HeatTag da Schneider Electric.

Ele é uma inovação do mercado, uma vez que detecta gases e micropartículas emitidos pelos cabos durante o superaquecimento, possibilitando antecipar medidas para impedir ou reduzir incêndios e identificar tendências de temperatura. Destaca-se também sobre o sensor HeatTag, é que sua utilização deve ser atrelada ao uso do Painel PrismaSeT!

A Schneider Electric oferece produtos, softwares, serviços e expertises que ajudam você a antecipar possíveis problemas, além de melhorar a maneira como você projeta, instala e mantém os sistemas elétricos.

Para conhecer mais produtos da Schneider Electric, basta acessar a loja SE e adicionar o cupom Mundo8, assim você garantirá um desconto de 8% no valor total da sua compra!

Para aprender ainda mais, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhá-lo com os seus amigos! Nos comentários abaixo você pode deixar as dúvidas e sugestões, que te responderemos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário