O que é um boroscópio e para que serve?

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

Você já ouviu falar do boroscópio? Sabe para que serve esse equipamento? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo sobre esse dispositivo e onde utilizá-lo. Então, vamos lá pessoal!

Certos equipamentos e estruturas requerem inspeções visuais periódicas para verificar se tudo está dentro da normalidade, evitando prejuízos futuros. Para isso, os boroscópios são utilizados, pois eles facilitam a inspeção de pequenos espaços de maneira precisa e facilitada.

O que é um boroscópio?

Um boroscópio é um equipamento formado por uma sonda, que pode ser rígida ou flexível. Na extremidade dela tem um conjunto óptico que permite a captura de imagens do local em que está inserido. As imagens captadas são enviadas para uma tela acoplada que mostra tudo em tempo real para o operador.

Alguns boroscópios permitem o repasse dessas imagens para computadores via cabo USB, possibilitando o registro dos vídeos e de fotografias para análises futuras e elaboração de laudos.

Ele é um equipamento muito útil, uma vez que não precisa abrir as máquinas e os equipamentos, ou seja, gera uma grande economia de tempo e dinheiro.

O boroscópio é altamente indicado para inspeções em lugares de difícil acesso e pouca luminosidade, visto que modelos possuem iluminação própria, o que torna o trabalho mais fácil e seguro para os profissionais da área.

Existem modelos de boroscópios de última geração, como o boroscópio para celular, boroscópio industrial e o boroscópio automotivo.

O boroscópio de celular permite fazer inspeções, realizar diagnósticos com rapidez e confiabilidade. Neste boroscópio, as imagens são capturadas e transmitidas instantaneamente para um dispositivo remoto sem fio, usando a rede Wi-Fi.

As características do boroscópio variam bastante de fabricante para fabricante, mas geralmente o instrumento é composto por duas partes principais:

A utilização é simples, basta você introduzir o cabo no local a ser inspecionado e observar pelo monitor. Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de boroscópio.

O que é um boroscópio e para que serve?

Veja um modelo de boroscópio.

Aplicações

Apesar do boroscópio ser uma ferramenta que necessita de um maior investimento para a aquisição, ele é um equipamento muito versátil e possui diversas aplicações.

O Mundo da Elétrica separou as principais para você, são elas:

Se você deseja aprender mais e entender tudo sobre o boroscópio industrial, recomendamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Caso você tenha gostado desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica! Deixe abaixo nos comentários as dúvidas ou sugestões e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário