Quais as ferramentas você usa para fazer manutenção elétrica e manutenção industrial? Você já utilizou um boroscópio industrial? Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra tudo que você precisa saber sobre boroscópio industrial.

Boroscópio

O boroscópio é uma ferramenta composta por uma câmera na ponta de uma sonda, um sistema de controle e monitoramento que permite visualizar e gravar a imagem que a câmera está capturando. A utilização do boroscópio principalmente na manutenção industrial é muito amplo, pois possibilita ver e inspecionar o que tem dentro das máquinas sem desmontar, ajudando demais a agilizar o serviço de manutenção.

Vamos apresentar um kit de boroscópio que vem com um videoscópio, um transmissor wi-fi com uma sonda articulada e outros acessórios como por exemplo, adaptadores elétricos, carregador veicular, headset e etc.

O boroscópio é uma ferramenta composta por uma câmera na ponta de uma sonda.

Boroscópio ferramenta para atuação em diversas áreas.

Este boroscópio pode ser usado de duas formas, encaixando uma sonda direto no videoscópio ou usando o controle manual sem fio com a sonda articulada. Esta sonda do controle manual sem fio, envia as imagens direto para o videoscópio com uma distância de até 30m, e ainda possibilita gravar ou tirar fotos da parte interna do equipamento que está analisando.

Com a sonda articulada é possível movimentar a ponta da sonda em vários ângulos para facilitar a inspeção que está sendo feita. Tanto no videoscópio quanto no transmissor é possível ajustar a quantidade de luz na ponta da sonda.

Uma enorme vantagem deste kit de boroscópio é que de acordo com a necessidade, é possível trocar as sondas e câmeras que podem ter diâmetro desde 3,9 a 28 mm e todas as câmeras acompanham 3 pontas opcionais:

  • Esfera ante atrito, para evitar que a câmera fique presa em superfícies ásperas
  • Ponta magnética, para prender pequenos objetos metálicos
  • Ponta especular, para visualização lateral em 90º.

Outra coisa bem legal é que o videoscópio tem IP67, sendo à prova d’água e resistente à poeira, além de ser resistente contra óleo e produtos químicos. O videoscópio também é resistente a quedas de até 2m de altura.

Utilizações do Boroscópio

Alguns profissionais pensam duas vezes antes de realizar a compra, pois o boroscópio é uma ferramenta que necessita de investimento maior para a aquisição. Um dos motivos que gera dúvida na hora da compra do boroscópio é onde podemos estar utilizando-o. Mas para acabar de vez com essa dúvida abaixo temos, algumas utilizações práticas para o boroscópio em um ambiente industrial.

Uma utilização óbvia do boroscópio que todos vocês imaginaram é analisar o estado dos cabos dentro dos eletrodutos, assim identificando facilmente um cabo ressecado, ou uma obstrução no eletroduto. Outra utilização para boroscópio é na manutenção mecânica, por facilitar a procura de rachaduras internas em peças, como é o caso de bloco de um motor. É fácil olhar as paredes internas do bloco do motor, ver o estado do metal do bloco e analisar possíveis rachaduras.

Olhar as paredes internas do bloco do motor.

Verificação de rachaduras internas em bloco de motor.

Em máquinas dá para analisar o estado das polias do motor sem desmontar a caixa de proteção, estado da engrenagem das polias, cabos que passam por dentro da estrutura da máquina e estado da rosca infinita da coluna da máquina e etc. Existem muitas outras utilizações para o boroscópio como por exemplo:

  • Na área de manutenção e inspeção em aeronaves: é possível inspecionar a fuselagem através de detecção de rachaduras, desgaste, detritos e contaminações.
  • Manutenções prediais: com o acesso a cavidades internas para detecção de cabeamento elétrico, tubulações, vazamentos, focos de bolor e infestações de insetos
  • Sistemas de ventilação e ar condicionado: permitindo acesso ao interior de tubulações, motores elétricos, compressores, interior de tubos e paredes.

Essa lista pode ser ainda maior, então compensa muito investir seu dinheiro em um boroscópio. Sem dúvidas dá para pensar muitas possibilidades de utilização desta incrível ferramenta. Quer conhecer mais sobre as ferramentas para área da eletricidade, abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica mostrando como são feitas as marcações em metais com lápis elétrico.

Lembre-se de um detalhe, enquanto você dedica 3 horas para aprender elétrica, tem sempre alguém dedicando 4 horas, então sempre que puder vem aprender mais com o Mundo da Elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)