Você gosta de participar dos grupos de Whatsapp? Acha que pode aprender alguma coisa importante nos grupos? Muita gente odeia participar dos grupos de Whatsapp e Telegram, mas estamos aqui para te ajudar a pensar um pouco diferente sobre isso.

Se você entender bem essas dicas que vamos passar, certamente vai querer fazer parte do nosso grupo de Whatsapp e também do nosso grupo do Telegram. A gente posta muito material incrível lá!

O Mundo da Elétrica criou este artigo para mostrar os principais benefícios de participar dos grupos técnicos das redes sociais. Vamos mostrar como você pode agir em um grupo de aprendizado, visando aumentar a sua capacitação. Então, vamos lá pessoal!

Grupos de Whatsapp, vale a pena?

Vamos explicar como usar as redes sociais para aprender e estudar!

Redes sociais: Use para aprender

Atualmente milhões de pessoas usam o WhatsApp, ou seja, certamente tem uma variedade enorme de informações circulando nesta rede. Sabemos que a maior parte deste conteúdo é de lazer e não tem um objetivo voltado para o aprendizado, mas você pode aproveitar e muito da parte didática.

Tanto o Telegram quanto o WhatsApp oferecem possibilidades incríveis para interação. Em ambas as ferramentas você pode usar imagens, áudios e vídeos para trabalhar os mais diversos assuntos. Quanto mais consciente fica o seu uso, mais você consegue absorver os pontos positivos das redes sociais.

Hoje em dia as pessoas estão aprendendo inglês, aprendendo a cozinhar, aprendendo uma nova profissão usando as redes sociais. Então, você pode usar o tempo livre para aumentar os seus conhecimentos pessoais.

Benefícios das redes sociais

Para te explicar melhor estes benefícios, vamos dar exemplos das ações que o Mundo da Elétrica faz em seus grupos. E um detalhe importante que precisa ser lembrado, é que todas as ações dos nossos grupos são gratuitas!

As redes sociais do Mundo da Elétrica querem aumentar a capacitação dos profissionais, seja por vídeos, artigos ou imagens. Sendo assim, estamos sempre postando conteúdos que visam sanar as dúvidas dos nossos seguidores e inscritos.

No instagram você pode participar de quiz, enquetes e outros tipos de debates que ajudam a aprender elétrica de uma forma bem dinâmica. Mas como o foco do nosso artigo são os grupos de Whatsapp e Telegram, vamos explicar detalhadamente os benefícios de estar em um grupo técnico.

O primeiro passo é entender qual é objetivo do grupo que está participando. Os grupos de Whatsapp ou Telegram voltados para o aprendizado podem ter como objetivo:

  • Trocar informações
  • Trocar materiais didáticos
  • Trocar experiências profissionais
  • Tirar dúvidas
  • Indicar materiais didáticos

Quando os grupos são organizados e visam gerar conhecimento, certamente os objetivos do grupo estão na descrição ou são enviados ao novo usuário. Se você acha que as regras são chatas, não siga este grupo e busque outro que tenha a flexibilidade para o estilo que gosta.

Os grupos de Whatsapp e Telegram do Mundo da Elétrica têm como principal objetivo tirar as dúvidas! Para isso a gente está sempre enviando materiais didáticos, que podem ser áudios explicativos, artigos técnicos e vídeos bem dinâmicos.

O nosso grupo não é aberto para diálogo, porque as pessoas têm muita dificuldade em manter o foco. Com isso, elas acabam desviando do assunto ou criando polêmicas desnecessárias. Mas como sabemos da necessidade de ser ouvido, a gente abre o grupo para envio de dúvidas e sugestões por algumas horas todos os meses.

A nossa ideia é que vocês possam receber os materiais de excelente qualidade que estamos disponibilizando gratuitamente. Alguns dos nossos conteúdos são exclusivos, então você pode estar sempre aprendendo sobre as novidades do mercado.

Como aprender estando no grupo?

A dificuldade principal que as pessoas têm é de entender que todo conhecimento é válido! A pessoa acaba aproveitando uma porcentagem muito pequena do conhecimento disponibilizado. Para você entender melhor isso eu vou exemplificar.

Você entrou no nosso grupo e as suas dúvidas são apenas sobre disjuntores, então você só se interessa pelos conteúdos de disjuntores. Porém, o material disponibilizado abrange várias outras áreas da eletricidade.

Se você não aproveitar para aprender mais sobre outros temas, você certamente vai estar ficando para trás, porque eu tenho certeza que vai ter alguém no grupo aproveitando ao máximo e com isso, vai aprender muito mais.

Nem tudo na vida é competição! O que estamos querendo dizer é que você limita a sua área de atuação se não expandir o leque de conhecimentos. Quanto mais você aprende, mais portas e oportunidades se abrem.

Então esteja preparado porque as oportunidades não avisam quando vão passar na sua frente. Sendo assim, quando estiver em grupos de Whatsapp ou Telegram que visam o aprendizado assim como o nosso, dedique um tempo para usufruir do máximo possível de benefícios que eles possam oferecer.

Agora imagine o mais incrível, você vai receber o conteúdo de qualidade sem fazer esforço algum! Seria o mesmo que o professor levar o livro na sua casa, ou seja, a gente está facilitando o seu acesso aos melhores conteúdos.

O que não fazer no grupo de aprendizado?

Se você estiver em um grupo aberto para diálogo, o principal é evitar qualquer tipo de conversa desnecessária. Grupo para aprendizado não é lugar de mandar mensagem de interação social.

Então, se você quiser ter um contato mais próximo com alguém do grupo, chame essa pessoa no privado. Para melhorar a sua convivência dentro dos grupos, confira agora as mensagens que você nunca deve mandar em grupos de aprendizado.

  • Bom dia, boa tarde ou boa noite
  • Como vocês estão?
  • De onde são?
  • Evite conversar depois das 22 horas
  • Evite postar memes
  • Evite postar vídeos ou fotos que fujam do tema do grupo
  • Evite mensagens de assuntos polêmicos, tais como futebol, religião ou política
  • Evite mensagens ofensivas
  • Evite fazer propagandas

Aproveite o grupo para trocar os conhecimentos do tema do grupo, sendo humilde para ensinar algo, e esteja apto para receber algum ensinamento. Por mais simples que possa parecer, não se sinta envergonhado com suas perguntas, afinal o objetivo do grupo é justamente ser um espaço de contribuição e colaboração mútua.

O primeiro passo para usar melhor as redes sociais é saber como tomar a decisão certa! Por falar nisso, a gente fez um vídeo para ajudar as pessoas que têm dificuldade de tomar decisão, vale a pena assistir!

Agora eu quero fazer uma pergunta! Bora fazer parte dos grupo de Whatsapp e Telegram do Mundo da Elétrica? Não perca mais tempo e aproveite todos os materiais que estamos disponibilizando por lá! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários que nós iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)