Você sabe o que é uma furadeira de bancada e para que ela serve? Qual é melhor, a furadeira de bancada ou a furadeira portátil? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai mostrar as principais vantagens e desvantagens de cada ferramenta, assim você vai poder definir qual é a melhor para o trabalho que pretende realizar. Então, vamos lá pessoal!

Ferramentas elétricas

Quando falamos de ferramentas elétricas a furadeira sem dúvida é uma das primeiras que vem na nossa mente, não é mesmo? Caso você não saiba existem muitos tipos de furadeiras, e elas apresentam características diferentes! Então é muito importante conhecer cada detalhe!

Furadeira de bancada

A furadeira de bancada é mais robusta assim como mostra a imagem abaixo. Ela foi desenvolvida para permitir trabalhos em materiais mais resistentes, sendo a furadeira mais recomendada para uso em indústrias, oficinas de marcenaria e carpintaria.

Vantagens e desvantagens da furadeira

Exemplo de um modelo simples de furadeira de bancada

Transporte da furadeira

O nome furadeira portátil não é por acaso! Ela pode ser transportada facilmente, assim como o seu nome já sugere! Enquanto isso, a furadeira de bancada não permite um transporte fácil, e dependendo do modelo ela será ainda maior e mais pesada, sendo quase impossível trocá-la de lugar sem desmontá-la. Portanto, quem leva vantagem neste ponto é a furadeira portátil!

Precisão da furadeira

A furadeira de bancada recebe este nome justamente por ter em sua estrutura uma bancada, que acaba favorecendo a furação em materiais resistentes com muito mais precisão! No caso da furadeira portátil, a precisão fica por conta da firmeza e destreza do usuário, ou seja, ela não garante tanta precisão!

Entenda que por mais destreza e experiência que a pessoa tenha, as chances de erro são bem maiores do que em uma furação com a furadeira de bancada, então o ponto de precisão vai para a furadeira de bancada!

Potência elétrica da furadeira

O tamanho da furadeira não define a sua potência elétrica, observe na imagem abaixo como a furadeira portátil neste caso é mais potente do que a furadeira de bancada.

Furadeira elétrica portátil x furadeira de bancada

Exemplo de potência elétrica da furadeira elétrica portátil e furadeira de bancada!

Para ferramentas na mesma faixa de preço, a furadeira portátil leva vantagem, pois geralmente tem uma potência muito maior! Mas se você precisar de uma furadeira extremamente potente, a furadeira de bancada será a melhor opção! Então neste caso é ponto para as duas!

Troca da velocidade da furadeira

A velocidade da furadeira é fundamental para realizar furos em diversos tipos de materiais. Nas furadeiras portáteis é possível alterar facilmente a velocidade apenas alterando a pressão do gatilho.

As furadeiras de bancada apresentam variações discretas de velocidade, que geralmente usam um sistema de polias para fazer a troca da velocidade. Este processo exige que a máquina seja desligada e leva um pouco mais de tempo. Então podemos dizer que a furadeira portátil leva muita vantagem pela praticidade.

Precisão da velocidade da furadeira

Na furadeira portátil é mais prático alterar a velocidade, mas a gente não tem controle exato sobre essa velocidade. Nas furadeiras de bancada essa precisão da velocidade é diferente, exatamente por causa do sistema de polias. Neste modelo que temos de exemplo na imagem abaixo, você pode ver a configuração das polias para cada uma das cinco velocidades.

Furadeira elétrica portátil x furadeira de bancada

Tabela de controle de velocidade das polias de uma furadeira de bancada

É possível definir inclusive a velocidade recomenda para alguns tipos de materiais em relação ao diâmetro da broca. Então neste caso, o ponto de precisão da velocidade é para a furadeira de bancada!

Nível de ruído da furadeira

Durante o funcionamento da furadeira portátil um barulho bem alto é emitido, e isso pode incomodar bastante em um trabalho longo. A furadeira de bancada também faz barulho, mas é muito mais baixo. Então novamente o ponto vai para a furadeira de bancada

Ergonomia da furadeira

Muita gente nem dá atenção, mas outro ponto importante é a Ergonomia! Isso é o que garante que a ferramenta e as condições de trabalho não vão causar lesão ou problema de saúde para o trabalhador.

A furadeira de bancada gera menos ruído durante o funcionamento como foi dito acima, mas não é só isso! A furadeira de bancada também reduz o estresse e impacto causado no corpo por causa da trepidação. Sem dúvidas o ponto vai para a furadeira de bancada.

Entenda que não existe melhor ou pior, porque isso depende da necessidade de utilização! Este comparativo que fizemos na imagem abaixo serve apenas para te ajudar a filtrar quais pontos devem ser observados na hora de escolher a sua furadeira.

Vantagens e desvantagens da furadeira

Comparativo das características da furadeira de bancada x furadeira portátil.

Segurança da furadeira

Aqui vai um alerta bônus! As furadeiras de bancada geralmente possuem uma morsa para ajudar na fixação das peças, igual vocês podem ver a seguir. Isso ajuda na redução dos riscos de acidentes causados por furação em peças soltas.

Furadeira elétrica portátil x furadeira de bancada

Detalhe da morsa de uma furadeira de bancada industrial.

Se a broca travar durante a furação e a peça estiver solta, o risco de acidente pode ser bem grande! Por isso o risco de acidente com a furadeira portátil é maior. A nossa dica final é usar sempre EPI e garantir um trabalho de segurança.

Se quiser aprender mais sobre furadeiras, este vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica mostra todas as peças e o funcionamento de uma furadeira à bateria, vale muito a pena assistir!

Se tiver ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)