O mandril da parafusadeira travou e agora? Se você não sabe como é a manutenção desta ferramenta, o Mundo da Elétrica explica neste artigo como funciona uma parafusadeira e furadeira à bateria, mostrando todos os detalhes e as peças. Então vamos lá pessoal.

Atualmente no marcado é possível encontrar ferramentas com as duas funções, ou seja, uma parafusadeira e uma furadeira em uma ferramenta só. Então essa ferramenta aqui pode ter algumas pequenas diferenças para a sua, mas o princípio de funcionamento é o mesmo.

Parafusadeira: Componentes

A parafusadeira tem basicamente duas partes importantes, a parte elétrica e a parte mecânica. Vamos começar pela parte mecânica que tem duas peças, que é a caixa de redução e o mandril, assim como você pode ver na imagem abaixo.

Furadeira e parafusadeira, como fazer manutenção?

A parte mecânica da parafusadeira é composta pela caixa de redução e mandril.

A caixa de redução tem a função de reduzir a quantidade de giros do motor, e ao mesmo tempo aumentar o torque que vai ser transferido para o bit da parafusadeira. Portanto, este mesmo motor pode apresentar uma diferença de velocidade enorme quando está sem a caixa de redução.

A mola da caixa de redução é que faz a mudança de torque, quanto mais comprimida ela está, maior é o torque na ponta. Na imagem a seguir podemos ver a peça plástica que faz comprimir ou expandir a mola, fazendo aumentar ou reduzir o torque da parafusadeira.

Parte elétrica da furadeira

Detalhe da mola da caixa de redução que controla a mudança de torque da parafusadeira!

Na próxima imagem é possível ver que o mandril fica acoplado na ponta do redutor, que também é chamado por algumas pessoas de embreagem. Saiba que existe mandril sem chave ou mandril de chave. Como este modelo de parafusadeira aceita os dois tipos eu posso usar mandril com ou sem chave, mas isso é um detalhe que você deve observar muito bem.

Parte elétrica da parafusadeira

Encaixe do mandril na caixa de redução da parafusadeira à bateria!

Parafusadeira: Parte elétrica

Agora chegamos na parte elétrica! Como vocês podem ver na imagem abaixo, a parte elétrica desta parafusadeira tem apenas 3 peças. Ela é composta pela bateria, o acionador com controle de velocidade e o motor.

Parte elétrica da furadeira

A parte elétrica da parafusadeira é composta pela bateria, o acionador com controle de velocidade e o motor.

A bateria é de lítio-íon e observando a parte debaixo dela, é possível ver as células da bateria. Cada célula fornece no máximo 4V, ou seja, a capacidade máxima desta bateria quando está totalmente carregada é de 20V.

Parte elétrica da parafusadeira

Detalhe das células da bateria de lítio da parafusadeira!

A próxima peça da parte elétrica é o acionador com controle de velocidade, e quando pesquisei sobre o assunto eu vi que é uma peça que muita gente gostaria de saber como funciona. Chegou a hora de matar a curiosidade de vocês agora, então observe atentamente a imagem abaixo!

De um lado do acionador tem os cabos que se conectam na bateria através deste contato na cor preta. Na ponta deste contato tem um led que é muito útil para iluminar o trabalho que está sendo feito. E do outro lado tem os cabos que se conectam ao motor.

Furadeira e parafusadeira, como fazer manutenção?

Detalhe dos componentes elétricos da parafusadeira à bateria.

Dentro deste controlador tem um circuito eletrônico que controla a quantidade de tensão que é liberada ao motor. Sendo assim, fica fácil compreender que esta variação da tensão é que altera a velocidade do motor! Este acionador da nossa parafusadeira aceita uma tensão máxima de 24V e corrente de até 15A, totalizando uma potência máxima de 360W.

Parte elétrica da parafusadeira

Veja a tensão e a corrente que essa parafusadeira à bateria suporta!

Chegamos ao motor da parafusadeira, que para muitas pessoas é a parte principal. Este é um motor de escovas, mas como ele é blindado não é possível fazer a troca das escovas. Quando você usar as ferramentas e notar que está saindo muitas fagulhas, é um sinal de que as escovas estão desgastadas, então muito em breve vai ser necessário fazer a troca deste motor.

Você gosta de conhecer as peças e o funcionamento das ferramentas? Neste vídeo abaixo do Mundo da Elétrica você pode ver a limpeza e a manutenção de um outro modelo de furadeira, vale muito a pena assistir para ver as diferenças e aprender cada vez mais!

Você conhece alguém que gosta deste tipo de conteúdo? Que tal compartilhar esse artigo com essa pessoa, porque as dicas e o vídeo podem ser bem úteis! Se tiver alguma sugestão de conteúdo que quer ver aqui no site, basta deixar nos comentários que vamos responder com maior prazer.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)