Você quer aprender mais sobre comandos para alarme de máquinas e equipamentos? O Mundo da Elétrica neste artigo ensina passo a passo como fazer um comando elétrico para alarme de máquinas e equipamentos, onde é possível calar a sirene e permanecer com o sinaleiro acionado, indicando a falha enquanto ela persistir.

O comando de alarme para máquina é muito comum nos ambientes industriais, dessa forma o profissional do Mundo da Elétrica certamente irá se deparar com comandos de alarme para máquinas diversas vezes.

Cala sirene – Principais componentes

Existem dois componentes que são fundamentais para o funcionamento do comando de cala sirene, que o relé de sobrecarga e o próprio alarme sonoro.

Principais componentes – Relé de sobrecarga

O relé de sobrecarga é um componente que tem a função de proteger o motor da máquina contra o aumento de corrente. Quando o relé de sobrecarga identifica esse aumento da corrente elétrica, imediatamente o relé aciona os contatos de emergência, comutando os contatos. Nos relés de sobrecarga temos um contato normalmente fechado com a numeração 95-96 e outro contato normalmente aberto com a numeração 97-98.

O que é relé de sobrecarga?

Componente fundamental – Relé de sobrecarga

Qualquer comando de motor o contato normalmente fechado 95-96 é utilizado para cortar o selo que alimenta o contator, ou seja, assim que o relé de sobrecarga é acionado automaticamente o motor é desligado. É importante destacar que em comandos elétricos, o contato NF 95-96 sempre é usado no início da linha de comando.

Muitos são os profissionais do Mundo da Elétrica que já montaram um comando com relé de sobrecarga, viram ou usaram esse contato, mas poucos já usaram o contato normalmente aberto 97-98, que no caso deste comando de alarme é essencial.

Principais componentes – Alarme sonoro

O segundo elemento é o próprio alarme sonoro e seu funcionamento é bem simples, quando o alarme recebe tensão ele emite um sinal sonoro e o seu LED acende, indicando um alarme de falha.

Comando cala sirene - Montagem passo a passo.

Componente fundamental – Alarme sonoro.

Cala sirene – Funcionamento

Apresentamos um comando de alarme para uma partida de motor com um botão de quita alarme, popularmente conhecido como cala sirene. Simulamos no comando uma sobrecarga no relé de sobrecarga apertando o botão de teste e neste momento o alarme sonoro dispara e ao mesmo tempo o LED amarelo se acende indicando a falha.

Simulando falha no relé de sobrecarga.

Simulando falha de sobrecarga e indicadores de falhas.

Para calar a sirene basta apertar o botão amarelo, integrado com o sinaleiro amarelo, que é um botão de comando sinalizado. Podemos observar que o sinaleiro amarelo só é desligado quando eu retiro a falha, apertando o botão reset do relé de sobrecarga.

A ideia deste comando é que quando uma falha aciona o alarme o operador possa silenciar o alarme enquanto a manutenção é realizada, porém durante todo o tempo em que a falha estiver acontecendo, o LED amarelo permanece ligado.

Um detalhe que vale a pena destacar neste comando é que fizemos é o uso de um comando remoto, isto é, os botões que comandam a máquina são instalados longe do quadro de comando, como em uma sala de controle por exemplo.

Neste coma ndo fizemos a interligação dos contatores, disjuntor e do relé de sobrecarga aos botões e alarme com uma interrupção por bornes, onde um chicote de cabos sai dos bornes e vai aos botões e ao alarme sonoro.

Circuito cala sirene com botões, sirene e alarme separados por bornes.

Circuito de comandos elétricos completo.

Cala sirene – Diagrama elétrico

Vamos analisar o diagrama de comandos que aparece na imagem abaixo para entender como funciona esta função de calar o alarme. Como podemos ver neste diagrama existem quatro linhas, onde a primeira linha é uma partida direta comum que usa um botão pulsador com contato de selo.

Circuito de comando elétricos - Cala sirene.

Diagrama de comandos cala sirene.

Na segunda linha está ligado um contator auxiliar. Vejam que os primeiros contatos tanto na linha 1 quanto na linha 2 são contatos do relé de sobrecarga. Na linha 1 é o contato normalmente fechado 95-96 e na linha dois é o contato normalmente aberto 97-98.

Quando ocorre alguma falha vão ocorrer duas coisas ao mesmo tempo, na linha 1 o contato NF 95-96 se abre e o selo do contator principal é interrompido, e automaticamente o contator principal é desligado. A segunda coisa que vai acontecer é que na linha dois, o contato NF 97-98 vai fechar e acionar o contator auxiliar.

O primeiro contato da linha 3 e da linha 4 são contatos normalmente abertos do contator auxiliar. Após o acionamento do contator auxiliar, estes contatos abertos serão fechados.

Na linha três, após o fechamento dos contatos o sinaleiro amarelo vai ser acionado indicando a falha. Na linha quatro temos um contato normalmente fechado do segundo contator auxiliar, que após o fechamento dos contatos, a linha ficará toda fechada e o alarme sonoro também é acionado.

Vejam que na linha 4 existe uma ramificação, onde está localizado um botão pulsador para calar a sirene. Quando o botão para calar a sirene é pressionado, o segundo contator auxiliar é acionado, fechando o segundo contato de selo e com o segundo contator auxiliar fechado, o contato do alarme sonoro se abre e a sirene se cala, dessa forma mesmo com a sirene calada a luz que indica alarme ainda continua acesa.

A luz só se apaga quando o contato 97-98 do relé de sobrecarga se abre, ou seja, quando a falha é retirada do relé. Este tipo de comando pode ser encontrado em qualquer máquina com sistema de alarme através de comandos elétricos.

Se você é um profissional do Mundo da Elétrica que ainda não lida com comandos elétricos, saiba que você perdendo ótimas oportunidades de emprego. Abaixo temos o vídeo ensinando com detalhes como realizar a montagem do circuito cala sirene.

Finalizamos mais um artigo e queremos saber qual é sua opinião sobre este assunto, deixe aqui nos comentários. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, também deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)