As trenas são ferramentas muito utilizadas pelos eletricistas, pois são de extrema importância, é sem dúvidas uma das ferramentas indispensáveis da caixa de ferramentas de um eletricista. Pelo fato das trenas serem comumente usadas pelos eletricistas, iremos ensinar algumas dicas incríveis para utilizar trenas, vamos lá pessoal!

É muito comum surgirem determinadas dúvidas sobre ferramentas, mas existem alguns macetes sobre a trena que poucas pessoas sabem, macetes e características das trenas que devemos conhecer e que também são extremamente importantes na hora de escolher a trena adequada.

A trena é um instrumento de medição, constituída por uma fita flexível graduada e pode ser enrolada, facilitando o seu transporte, ou seja, a trena nada mais é do que um instrumento que usamos para fazer a comparação com padrões de medidas já estabelecidas, que a partir dessa comparação que fazemos podemos definir a extensão, comprimento, largura, altura ou profundidade de algo.

Aprenda como utilizar trenas manuais.

Dicas de utilização das trenas.

Tipos de trenas:

Existem diversos tipos de trenas, onde cada uma dessas trenas possuem determinadas características que são adequadas para determinados tipos de serviços, mas a finalidade de todas as trenas são as mesmas, embora sejam usadas por diferentes profissionais de áreas distintas.

Trena longa

As trena longa são usadas na medição de grandes distâncias, como por exemplo terrenos, áreas externas de construções e medição em grandes áreas abertas. As menores trenas longas são geralmente de 15m, mas também podemos encontrar trenas longas com tamanhos que podem chegar até 100m.

É importante destacar que as trenas longas são feitas de um material muito maleável, como por exemplo fitas de fibra. Pelo fato das trenas longas geralmente serem usadas em ambientes externos, expostos às intempéries, como sol e chuva, a qualidade do material deve ser bem avaliada para garantir uma boa durabilidade da ferramenta.

Trena laser

Outro tipo de trena que é muito utilizada é a trena digital, também conhecida como trena a laser ou trena eletrônica, que é usada para grandes distâncias, e por possuir funções matemáticas é utilizado para medição de área e volumes de locais e estruturas.

Trena manual

A trena manual é a trena mais utilizada para medir peças menores e pequenas distâncias, como a medição de paredes, quantidade de cabos, tamanho de eletrodutos, eletrocalhas e etc.

Esta é a trena mais comum, que a maioria das pessoas conhecem, ela é compacta, leve e fácil de ser guardada, seus tamanhos variam entre 3m e 8m. Essa trena possui freio da fita e trava, que são diferenciais entre marcas, além de uma ponta magnética, que ajuda quando está se medindo peças metálicas.

Trenas: dica de utilização!

O uso da trena é bem intuitivo, ou seja, basta marcar o local inicial da medição e abrir a trena até o ponto final da medição. O corpo da trena é dotado de uma escala que indica o tamanho do que se mediu.

Na ponta da trena existe um rasgo, que ajuda muito em determinadas aplicações, você sabe como este rasgo na trena pode ajudar?

Aprenda como utilizar trenas manuais.

Como utilizar o rasgo da trena manual

Este rasgo na trena serve para que a pessoa possa fazer medidas a partir do centro de uma madeira, por exemplo, podendo realizar a medida usando apenas um prego ou parafuso.

Poderia usar apenas a ponta da trena, mas nesse caso o rasgo tem duas funções, a primeira é compensar o tamanho da cabeça do prego ou parafuso, proporcionando uma medida mais precisa.

A segunda função do rasgo na trena é para que a trena não fique escapando, justamente porque ela se encaixa na cabeça do prego ou parafuso perfeitamente.

Como usar trenas manuais.

Rasgo da trena encaixado no parafuso.

Utilizando este rasgo da trena é possível desenhar arcos ou círculos sem precisar de um compasso. Pois basta prender o rasgo da trena na cabeça do prego ou parafuso e colocar o lápis perto da medida do raio, em seguida é só girar a trena e o lápis ao mesmo tempo.

Como usar trenas manuais.

Como fazer um circulo com a trena.

Para facilitar ainda mais o entendimento, disponibilizamos um vídeo abaixo, que mostra passo a passo a maneira exata de como usar este rasgo da trena.

Encerramos mais um artigo, esperamos ter ajudado sobre esta dica de trena e a tirar algumas dúvidas sobre os tipos trenas, caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha dicas de utilização das trenas, deixe nos comentários!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)