Transformador de distribuição – Como a energia chega em sua casa!

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

A energia elétrica percorre um longo caminho até chegar em sua casa e, para isso, ela passa por diversos transformadores. No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o transformador de distribuição. Então, vamos lá pessoal!

A rede de energia elétrica é composta por vários segmentos responsáveis por diversas funções, são eles: geração, transmissão e distribuição. Cada parte da rede elétrica trabalha com uma determinada faixa de tensão e para transitar entre elas é utilizado o transformador de energia!

A distribuição é a parte da rede que interliga a transmissão ou subtransmissão aos pontos de consumo, ela é subdividida em distribuição primária (nível de média tensão – MT) ou distribuição secundária (nível de uso residencial).

Para a transmissão eficiente de grandes volumes de energia elétrica, há a necessidade de níveis de tensão bem maiores do que temos em nossas residências, isso é necessário para reduzir as perdas, diminuir custos de transmissão, e garantir melhor estabilidade na operação do sistema.

Esses níveis de tensão, de 13,8kV até mais de 750kV, não são adequados para uso residencial, que opera em tensões na faixa de 127 ou 220 V. É justamente o transformador, responsável por reduzir a tensão e distribuir a energia elétrica até chegar em nossas casas.

Qual a função de um transformador de distribuição?

O transformador de distribuição é utilizado para distribuir a energia gerada até os consumidores, com valores diferentes do gerado, adequado a cada tipo de consumidor.

Os transformadores de distribuição possuem como função compatibilizar os níveis de tensão fornecidos pela concessionária de energia local, os quais são elevados e perigosos, para aqueles apropriados à utilização com segurança em empreendimentos industriais, comerciais e residenciais.

Esse tipo de transformador é empregado principalmente pelas concessionárias distribuidoras de energia e pelas usinas geradoras de energia, além disso, ele e é instalado, normalmente, em postes ou em câmaras subterrâneas.

Na imagem abaixo, é possível ver um transformador de distribuição.

 Transformador de distribuição trifásico.

Transformador de distribuição.

Os transformadores de distribuição possuem a potência de 15 a 300kVA. Eles têm o enrolamento de alta tensão de 15, 24,2 ou 36,2kV, e o enrolamento de baixa tensão tem 380/220 ou 220/127V.

Geralmente, eles são refrigerados com óleo isolante de origem mineral ou vegetal e seus condutores elétricos podem ser de cobre ou alumínio, dependendo da norma que é aplicada pela concessionária local.

Para garantir a confiabilidade do produto, são realizados ensaios de rotina, como ensaios de elevação de temperatura, impulso atmosférico e nível de ruído, em todas as etapas de produção e após o fechamento do equipamento.

Dessa forma, o controle de qualidade atesta a compatibilidade da potência, os níveis de perdas elétricas, a estanqueidade e outros requisitos que permitem assegurar a funcionalidade e durabilidade do equipamento.

Portanto, um transformador de distribuição que remeta qualidade deve seguir todos os padrões especificados pela norma ABNT NBR 5440.

Existem dentre os tipos de transformadores de distribuição de redes elétricas, os modelos monofásico e trifásico.

Transformador de distribuição monofásico

O modelo de transformador de distribuição monofásico, é projetado para ser utilizado em redes de energia elétrica nas áreas rurais. Esse tipo de equipamento comporta cargas monofásicas e bifásicas, sendo composto por uma ou duas buchas primárias, H1 e H2.

Transformador de distribuição trifásico

O transformador de distribuição trifásico, diferentemente do monofásico, possui três buchas primárias: H1, H2 e H3, sendo que cada bucha é alimentada por uma fase. Por conta dessa característica, esse modelo possui saída de tensão balanceada, não comprometendo assim o sistema elétrico de potência.

Para aprender ainda mais sobre os transformadores e as suas relações de tensão, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e não se esqueça de deixar um gostei!

Para aprender ainda mais sobre elétrica e ter acesso a conteúdos exclusivos, nos acompanhe nas redes sociais e se inscreva no nosso canal do YouTube! Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário