Pedrecista ou zé faísca são termos pejorativos usado para se referir ao pedreiro que faz trabalhos de eletricista, mas como assim, um pedreiro que faz serviço de elétrica? Um pedreiro pode fazer serviço de elétrica? Neste artigo vamos discutir este delicado assunto e te mostrar quando um pedreiro pode atuar ou não na área de elétrica, vamos lá pessoal!

Os cursos de capacitação para pedreiro e os cursos de capacitação para eletricista são importantes para que ambas as profissões sejam valorizadas e os profissionais tenham cada vez mais sucesso. Existem vários cursos de capacitação tanto para eletricista, quanto para pedreiros, e é muito importante buscar esta capacitação profissional.

O que é pedricista?

Quando o pedreiro pode trabalhar com servições elétricos?

Pedreiro pode trabalhar com elétrica?

Como todos já sabemos, a eletricidade é muito perigosa e para trabalhar de forma segura com ela, é necessário conhecimento e capacitação. O pedreiro pode se qualificar em várias profissões e no caso da elétrica, ele pode fazer um curso técnico e se tornar um eletrotécnico. O grande problema é quando o profissional atua com eletricidade sem nenhuma formação ou capacitação.

Neste caso, o problema não é que a pessoa seja um pedreiro, ela pode ser um padeiro, um carpinteiro ou qualquer outra profissão! O problema em questão é atuação de um profissional sem a capacitação necessária. Destacamos aqui os pedreiros, visto que é bem comum encontrar profissionais desta área que também desempenham atividades de elétrica.

Mas existe mesmo uma rixa entre pedreiros e eletricistas? Pelo menos para grande parte das pessoas sim. O termo “pedrecista” é um termo pejorativo que é usado para falar dos pedreiros que fazem trabalho de elétrica, e antes de qualquer coisa, queremos deixar bem claro que não existe problema nisso, desde que o pedreiro se capacite para ser um eletricista também.

Ficou bem claro que o problema não é com o pedreiro, mas sim com a falta de capacitação naquela área certo? Para facilitar o entendimento sobre o que estamos alertando aqui, seria o mesmo que um eletricista querer construir uma casa, se ele não tiver capacitação, está errado! Infelizmente, as pessoas que contratam os profissionais pensam apenas no preço e raramente observam a devida formação, ou seja, elas estão correndo sérios riscos.

Sabemos que em ambas as profissões, tanto eletricistas quanto pedreiros, os profissionais precisam lidar com a concorrência desqualificada. Este é o grande problema do Brasil, que é facilmente refletido na má qualidade das instalações elétricas, que quase sempre são feitas por profissionais sem mão de obra qualificada. Sendo assim, cabe aos bons profissionais criar formas de informar o cliente, sobre os riscos de contratar um profissional sem formação.

Pedreiro e eletricista se dão bem?

Tem um vídeo muito interessante no canal Mundo da Elétrica em que o Wescley do canal Pulo do Gato fala um pouco deste assunto. Para quem não sabe, ele é mestre de obra e tem várias capacitações, inclusive eletricista. Neste vídeo ele fala justamente da importância dos pedreiros e eletricista se capacitarem para melhorarem em suas profissões, além é claro de deixar a sua opinião sobre essa rixa entre eletricistas e pedreiros.

Estamos chegando ao final e queremos deixar bem claro que o intuito deste artigo não foi gerar polêmica, mas justamente alertar sobre os riscos de uma atividade realizada por um profissional não capacitado. Indiferente de qual seja a sua área de atuação, sempre incentivamos a capacitação e sempre falamos sobre a importância de nunca para de estudar e se atualizar.

Todos estes aspectos são importantes tanto para realizar um trabalho de boa qualidade, quanto para privar pela sua segurança e todos que ali estão. Se o eletricista e o pedreiro trabalhar em conjunto, ambos podem ampliar a sua área de atuação e formar uma parceria forte que só tende a agregar, pensem nisso!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)