Você já ouviu falar em fluxostato? Neste artigo do Mundo da Elétrica vamos te ensinar o que é fluxostato, como o fluxostato funciona e a aplicação de um fluxostato em um sistema hidráulico.

Falaremos também sobre o pressostato, que muitas vezes é confundido com o fluxostato. Explicaremos porque o pressostato é diferente do fluxostato e como ele funciona. Vamos lá pessoal!

O que é fluxostato?

O fluxostato é um dispositivo capaz de executar a função de ligar, desligar ou sinalizar algum outro equipamento dentro do sistema, mediante a alguma anomalia no fluxo de algum fluido.

Em outras palavras, o fluxostato trata-se de um sistema de acionamento automático de outro equipamento como por exemplo, uma bomba pressurizada, que está em um sistema. No caso da bomba pressurizada, o fluxostato é capaz de determinar o momento onde a bomba deve funcionar ou parar de funcionar.

O fluxostato geralmente possui em seu corpo uma paleta móvel, por onde o fluido passa exercendo certa força. Deste modo, o fluxostato consegue determinar o fluxo do fluido que passa na instalação.

Fluxostato para água.

Exemplo de um tipo de fluxostato

O fluxostato é um elemento simples e que não garante a pressurização da rede. Ele precisa de um fluxo mínimo de pressão para ser acionado, e não pode ser instalado abaixo dos pontos de consumo.

O fluxostato possui um valor aquisitivo bastante atrativo! Além disso, ele tem uma grande durabilidade, pode ser instalado em sistemas mais antigos e no caso de pequenos vazamentos, ele não aciona o sistema.

Como funciona o fluxostato?

Para exemplificar o funcionamento do fluxostato, imagine que o fluxostato esteja instalado em uma rede hidráulica. Quando algum ponto de consumo de água (uma torneira ou um hidrante) é aberto, a água passa por dentro da bomba hidráulica e o fluxostato detecta o seu fluxo.

Diante desta detecção, o fluxostato emite um comando para acionar a bomba, garantindo que a água chegue até o ponto necessário. Quando o ponto de consumo é fechado, o fluxo da água é estabilizado na rede e o fluxostato desliga a bomba hidráulica.

É interessante ter alguma sinalização sendo utilizada juntamente com o fluxostato. Dessa forma, quando o fluxostato acionar a bomba, ele poderá acender algum sinaleiro que indica o funcionamento da bomba por exemplo.

Além do fluxostato para água e outros fluidos, existe também o fluxostato calorimétrico. Esse tipo de fluxostato utiliza o efeito de resfriamento do fluido para determinar a taxa de fluxo. Esse fluxostato possui uma ponta com sensor, onde são abrigados dois transmissores e um elemento de aquecimento.

Um transistor fica localizado na ponta do sensor, perto do fluxo do fluido, e ele é capaz de detectar a mudança na velocidade do fluido. Um segundo transistor fica na parede do cilindro, servindo de referência para as condições de fluido ambiente.

A diferença de temperatura entre os dois transistores que estão em locais diferentes fornece uma medição da velocidade do fluído. Quando a velocidade do fluído é alta, o diferencial de temperatura é pequeno. Quando a velocidade do fluído é baixa, o diferencial de temperatura é alto.

Relé de fluxo de água.

Fluxostato calorimétrico.

Fluxostato ou pressostato?

Como dito anteriormente, o fluxostato é capaz de determinar o fluxo do fluido dentro da rede. Já o pressostato é o dispositivo que detecta a pressão deste fluido dentro da rede.

O que é fluxostato.

Fluxostato vs Pressostato

Usando o mesmo exemplo anteriormente citado, em uma rede hidráulica, o pressostato vai perceber a mudança na pressão da água quando algum ponto de utilização for ligado. E mediante a esta mudança, o pressostato liga a bomba hidráulica para garantir que a água chegue até o ponto de consumo.

Podemos dizer então que, tanto o pressostato quanto o fluxostato são elementos de monitoração dos fluidos, ambos capazes de acionar outros dispositivos dentro de uma rede.

Além de utilizar o fluxostato e o pressostato no comando de uma bomba hidráulica, outros elementos também podem fazer esse acionamento, como é o caso do sensor de nível. No vídeo a seguir do Mundo da Elétrica, mostraremos o comando elétrico de uma bomba de água com sensor de nível, vale a pena conferir!

Gostou de aprender sobre o fluxostato? Caso tenha surgido alguma dúvida, deixe um comentário para a gente, o seu comentário poderá ser respondido e até virar tema de um próximo artigo aqui no site!

Não deixe de conferir os outros artigos disponíveis aqui no Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)