Ventilador ou climatizador, qual é a melhor opção?
Em períodos muito quentes é normal ficar com a dúvida: o que é melhor ventilador ou climatizador? Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou as principais diferenças entre climatizador e ventilador para te ajudar na hora da compra. Então, vamos lá pessoal!
Primeiramente, é importante destacar que tanto o climatizador quanto o ventilador não diminuem a temperatura do local, mas produzem vento e movimentam o ar, fazendo com que ocorra uma troca maior de calor entre o corpo e o ambiente.
Leia também
Apesar de não diminuírem de fato a temperatura do ambiente, ambos fazem com que a sensação térmica seja mais agradável e, por isso, são tão utilizados!
Ventilador
Existem no mercado cinco tipos de ventiladores, cada um com suas características, são eles:
- Ventilador de teto
- Ventilador de parede
- Ventilador de torre
- Ventilador de coluna
- Ventilador de mesa
Ao contrário do que muitos pensam, o número de pás não significa um vento mais forte. A inclinação das pás e a potência dele, que é indicada nas suas rotações por minuto (RPM), que mostram a força do ventilador.
A potência média de um ventilador é de 100W, mas é importante estar atento pois quanto maior a potência, maior será o gasto de energia elétrica e o barulho que ele fará.
Alguns modelos também possibilitam colocar repelentes, afastando os mosquitos do local.
Teto
Os ventiladores de teto costumam gastar pouca energia e distribuem o vento em ambientes de no máximo 30 metros quadrados. Eles trazem boa distribuição de vento e muitos deles contam com função reversa, que joga o vento para cima, visando refrescar o ambiente de maneira mais lenta.
Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de ventilador de teto.
Torre
Os ventiladores de torre costumam ser mais potentes e alguns contam até com função de purificação do ar.
Eles são capazes de cobrir uma área maior do que ventiladores de teto ou mesa, além de ter mais opções de velocidade e timer, para desligar em um determinado momento programado, o que aumenta o conforto e segurança.
Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de ventilador de torre.
Mesa, coluna e parede
Considerado o modelo mais comum, o ventilador de mesa é portátil, leve, baixo e pode ser levado para qualquer lugar, inclusive podendo ser colocado em cima de um móvel. Entretanto, ele cobre áreas menores e geralmente é mais fraco do que os outros.
Observe na imagem abaixo um modelo de ventilador de mesa.
O modelo de coluna é mais alto do que um ventilador de mesa, portanto é utilizado para quem prefere que o vento fique em uma área mais alta do ambiente. Geralmente, ele mede entre 1,50 e 1,80m de altura e é ajustável.
Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de ventilador de coluna.
O modelo de parede tem esse nome devido a sua instalação, que é feita em uma parede. É utilizado em áreas que um ventilador de mesa não conseguiria cobrir e geralmente é maior que um de mesa.
Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de ventilador de parede.
Climatizador de ar
Assim como os ventiladores, os climatizadores promovem a circulação do ar em todo o ambiente.
O que os diferenciam é o fato que, além de circular o ar, o climatizador faz a umidificação do cômodo através da evaporação de água e, por isso, ele é mais adequado para quem tem problemas respiratórios.
Além do mais, a sua potência é maior que a dos ventiladores, variando de 130 a 1.500W.
Veja na imagem abaixo um modelo de climatizador de ar.
Isso acontece pois dentro do climatizador existe uma área de armazenamento de água, que é liberada para o espaço, deixando o ambiente mais fresco.
Além do mais, ele possui multitarefas como purificador, aumento de umidade e, em alguns produtos, até mesmo o aquecimento da temperatura ambiente.
Entretanto, o climatizador não é um equipamento adequado para ser usado em lugares já excessivamente quentes e úmidos.
Climatizador x ventilador
Para te ajudar a decidir entre o ventilador e o climatizador de ar, o Mundo da Elétrica separou vantagens e desvantagens de cada aparelho!
Vantagens do ventilador
- São as opções mais baratas do mercado
- Disponível em inúmeras opções de cores, formatos, estilos e tamanhos;
- Baixo consumo de energia
- Baixo custo de manutenção
- Leve e portátil
Desvantagens do ventilador
- Não umidificam o ambiente
- Em alguns lugares, podem vir a espalhar poeira ou disseminar gases e vapores
- Faz barulho
- Não reduz a temperatura, apenas faz o ar circular
Vantagens do climatizador de ar
- Umidificação do ar
- Portátil
- Baixo consumo de energia
- Alguns modelos de climatizadores também conseguem aquecer o ar
- Baixo custo de manutenção
- Possui função timer
- Faz menos barulho que um ventilador
- Alguns modelos podem funcionar até 12 horas ininterruptas
Desvantagens do climatizador de ar
- O climatizador não é indicado para lugares em que a temperatura precisa ser muito baixa ou muito alta
- Baixa eficiência em regiões muito úmidas
- Design limitado, com poucas opções de cores, tamanhos e formatos
- Exige higienização do filtro a cada quinze dias em média
Para aprender como instalar ventilador de teto, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!
Gostou desse artigo? Compartilhe com nas suas redes sociais. Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha alguma sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Energia eólica, como funciona?
Casa sustentável e mais econômica!
Como dimensionar cabos para Ar-Condicionado?
PWM – O que é e para que serve?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.