O que são servoconversores? Características e aplicações!

Mesmo com o acesso facilitado às informações nos dias de hoje, alguns equipamentos e tecnologias ainda são um mistério para muitos profissionais de diversas áreas, um exemplo disso são os servo-acionamentos. No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica irá falar mais especificamente sobre os servoconversores. Então vamos lá pessoal!

Os servo-acionamentos são sistemas eletromecânicos de controle de precisão em acionamentos, eles são compostos por servomotores e servoconversores.

Uma das características mais desejadas nos servomotores é o torque constante em larga faixa de rotação, de até 4500 RPM (rotações por minuto)! Eles possuem também um bom controle de rotação e variação do eixo, bem como uma alta capacidade de sobrecarga, que pode chegar até 3x o valor do torque nominal. Além disso, ele possui uma grande facilidade na atuação do torque da máquina!

Eles são muito encontrados em variados campos da indústria, dentre suas aplicações podemos citar:

Os circuitos de alimentação dos servomotores encontram-se em uma unidade chamada servoconversor, e é sobre essa unidade que iremos falar hoje!

Servoconversores

O servoconversor é um equipamento de alta performance que permite o controle de velocidade, torque e posição de servomotores de corrente alternada senoidal trifásicos. Na imagem abaixo, podemos ver alguns servoconversores.

Imagem real de um servoconversor.

Imagem de servoconversores.

A sua principal característica é o alto desempenho e a alta precisão de controle do movimento do eixo do servomotor! Isso ocorre, pois a sua operação é em malha fechada através da realimentação de posição dada por um sensor dentro do servomotor.

O servorconversor utiliza resistores de frenagem que possibilitam tempos de frenagem mais reduzidos, otimizando muitos processos. Ele pode possuir várias funções especiais, como a programação em linguagem ladder com blocos de posicionamento, o que proporciona extrema flexibilidade e integração ao acionamento.

Com ele, há a possibilidade de comunicação direta com controladores externos, possuindo comunicação nos mais variados meios Fieldbus. O Fieldbus é um sistema de rede de comunicação industrial para controle em tempo real, que possibilita a associação de múltiplos eixos em uma mesma fonte de alimentação, fazendo dos servoconversores uma excelente opção no upgrade de máquinas e equipamentos em geral.

O diagrama de blocos do servoconversor possui as mesmas características construtivas que os conversores de frequência, eles se diferenciam apenas em seu modo operacional.

O operacional dos servoconversores permite o controle direto do torque do servomotor em toda a extensão de rotação, porém, o torque nominal é determinado pelo servomotor!

O torque máximo adquirido é 3 vezes maior que o torque nominal do servomotor! Em função do servoconversor utilizado, o torque máximo que se pode alcançar também poderá ser menor, variando de acordo com a exigência de corrente solicitada pelo servomotor e com a corrente fornecida pelo servoconversor.

Para escolher o melhor servomotor e servoconversor, é necessário estar atento(a) ao torque e à rotação do servomotor, bem como na corrente nominal do servoconversor. A melhor combinação entre servomotor e servoconversor é aquela que satisfaz a condição de 3 vezes o torque nominal!

Nas situações em que há solicitação de torque muito elevado, existe ainda a possibilidade da combinação dos servomotores somados aos redutores planetários de baixa folga angular, especialmente projetados para atender às mais exigentes solicitações de carga.

Esses redutores, além de baixa folga angular, possuem reduções exatas que facilitam a precisão de posicionamento, além de suportarem altos choques.

Transelevadores, máquinas operatrizes e máquinas em geral com alta solicitação de dinâmica e precisão de posicionamento são os principais segmentos de atuação dos servo-acionamentos. A principal vantagem dos servoconversores é a sua rápida e simples parametrização, possibilitada através de seu controle manual ou através dos programas e softwares.

Se você gostou desse artigo e deseja aprender mais sobre automação industrial, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica! E não se esqueça de deixar um gostei!

Continue nos acompanhando no site Mundo da Elétrica e nos siga nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos como esse. E não se esqueça de compartilhar com os seus amigos para que eles possam aprender também. Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários que iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário