O torque elétrico é sem dúvidas umas das principais características de um motor elétrico. Saber calcular o torque de um motor é fundamental para realizar o dimensionamento correto do motor elétrico. Neste artigo o Mundo da Elétrica explica o que é torque e como calcular o torque elétrico de um motor. Vamos lá!

O que é torque?

O Torque também conhecido como momento de força, é uma força aplicada sobre um corpo que tende a rotacionar este corpo. O torque é uma grandeza vetorial, isto é, possui módulo, direção e sentido, podendo ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância. De acordo com o Sistema Internacional a unidade de medida do torque é o Newton vezes metro (N.m).

Precisamos entender que toda vez que uma determinada força for aplicada à alguma distância do eixo de rotação de um corpo, esse corpo estará sujeito à rotação, ou seja, sempre que quisermos fazer com que um corpo gire em torno de algum ponto, devemos exercer um torque sobre este corpo.

Fórmula para torque elétrico, qual é?

Como calcular toque elétrico de um motor?

Torque x Trabalho

Quando falamos de torque elétrico de um motor, é importante destacar que o motor elétrico, além de torque também gera trabalho, apesar das unidades de medidas e fórmulas serem as mesmas, torque e trabalho são grandezas diferentes! A principal diferença é que o torque no motor existe mesmo se o motor não estiver em movimento.

Torque x Potência

É importante destacar que o torque e a potência não são as mesmas coisa, na verdade torque e potência são grandezas diferentes e que se complementam. Um exemplo que podemos citar é a potência gerada por um motor elétrico, porque a potência elétrica é diretamente proporcional ao torque gerado sobre uma determinada velocidade de rotação. Para uma mesma velocidade de rotação, quanto maior for a potência, maior será o torque fornecido.

Torque x Velocidade

Torque e velocidade são grandezas completamente diferentes, mas são grandezas que se relacionam. Um bom exemplo são os redutores de velocidade, que através dos sistemas de engrenagens têm a capacidade de ampliar o torque e reduzir a velocidade de rotação do motor.

A variação de torque provocada pelos redutores de velocidade é inversamente proporcional à variação causada na velocidade de rotação. Quanto maior for a redução da velocidade, maior será o torque resultante, ou seja, quanto menor a velocidade do motor, maior será o torque deste mesmo motor.

Neste caso é muito importante destacar que a potência elétrica não aumenta por causa do redutor de velocidade, na verdade ocorre o contrário, pois ele sofre uma redução ou perda, que é determinada pelo rendimento ou eficiência interna do redutor. Os redutores que possuem um rendimento maior conseguem converter em mais torque as potências às quais estão submetidos, considerando-se uma mesma relação de redução.

Torque: Como calcular?

Como mencionado anteriormente, o torque é a relação da distância multiplicada pela força. Para isso vamos calcular o torque de um motor elétrico de indução, capaz de produzir uma força de 80N à uma distância de 0,25m do centro de seu eixo.

Neste caso o cálculo é bem simples! Como já temos todos os valores necessários para fazer o cálculo, basta substituí-los diretamente na fórmula de torque. Depois de substituir os valores é só fazer a multiplicação, obtendo um torque de 2.000 N.m, assim como mostra o exemplo abaixo.

Fórmula para torque elétrico, qual é?

Fórmula de torque e cálculo.

Caso queira aprender muito mais sobre motores elétricos, temos abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica que explica com detalhes o que é um motor elétrico, as características de um motor elétrico e como funciona um motor elétrica. Vale a pena conferir!

Encerramos mais um artigo e se tiver ficado alguma dúvida em relação ao tema, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)