O que é comando elétrico? Características e simuladores!

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

Você sabe o que é um comando elétrico? Sabe para o que serve? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo sobre comandos elétricos e dar dicas de vários simuladores de comando elétrico. Então, vamos lá pessoal!

Em eletricidade, a disciplina de comandos ou acionamentos elétricos lida com projetos de circuitos elétricos para o acionamento e controle de máquinas elétricas.

O estudo de comandos elétricos visa conhecer e dimensionar os principais dispositivos de comando e proteção utilizados nos circuitos elétricos. Assim como ler e interpretar os circuitos de comandos de máquinas elétricas, conhecendo os principais métodos de acionamento dessas máquinas.

O conhecimento sobre comandos elétricos é bastante importante, pois, na maioria dos sistemas elétricos industriais e residenciais, há algum tipo de máquina ou equipamento acionado de alguma forma.

Os comandos elétricos mais comuns são compostos por um circuito de força, que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, onde ficam as cargas, e por um circuito de comando, onde ficam as lógicas de acionamento dos dispositivos.

A finalidade dos comandos elétricos depende de onde eles serão utilizados e é por meio do acionamento dos comandos elétricos que as máquinas elétricas realizam as suas atividades.

Existem diversos dispositivos que podem ser utilizados nos comandos elétricos, os principais são:

Os principais componentes dos comandos elétricos do mercado podem ser acionados de forma convencional ou eletrônica.

Quando acionados de maneira convencional, são utilizados dispositivos eletromecânicos para dar partida no motor, como contatores. Já ao serem acionados de forma eletrônica, como o nome sugere, são utilizados dispositivos eletrônicos que realizam o acionamento do motor, como os inversores de frequência.

Nos últimos anos, os cursos que ensinam comandos elétricos têm sido bastante procurados e isso se deve, principalmente, ao crescimento da demanda na área, não só no setor industrial, como também no setor residencial.

Além disso, como aparecem novidades praticamente todos os dias, os profissionais precisam estar sempre se capacitando para conseguir trabalhar com as novidades, otimizar a produção e evitar o desgaste dos equipamentos.

Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de comando elétrico.

Aplicativo de comandos elétricos.

Exemplo de comando elétrico.

Simuladores

Uma maneira muito eficaz de aprender comandos elétricos é com a utilização de simuladores e, pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou os principais para ajudar você!

CADe Simu

O CADe Simu é um software de computador usado por muitos profissionais do Mundo da Elétrica. Ele torna possível a criação e simulação dos diagramas de comandos elétricos.

E assim como os outros softwares, o CAD para comandos elétricos também possui uma extensão própria, que é a extensão “.cad”. Apesar disso, é possível fazer a conversão dos diagramas para PDF, por exemplo.

Simurelay

O Simurelay é um app de comandos elétricos destinado à montagem e simulação de circuitos de comandos elétricos, abordando tanto o circuito de comando como o circuito de potência e disponibilizando diversos tipos de motores elétricos.

iCircuit

O iCircuit permite várias ligações de circuitos, fazendo com que você aprenda com os erros e acertos sem correr o risco real da instalação elétrica.

Este aplicativo tem simulador de motores que permite lidar com circuitos analógicos e digitais, apresentando uma análise completa em tempo real.

DWG FastView

Com este aplicativo você tem basicamente um CAD portátil, podendo criar e visualizar facilmente os seus projetos técnicos. A principal vantagem do DWG FastView é a sua versatilidade, pois ele consegue abrir ficheiros em vários formatos.

Droid Tesla

O Droid Tesla é um simulador de comandos elétricos online que resolve circuitos resistivos básicos utilizando a lei de Kirchoff (KCL).

Ele consegue formar sistematicamente uma matriz de acordo com KCL, além de realizar análises usando técnicas algébricas, como a eliminação de Gauss e as técnicas de matrizes esparsas.

Para aproveitar toda a ajuda que os softwares e aplicativos oferecem, é importante que você tenha um certo conhecimento técnico de comandos elétricos, conceitos de eletricidade básica e outros assuntos da elétrica.

A facilidade do uso dessas ferramentas varia de acordo com o seu conhecimento nessas áreas citadas e com a vontade de aprender de cada um.

Além do mais, por se tratar de um programa de computador, é necessário possuir conhecimentos em informática!

Recomendamos que você assista o vídeo do canal Mundo da Elétrica para aprender ainda mais!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e familiares. Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário