Materiais elétricos: quem deve comprar?

Em Faça você mesmo - Eletricidade por Henrique Mattede

Uma pergunta simples que eu sempre encarei com uma resposta simples. Quem deve comprar material elétrico? O cliente ou o eletricista?

Minha resposta sempre foi o eletricista, mas nem sempre é isso que acontece. É muito comum entrar em uma loja de materiais elétricos e ver leigos comprando materiais elétricos, estes leigos geralmente são os contratantes do serviço a ser executado. Houve um caso de eu entrar na loja e escutar uma senhora falando para o vendedor que queria outro disjuntor pois achou aquele feio e grande (ela falava de um disjuntor padrão NEMA, que o eletricista tinha solicitado que ela comprasse para a execução do serviço), era um disjuntor para o medidor de entrada que pela norma da concessionária CEMIG tem de ser o padrão NEMA, ou seja, não importava se era bonito ou grande ela teria que levar aquele. O vendedor instruiu que ela contatasse o eletricista e confirmasse qual o modelo necessário.

Leia também

O eletricista é o profissional do mundo da elétrica que tem o poder de decidir qual o componente deve ser comprado de acordo com um projeto ou cálculo pré estabelecido, o cliente não tem o conhecimento técnico necessário para mudar a especificação técnica de um componente.

Tomadas e interruptores da Schneider.

Linha Miluz de tomadas e interruptores Schneider.

Uma grande parte da motivação para que os clientes comprem eles mesmo os componentes elétricos é o preço. O cliente tende a querer sempre o produto de melhor qualidade e menor preço. Mas devido a falta de experiência, conhecimento técnico e ânsia de economizar, muitas vezes a compra é feita apenas levando em conta o fator economia. Muitas vezes é neste momento que o cliente deixa de lado a qualidade, e o pior, a especificação técnica.

Para o profissional do mundo da elétrica é vantajoso que o material seja comprado por ele. Os materiais de melhor qualidade geralmente oferecem um menor tempo de instalação, mais conforto no manuseio, operação e instalação, e redução de retrabalho por mal dimensionamento ou compra errada de material. Logicamente o tempo desprendido para esta compre deve ser acrescido ao orçamento do serviço.

Considerando o eletricista, é muito importante que para saber indicar, dimensionar e escolher tecnicamente os componentes também se deve estudar as linhas de produtos e catálogos de fabricantes, conhecer a fundo as tecnologias utilizadas e os métodos de instalação para garantir a qualidade do serviço e a escolha correta.

Dispositivo de proteção IDR da Schneider.

Interruptor diferencial residual Schneider.

Portal do Parceiro da Schneider Electric, um grande fabricante de componentes elétricos, é uma grande ferramenta que tem o intuito de levar conhecimento aos eletricistas e profissionais da área de eletricidade com relação a vários temas, incluindo conhecer cada vez melhor os produtos e componentes utilizados nas instalações elétricas. Este portal é fonte para qualificação do profissional e mostra como esta empresa preza pela segurança dos usuários e profissionais.

Segurança é o principal fator que deve ser levado em consideração para a escolha dos componentes. Para que este quesito tenha o peso necessário é importante que os eletricistas e profissionais de eletricidade conheçam os riscos de se usar componentes errados ou mal dimensionados e, que seu poder de influenciar o cliente quanto a esta segurança seja firme e seguro. Deve-se lembrar o cliente que o barato as vezes sai caro, e que não se deve arriscar.

Um bom bate papo entre cliente e eletricista pode ajudar muito a resolver estas questões. O cliente deve expor suas necessidades estéticas e funcionais, e o eletricista deve com seu conhecimento e experiência indicar ao cliente a melhor linha de produtos e as melhores opções que possam atender as questões estéticas, funcionais e principalmente técnicas, desta forma todos ganham na questão segurança.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

12 comentários para: “Materiais elétricos: quem deve comprar?”

  • Otima Materia

    Gostei dessa matéria, como tantas excelentes matérias desse site

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado!

      Responder
  • Costa Leite Lima

    Muito bom, parabéns.

    Responder
  • Valbertode Oliveira Junior

    Bastante claro e informativo com boa qualidade de imagem, mostra como se faz um bom trabalho.
    Sempre acompanho seus videos.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Valberto!

      Responder
  • Antônio Ananias

    Matéria muito bom gostei da explicação abrigado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Antonio!

      Responder
  • Antonio Alexandre

    Muito importante essas suas informações tecnica para gente que também trabalha no ramo de eletrica, parabéns!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado, entre em nosso canal e se inscreva.

      Não deixe de se inscrever aquihttp://goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações.
      No site http://www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.

      Responder
  • Jose Mauricio

    Com certeza, sempre um profissional qualificado para a função.

    Responder

Deixe um comentário