Você sabe como usar um esquadro combinado? Para que serve o esquadro combinado profissional? Saiba quais são os tipos de esquadro combinado mais completos e como escolher corretamente. Neste artigo de hoje vamos falar do esquadro combinado, uma ferramenta muito útil em várias atividades do dia a dia dos eletricistas.

Grande parte das pessoas acreditam que esta é uma ferramenta de mecânico ou de carpinteiro, mas ao contrário do que muitos imaginam, é possível usá-la em várias atividades de elétrica, principalmente nas montagens de infraestrutura elétrica. Na imagem a seguir você pode ver o esquadro combinado da linha 435, ele é fabricado pela Starrett e é composto de 4 partes: Uma escala de 300mm ou 30cm, o esquadro principal, o esquadro de centrar e um transferidor de grau.

Esquadro combinado como usar?

Conheça todas as peças do esquadro combinado 435 Starrett

Ferramentas para eletricista!

Definitivamente uma das coisas mais interessantes que existe no ambiente de trabalho de um eletricista são as ferramentas! Quanto mais eficiente ela for, melhor será o trabalho realizado. Quanto maior for a variedade de ferramentas, maior será a sua área de atuação e por isso elas são tão importantes.

Esquadro combinado: Como usar?

Na verdade, podemos dizer que existem várias utilizações! Ele pode ser usado como esquadro de 90º ou 45º, conhecido como meia esquadria. Também pode ser usado como graminho. Para quem não sabe, o graminho é uma ferramenta que traça riscos paralelos a uma borda e como a escala do esquadro combinado não é fixa, você pode variar as medidas que quer traçar.

Esta utilização é bem simples, você define a distância que o traço vai estar paralelo da borda da peça e em seguida trava o esquadro, depois basta colocar o lápis na lateral da escala e movimentá-lo junto ao esquadro, assim como mostra na imagem abaixo.

Esquadro combinado para eletricista e marcenaria

Veja como usar o esquadro combinado para graminho!

No corpo deste esquadro combinado da Starrett, você encontra um traçador que pode ser utilizado para marcar as peças, podendo ser bem útil na ausência de um lápis ou para marcar peças em que o lápis não seria eficiente por exemplo. Esta combinação do esquadro e régua também pode ser usada para medir e calibrar profundidade e altura, assim como mostra na imagem a seguir.

Esquadro combinado para eletricista e marcenaria

Veja como marcar e medir profundidade com o esquadro combinado!

Esquadro combinado: Como usar o traçador de centro?

Quando esta peça é usada junto com a escala, você consegue definir o centro das peças cilíndricas ou até mesmo das peças quadradas. Para isso você deve encostar a peça no traçador de centro e usando a régua como apoio, você deve fazer um risco, em seguida gire a peça e faça um segundo risco e pronto, a interseção dos dois riscos é o centro do círculo igual mostra a imagem a seguir.

Esquadro combinado como usar?

Veja como marcar o centro de um círculo com o esquadro combinado!

Ainda é possível definir a marcação de um quadrado em uma peça, para isso basta encostar uma das quinas de uma peça retangular no traçador de centro e fazer o risco da diagonal, em seguida usando o esquadro, marque o corte a ser feito igual mostra na imagem abaixo.

Esquadro combinado como usar?

Veja como marcar um quadrado com o esquadro combinado!

Esquadro combinado: Como usar o transferidor de ângulos?

O uso do transferidor de ângulos combinado com a escala pode ser bem interessante! Com esta combinação é possível medir ângulos e traçar ângulos. Veja neste exemplo abaixo.

Esquadro combinado como usar?

Veja como traçar ângulos com o esquadro combinado!

Se você usar apenas o transferidor é possível medir e verificar a inclinação de ângulos de peças e tubulações, utilizando a bolha de verificação de nível como mostra neste exemplo abaixo.

Esquadro combinado como usar?

Veja como medir ângulos com o esquadro combinado?

Neste vídeo do MUNDO DA ELÉTRICA é possível visualizar na prática, todos os exemplos que citamos neste artigo. Veja como é bem simples fazer as medições e traços e como a ferramenta é de fácil utilização.

Para você que ainda não conhecia o esquadro combinado, ele pode ser bem útil em serviços como: instalação de eletrodutos aparentes ou eletrocalhas, corte e montagem de painéis elétricos, montagens de estrutura para equipamentos elétricos e outras atividades. Quanto mais precisa for a medição, mais eficiente deve ser o aparelho e esta precisão você encontra com toda certeza no esquadro combinado da Starrett!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

3 comentários para “Esquadro combinado, para que serve e como usar?”

  1. Léo dos Santos

    Boa noite, excelente sujestão vou me programar para aquesição desse equipamento.
    Att.
    Léo.
    Técnico Eletromecânico.

    Responder
  2. Pedro Cruz

    Sem duvida, uma ferramenta muito versatil.
    Facilita e agiliza o trabalho.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)