O aluno ou o profissional na área de comandos elétricos se depara com algumas dificuldades na hora de montar um quadro, pois as barreiras são vastas, uma vez que o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo é diferente. Cada ser possui suas características, podendo desenvolver habilidades para montar dos simples até os mais complexos circuitos. Com treinamentos, práticas e disciplina podemos chegar a nível profissional de ponta.

Para começar a falar de comandos elétricos vamos pensar…, qual será a melhor forma de iniciar uma montagem? A melhor forma será começar organizando os componentes, fazer um layout e ter uma sequência operacional. Trabalhar de uma forma organizada e em sequência nos ajuda a dominar e minimizar as chances de erros.

Em um circuito encontraremos dois tipos de diagramas, o de carga e o de comando, que corresponde a energização das cargas e seus acionamentos respectivamente. Fique atento pois a alimentação de ambos é diferente, podendo o comando set alimentado em 220V, 127V, 24V ou até mesmo 12V. Com base nesses diagramas começaremos nossa montagem com um teste em todos os dispositivos para identificar falhas, assim se tornaria fácil a substituição de algum componente com vício.

Comandos elétricos.

Painel de comandos elétricos.

Feito os testes podemos agora fixar os componentes com base no layout criado e iniciar nossa montagem, o que nos cobrará uma concentração maior. Um profissional de montagem de comandos elétricos deve ficar atento e tentar desenvolver habilidades com o intuito de sempre melhorar a sequência e organização dos componentes, uma vez que existem várias possibilidades de disposição de componentes em um painel.

Em uma montagem devemos separar os componentes de acordo com sua função, afim de manter uma lógica e organização. Os cabos deverão estar acomodados nas canaletas e anilhados na mesma direção de leitura, em suas extremidades de conexão os terminais devem estar prensados com forquilhas ou pinos. Se observar a foto acima veremos que os componentes seguem uma ordem pré estabelecida, em que implica proteção com disjuntores ou fusíveis, contatores de carga e comando, inversores de frequência, soft starter, relés, botoeiras, sinalizadores, e conectores.

Na hora de fixar os cabos fique atento ao anilhamento, ele será sua referencia para não se perder e nem errar as conexões e Jump das respectivas ligações. Os cabos que precisarem passar por caminhos fora das canaletas devem ser presos com cordoalhas ou abraçadeira de nylon, escolha sempre realizar as montagens seguindo a ordem das anilhas. Em contrapartida existe profissionais que optam em montar toda carga ou comando primeiramente, uma vez que o anilhamento não siga a sequencia de iniciar em um diagrama e terminar no outro, ficando assim a critério do profissional, mas sempre tenha em mente que os cabos que ficarem nas canaletas precisaram de inspeção e manutenção futuras. Os Componentes devem estar fixados nos trilhos dentro do perímetro das canaletas. Hoje temos um mercado com diversidades de componentes e materiais incontáveis, fica a caráter dos engenheiros escolher produtos de melhor qualidade, para que na hora da montagem e uso não venham apresentar falhas e venham danificar com a montagem.

Aos profissionais e estudantes de comandos elétricos, tenham sempre em mente que procurar qualificação, pesquisar por inovações é de responsabilidade individual. Temos o dever de sempre melhorar nossas habilidades. No mercado existem várias formas e procedimentos de montagem e cabe a cada um buscar o que melhor servir as suas necessidades.

Veja também comando de partida para compressor.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para “Comandos elétricos, por onde começar a montar?”

  1. Gilso Eugenio

    Gostei do vidio super interesante

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que ótimo Gilso!

      Responder
  2. Odair Jose Guimaraes

    Muito bom da pra aprender bom coteudo

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ficamos contentes que tenha gostado Odair!

      Responder
  3. Amadeus

    Muito bom, estou aprendendo muito aqui!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar!

      Responder
  4. Marçal Bracht

    Muito bom os vidios bem esplicados

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Marçal!

      Responder
  5. Bruno

    Muito bom! Gostei

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)