Com certeza as ferramentas facilitam muito os serviços que são realizados pelos eletricistas, principalmente se a escolha for feita corretamente. Infelizmente algumas pessoas veem as ferramentas como um investimento muito caro, mas quando na verdade as ferramentas são uma excelente forma de expandir a área de atuação, pois com elas podemos ter mais praticidade, eficiência e segurança nas tarefas realizadas.

Sabendo disso resolvemos falar o que é uma serra sabre, como funciona uma serra sabres, as características da serra sabre e as suas vantagens da serra sabre, além de ensinar a usar a serra sabre da maneira correta, vamos lá pessoal!

Usar a ferramenta adequada para cada tipo de atividade é certeza de um melhor serviço prestado, e realizar serviços melhores e mais rápidos contribui para um maior faturamento, sem dúvidas!

Qual serra sabre devo usar?

Serra sabre, ferramenta para eletricista

Serra sabre

Podemos definir a serra sabre basicamente como um serrote automático, a Serra Sabre da linha SS7020 da Starrett é uma ferramenta destinada a cortar diversos tipos de materiais, tais como chapas de madeira, plástica, metálica e tubos por exemplo. Esta serra sabre é uma ferramenta muito leve, robusto e tem a capacidade de realizar os trabalhos com segurança e muita praticidade.

Serra sabre: Características

Esta ferramenta foi projetada pensando na sua forma ergonômica, que associada ao baixo peso torna esta máquina extremamente confortável para a mão do operador. Dentre as características desta ferramenta podemos destacar a alavanca para troca rápida da lâmina, um botão de segurança e uma lâmpada de LED, além disso a sapata da serra sabre pode ser ajustável.

Ao adquirir esta serra sabre da Starrett ele vem com duas baterias de 2,0Ah, um carregador 110V ou 220V, um kit de lâminas para serra sabre e uma bolsa de para transportar a ferramenta.

Serra sabre, ferramenta para eletricista.

Kit completo da serra sabre a bateria.

Serra sabre: Vantagens e desvantagens

A serra sabre é uma excelente ferramenta de corte, que pode ajudar muito em algumas atividades do dia a dia. Pelo fato da serra sabre ser basicamente um serrote automático e assim como em qualquer serrote, podemos destacar como um ponto negativo, que os cortes feitos com essa serra não são tão precisos, pois a ponta da serra não fica fixa, mas apesar de tudo, essa serra sabre é muito útil quando se quer um corte rápido e sem muito esforço.

Uma das vantagens da serra sabre à bateria é que elas podem ser facilmente transportadas e utilizadas para realizar manutenção e reparo em campo, pois não é preciso se preocupar com ponto de tomadas por perto.

Devido ao sistema de troca rápida, a lâmina de corte pode ser substituída com facilidade, travando-a em condições seguras de operação, além disso essa ferramenta contém um botão de segurança, que impede a partida acidental. Ela também possui uma lâmpada de LED, essa lâmpada é que permite ao usuário uma visão iluminada na área de trabalho.

Serra sabre, ferramenta para eletricista.

Lâmpada de LED da serra sabre a bateria.

Outro recurso encontrado na SS7020 é o controle dos golpes/minuto pelo usuário, com este recurso basta controlar a pressão dos dedos sobre o gatilho, que os golpes variam proporcionalmente ao toque.

Um ponto interessante na fabricação das lâminas para ferramentas de corte, é que o encaixe é padrão e as lâminas de outras marcas também servem nesta máquina serra sabre da Starrett.

Para fechar os benefícios dessa serra sabre a bateria, temos que citar a possibilidade de usar a bateria de qualquer outra ferramenta da Starrett, visto que a empresa criou um modelo único para as ferramentas, ou seja, se você tem qualquer outra ferramenta à bateria da Starrett, as baterias poderão ser usadas nas diversas ferramentas.

Serra sabre: Aplicações

Pelo fato da serra sabre ser leve e robusta, ela possui a capacidade de executar trabalhos profissionais e domésticos com segurança e precisão. Com movimento alternativo da ferramenta de corte, esta máquina executa cortes com diversos tipos de lâminas em diferentes tipos de materiais, sendo usados para diversos tipos de trabalhos, tais como poda de árvores, redução de volume de materiais a serem descartados, corte de tubos, chapas e etc.

Uma curiosidade bem interessante é que este tipo de serra é muito usada pelo corpo de bombeiros em operações de resgate, para acessar locais onde ocorreram acidentes ou incêndios por exemplo.

Serra sabre: Como utilizar?

O uso da serra sabre é muito simples, pois a serra não possui nenhuma regulagem complexa, a única regulagem que a serra possui é a área de corte. Na imagem abaixo está indicada uma trava na lateral da serra sabre, com essa trava é possível soltar e prender a guia de corte e com isso, podemos aumentar ou diminuir a área que a lâmina vai ter de contato com o material a ser cortado.

Serra sabre, ferramenta para eletricista.

Trava para regular a guia de corte.

É importante ajustar o tamanho da área de corte de acordo com o que vai ser cortado, porque desta forma conseguimos ter uma estabilidade muito melhor no corte. A guia de corte também tem uma regulagem de ângulo para facilitar no momento do corte.

Fique atento quanto a lâmina que está usando, pois utilizar a lâmina correta é fundamental para obter o máximo desempenho da ferramenta, as lâminas mudam de acordo com material a ser cortado e o tipo de corte que será feito.

O processo de retirar e colocar a lâmina é muito simples, também existe uma alavanca lateral que libera a trava para a lâmina, ou seja, basta encaixar ou retirar a lâmina, veja na imagem abaixo a alavanca usada para trocar a lâmina da serra sabre.

Serra sabre, ferramenta para eletricista.

Trava para trocar a lâmina de corte da serra sabre.

Para fazer o acionamento da lâmina de corte é muito simples, basta apertar a trava de segurança, que serve para evitar acionamentos involuntário, e em seguida apertar o gatilho ferramenta.

Serra sabre, ferramenta para eletricista.

Trava de segurança da serra sabre.

O vídeo abaixo cita algumas das vantagens e dicas de utilização da serra sabre, veja na prática como esta ferramenta se comporta ao realizar um corte em diversos materiais.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre a serra sabre a bateria. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)