Mundo da ElétricaMundo da ElétricaVídeos e cursos de elétrica!

Eletricista precisa tirar o CREA? Pra que serve e como fazer?

Neste artigo conversaremos a respeito da relação do eletricista com o CREA, a necessidade de se registrar (tornando-se assim um eletricista credenciado) ou não, quais os benefícios e caso decida tirar o CREA de técnico, como fazer. Leia e aprenda como.

O que é o CREA?

A sigla CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, sendo responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia e Meteorologia. Além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio, entre estes, os técnicos de eletricidade e eletrotécnica. É divido por regiões, sendo o maior deles o de São Paulo.

Leia também

Vantagens de se filiar CREA

Primeiramente devemos atentar que somente o eletricista que tenha feito um curso técnico reconhecido pelo MEC (Ministério da educação) pode se filiar, ou seja, mesmo que a pessoa tenha vários anos de prática, sem o curso não pode fazer. Isso nos leva ao questionamento de que se existem várias pessoas que trabalham a anos sem o registro, para que fazê-lo? Citaremos alguns argumentos para que você reflita a respeito:

Logo do crea

CREA-SP (Fonte da foto:http://www.creasp.org.br/)

Como fazer o registro no CREA?

Ele é feito online no site do CREA de sua região sendo que existem dois tipos de registro, o provisório, com data de validade determinada e o definitivo, com validade diferenciada. Os documentos necessários são diferente entre eles, aprenda a seguir quais são:

Registro Provisório ou Primeiro Registro

  1. Diploma de conclusão de curso registrado
  2. Formulário RRP fornecido pelo CREA e devidamente preenchido
  3. Cópia do diploma ou certificado reconhecido pelo MEC
  4. Histórico escolar com informações completas
  5. RG (original e cópia)
  6. CPF (original e cópia)
  7. Título de eleitor (original e cópia)
  8. Certificado militar (original e cópia)
  9. Comprovante de residência (original e cópia)
  10. Duas fotos 3×4 atuais
  11. Cartão de registro provisório
  12. Certificado de participação no curso de Legislação Profissional para áreas específicas
  13. Comprovante de pagamento das devidas taxas

Registro Definitivo

  1. Diploma registrado (original e cópia)
  2. Requerimento profissional preenchido
  3. Carteira do CREA de seu estado correspondente
  4. Demais carteiras emitidas pelo conselho em sua região
  5. Comprovante de pagamentos de taxas e anuidade
  6. RG (original e cópia)
  7. CPF (original e cópia)
  8. Título de eleitor (original e cópia)
  9. Certificado militar (original e cópia)
  10. Comprovante de residência (original e cópia)
  11. Duas fotos 3×4 atuais

Vale a pena o eletricista se filiar ao CREA?

Filiar-se ao CREA acaba por trazer muitos benefícios, apesar de ser necessário o pagamento de uma anuidade. Numa realidade em que o acesso ao estudo é facilitado e a concorrência é cada vez maior, qualquer vantagem é bem-vinda e não deve ser desperdiçada.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Discussão

31 comentários

Leitura pública do artigo: Eletricista precisa tirar o CREA? Pra que serve e como fazer?

  1. CREA não é conselho regional de engenharia e Arquitetura? Procede esse Agronomia?

    Att

    1. Bom dia meu amigo. Os arquitetos saíram do CREA. E criaram. O CAU. Conselho de arquitetura e urbanismo.

  2. Bom dia, o técnico em eletrônica também pode assinar projetos elétricos, a potência máxima também é 75 KW,
    Obrigado

    1. No site do CREA/SP tem várias resposta a questionamentos simples.

      1. Em caso de dúvidas é bom sempre visitar o site do Crea do estado onde mora e tirar as dúvidas.

    2. Projeto elétrico compete somente ao Eletrotécnico, com demanda máxima de 800kva.

  3. De acordo com o decreto n• 90.922
    § 2º – Os técnicos em Eletrotécnica poderão projetar e dirigir instalações elétricas com demanda de energia de até 800 Kva, bem como exercer a atividade de desenhista de sua especialidade.

  4. Não vejo vantagem alguma ser credenciado ao CREA.
    Sou eletrotécnico, trabalho como eletricista industrial e, desde formado, nunca precisei ou tive que apresentar meu CREA.
    Para um profissional que irá trabalhar com projetos eletricos, OK, tudo bem, mas quem está no trecho, dia-a-dia não vale a pena.
    Depois de credenciado, sempre vem uma revista que traz diversas informacões, mas SEMPRE a nível de engenharia, pouco se importam com técnico de nível medio.
    Pelo menos, é essa a experiência vivenciada por mim.
    E detalhe, boleto está para chegar, se não vier quase no último dia que dá para pagar com desconto…

  5. Boa tarde!
    Sendo eletrotécnico (com crea), posso lecionar aulas de NR10? E assinar certificados de conclusões?
    Tem alguma nota pelo Crea que fala sobre isso?
    Att.

    1. Sou formando em eletrotécnico e ministro cursos de NR10, preciso verificar novamente no site do Crea onde esta especificando este assunto.

  6. Pura besteira em ser credenciado no CREA, não serve pra nada, projetos devem ser elaborados por engenheiros, alguém já viu projeto assinado por tecnicos? E o CREA só serve para pagar anuidades e sem nenhum respaldo legal.

    1. Temos muitos técnicos que assinam e elaboram projetos nas empresas que prestam serviço, porém nas empresas que tem engenheiro e técnicos os engenheiros assinam e elaboram os projetos pelo grau de responsabilidade que possuem.

    2. Sr. Jose Luiz, não considero ser besteira ter CREA, sou Tecnólogo em Eletrotécnica e tenho CREA. Este registro faz a diferença quando prestamos serviços a entidades (PJ), pois querem garantia de que o técnico tem as qualificações necessárias. Também sou graduado em Gestão Empresarial. Fazemos e assinamos projetos elétricos.

  7. Sou técnico em eletrotécnica eu posso fazer e assinar inspeção termografica

  8. Sou Eletrotécnico Trabalho em uma empresa Que presta Serviço a Petrobras e a mesma, só contratam Eletrotécnico devidamente filiado ao CREA e com Anuidade em dia.

  9. Quanto tempo leva para sair o registro, no caso, o primeiro, e a carteira profissional?

  10. Sou técnico em eletrônica, posso assinar projetos elétricos? Se sim, até quantos kVA?