O surto do novo Coronavírus no mundo gerou uma preocupação em escala global! Como resultado dessa preocupação as pessoas começaram a buscar informação sobre esse vírus e se prevenir, mesmo assim o número de casos de coronavírus no Brasil e no mundo foi muito grande.

Você sabia que existe um efeito na elétrica que possui o mesmo nome do coronavírus? Estamos falando do efeito Corona e neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar tudo sobre ele, então vamos lá pessoal!

Muitas pessoas ao ouvir efeito corona podem pensar que este fenômeno elétrico pode estar relacionado à esta fatídica doença que gerou muitas vítimas, mas neste artigo vamos mostrar que o Efeito Corona é bem diferente do Coronavírus, apesar de ainda sim oferecer alguns riscos.

Possuem o mesmo nome mas são diferentes, veja o por que!

Coronavírus ou Efeito Corona?? Qual será?!

Efeito Corona: O que é? Como acontece?

Efeito corona, Fogo de Santelmo ou Descarga de Corona é o nome dado ao efeito fotoquímico que ocorre quando um campo elétrico é deformado. Basicamente acontece quando as partículas de poeira, partículas de ar ou partículas de umidade entram em contato com um campo elétrico fortemente carregado ou muito intenso. Isso faz com que as partículas sejam ionizadas gerando uma manifestação luminosa.

Este efeito é muito comum em linhas de transmissão e na superfície de alguns condutores! A corona pode ser negativa ou positiva, mas isso depende da polaridade do potencial elétrico.

Todo campo elétrico gera uma intensidade, e quando ela é gerada entre condutores ou entre componentes, os elétrons e íons livres que estão no ar, que não é um isolamento perfeito, são atraídos a eles.

Essa atração acelera esses elétrons e íons livres, movendo-os em direções opostas, o que acaba gerando a colisão das partículas carregadas entre si com as moléculas energizadas e vagarosas.

Devido ao aumento das partículas energizadas a condutividade do ar aumenta, e assim um arco elétrico entre os condutores ou os componentes envolvidos é formado.

Veja como o efeito corona se manifesta.

Manifestações do Efeito Corona!

Efeito corona: Quais consequências pode causar?

Este efeito acontece em um campo elétrico deformado, a causa dessa deformação pode ser provavelmente por condutores danificados, isoladores defeituosos ou um acumulo de resíduos na superfície do condutor. E devido a isso este efeito pode gerar transtornos na rede elétrica, podendo causar uma enorme perda de potência no decorrer de um condutor.

Além disso, o efeito corona também pode causar a queima de aparelhos ou componentes devido à danificação do material de isolamento interno. Em momentos chuvosos ou em tempestades, as consequências acima são potencializadas!

Efeito Corona: Pode ser aproveitado?

A resposta é sim, o fenômeno da descarga de corona pode ser aproveitado e já é! A descarga de corona é usada em comércios e em indústrias em muitas atividades que podem não ser conhecidas por muitas pessoas, como por exemplo:

  • Produção de Ozônio
  • Realização de fotocópia
  • Produção de microfone de escuta
  • Produção de Laser de nitrogênio
  • Limpar partículas de ar em aparelhos de condicionamento de ar
  • Tratar superfícies de filmes poliméricos
  • Realização de Fotografia Kirlian
  • Remover cargas elétricas em aeronaves e outros

A descarga de corona pode ser criada intencionalmente para que sejam realizadas essas utilizações, porém estas são apenas algumas das utilizações deste efeito.

Fogo de Santelmo: Por que este nome?

Uma curiosidade sobre este efeito é que ele também pode ser chamado de Fogo de Santelmo devido aos marinheiros de regiões quentes e tropicais.

Antes de algumas tempestades acontecerem, as nuvens ionizadas induziam cargas nos mastros dos navios e isso gerava uma luz que os marinheiros associavam ao fogo, eles sempre observavam este fenômeno e por seu santo padroeiro ser o Saint Elmo, ficou o nome Fogo de Santelmo.

Pelo fato deste efeito corona acontecer muito em áreas com linhas de transmissão, é preciso entender um pouco sobre esse sistema de transmissão. Para isso indicamos que assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica sobre Sistema Interligado Nacional, este vídeo com certeza será de muita ajuda para aumentar seu conhecimento em elétrica, estão nos ajude e curtindo o vídeo e não se esqueça de se inscrever no nosso canal!

Viu que apesar desse efeito ter o mesmo nome do coronavírus, eles são coisas bem diferentes? Esperamos que tenha entendido e gostado deste artigo, deixe aqui embaixo a sua opinião e as suas dúvidas que vamos responder. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para ficar por dentro de tudo relacionado à eletricidade, e não se esqueça de nos acompanhar nas nossas redes sociais!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)