A tecnologia vem nos ajudando cada vez mais, contribuindo para a ampliação e intensificação dos estudos, trazendo diversas possibilidades para quem quer estudar. Sabemos das inúmeras vantagens que os cursos online podem nos oferecer e que também são chamados de cursos de ensino a distância (EaD), mas quais são os riscos,vantagens e desvantagens dos cursos online? Pensando nisso, iremos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas frequentes, em relação aos cursos a distância, além de falar sobre as vantagens e desvantagens dos cursos online, vamos lá pessoal!

Os cursos online ou cursos com ensino a distância ainda são de uma iniciativa muito recente no Brasil, foram desenvolvidos por instituições do ensino superior, que teve como principal objetivo facilitar o acesso à educação para aqueles que moram a uma distância relativamente alta das universidades ou até mesmo para quem dispõem de muito pouco tempo para acompanhar as aulas presenciais.

O ensino a distância vem crescendo cada vez mais, mas apesar deste crescimento, muitas pessoas ainda têm um certo receio de iniciar o curso baseado neste modelo de ensino, principalmente curso superior e curso técnico. A dica para quem quer se matricular em cursos a distância é verificar se a instituição de ensino é relativamente de fácil acesso, pois as provas são feitas presencialmente, além disso o principal fator é conferir no site do MEC se a instituição de ensino é reconhecida e como ela é avaliada, sua nota.

Antes de citar algumas das vantagens e desvantagens dos cursos a distância, vale a pena destacar que estes aspectos são relativos, pois determinadas características dos cursos online podem ser válidas ou não de acordo com o perfil de cada aluno.

Como fazer cursos online.

Ensino a Distância (EaD).

Cursos online: Vantagens

Entre as vantagens dos cursos a distância podemos citar a flexibilidade, pois é uma excelente oportunidade para gerenciar o tempo. Nas escolas presenciais você precisa seguir o horário que a instituição de ensino e os professores determinaram para você, enquanto isso nos cursos online, você é o único responsável por organizar seu próprio tempo, baseado no momento em que você tem maior concentração e disponibilidade, sendo possível conciliar diversas tarefas do dia a dia com o curso. Além disso o aluno pode fazer o curso de acordo com seu próprio ritmo, se ele for mais rápido que outros, não precisa esperar por eles, entretanto se ele for mais lento pode levar o tempo que for necessário para concluir as aulas e atividades.

Alguns dizem que os cursos tradicionais são melhores em relação a interação entre aluno e professor, porém isso é relativo, pois os cursos online oferecem oportunidades de estudo em chats de grupos por exemplo, que acaba ajudando os alunos mais tímidos ou os que não dizem explicitamente aquilo que pensam, proporcionando um melhor aprendizado para os mesmos.

Outra vantagem dos cursos a distância é o conforto e a comodidade, aprender no seu próprio ambiente, onde você tem mais liberdade, contribui para uma melhor concentração e aprendizado, pois se o aluno está sozinho em um determinado ambiente ele não se distrai facilmente.

Podemos citar como uma das principais vantagens dos cursos online que eles possuem custos reduzidos em comparação a determinados cursos presenciais, pois geralmente os cursos online têm uma quantidade menor de professores e livros, que pode refletir no preço final do curso, além dos gastos com transporte e até mesmo alimentação,  pois o deslocamento até a instituição de ensino é menor ou não existe e o custo com alimentação pode ser menor, porque lanchar, almoçar ou jantar em casa talvez tenha um preço mais baixo do que em lanchonetes e restaurantes.

Cursos online: Desvantagens

Com certeza estudar em uma sala de aula tradicional e interagir com outras pessoas não é o aspecto central de um curso online, mas algumas pessoas precisam de ter alguém para auxiliá-las durante o processo de aprendizado, como por exemplo o educador pode ajudar pessoalmente e no mesmo instante a tirar as dúvidas e resolver problemas, além disso conversar sobre a matéria com outros alunos também contribui para um melhor desenvolvimento e aprendizado do estudante.

Os cursos a distância exigem muita autodisciplina do aluno, caso ele não tenha esta autodisciplina é pouco provável que o aluno se sinta motivado a completar o curso online, pois não existe um professor dizendo exatamente o dia e horário que ele deve começar o curso, muito menos o tempo de duração das aulas e quando deve entregar as atividades e trabalhos, sem esta autodisciplina  o aluno pode acabar se prejudicando.

Um dos questionamentos que se tem em relação aos cursos online é sobre as práticas, pois muitos dos cursos exigem da parte prática, pois facilita o entendimento, principalmente os cursos técnicos e profissionalizantes, tendo que haver um equilíbrio entre prática e teoria. O vídeo abaixo explica melhor a relação entre prática e teoria, como por exemplo qual é mais importe ou se apenas um desses fatores já é o suficiente para se tornar um bom profissional.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer sobre as vantagens e desvantagens dos cursos online. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)