Motor monofásico em inversor trifásico, é possível?

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

Você sabe o que é um inversor de frequência? Sabe se existe inversor de frequência para motor monofásico? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar como ligar motor monofásico em inversor trifásico. Então, vamos lá pessoal!

Qual a diferença entre motor monofásico e trifásico?

Os motores elétricos monofásicos levam esse nome porque são alimentados por uma única fase de corrente alternada e possuem somente um conjunto de bobinas. É um motor de potência próprio para aplicações residenciais, comerciais e de pequenas indústrias

A ligação de motor monofásico é feita de acordo com a quantidade de terminais, podendo variar entre dois, quatro e até seis! Já os motores elétricos trifásicos possuem a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro.

Por serem mais potentes, eficientes e versáteis se comparado com outros motores, geralmente os motores trifásicos são mais encontrados na indústria em diversas aplicações, por exemplo, bombas, sistemas de transporte de materiais, esteiras, compressores e sistemas de elevação.

Na imagem abaixo, é possível ver os motores monofásico e trifásico.

Inversor de frequência para motor monofásico.

Motores monofásico e trifásico.

Qual a função do inversor de frequência?

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que tem como principal função variar a rotação do motor trifásico, através da variação de frequência que ele proporciona em seus contatos de saída. Dessa maneira, é possível variar a frequência e a velocidade do motor!

Além disso, existem também aplicações de inversores de frequência para motores de corrente contínua! Nesta outra imagem, é possível observar um inversor de frequência.

Inversor de frequência para motor monofásico.

Imagem do inversor de frequência.

O inversor de frequência é amplamente usado nos mais variados tipos de indústrias e empresas que almejam um controle mais efetivo da tensão elétrica!

Aplicações

Além da variação da velocidade do motor, utilizar do inversor de frequência traz diversas outras vantagens! Por exemplo, a possibilidade de acionamentos suaves, aumentando a vida útil do sistema, principalmente em relação a engrenagens e outras transmissões mecânicas. Também podemos listar outros benefícios, tais como:

Há também modelos de inversores com funções extras, como acionamento de relés e temporizadores incorporados.

Inversor de frequência para motor monofásico

Atualmente não existem inversores de frequência para motores monofásicos, uma vez que o inversor funciona desacoplando o seu interruptor centrífugo após alcançar 80% da sua velocidade nominal. Se a velocidade abaixasse logo em seguida como acontece com os motores monofásicos, o interruptor centrífugo iria acoplar novamente.

Por esse motivo, é que geralmente são utilizados os motores trifásicos e em alguns casos, os motores de corrente contínua com os inversores de frequência.

Entretanto, é possível utilizar motor monofásico em inversor trifásico! Em alguns modelos de inversor, é possível desabilitar a função de proteção contra falta de fase, e dessa forma, ligar o motor monofásico em inversor trifásico!

Contudo, é importante salientar que apesar de funcionar, ao utilizar esse macete a partida do motor não será exata, a frequência será variável, a proteção não será completamente eficaz e a operação não será a mais correta possível!

Quer aprender mais sobre os inversores de frequência? Assista o vídeo abaixo e se inscreva no canal Mundo da Elétrica para receber em primeira mão os nossos conteúdos!

Se você gostou desse artigo, nos acompanhe também nas redes sociais! Estamos sempre postando conteúdos da área da elétrica, aproveite e compartilhe com os seus amigos para que eles possam aprender também!

Ficou alguma dúvida ou você tem alguma sugestão? Deixe abaixo nos comentário que nós iremos te responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário