Como economizar energia com o inversor de frequência!

Escrito na categoria "Comandos Elétricos" por Henrique Mattede.

Sabemos que o inversor de frequência oferece muitos benefícios, mas será que ele realmente economiza energia? Quais são todos estes benefícios de se utilizar os inversores de frequência? Para responder essas e outras perguntas, o Mundo da Elétrica criou este conteúdo em parceria com a equipe técnica da Schneider Electric. Então, vamos lá pessoal!

O que é inversor de frequência

Antes de entender quais são todas essas vantagens dos inversores de frequência, é preciso saber o que é um inversor de frequência! Este equipamento que também é conhecido como conversor de frequência, é basicamente um dispositivo eletrônico que transforma a frequência da rede em que ele está conectado em outra frequência desejada na sua saída.

Vale a pena destacar que a frequência da rede geralmente é de 50Hz ou 60Hz, e o inversor pode alterar esta frequência em sua saída tanto para valores maiores quanto menores em relação a entrada. Caso queira saber melhor como funciona um inversor de frequência, temos este outro conteúdo aqui no site que explica de forma bem detalhada o seu funcionamento!

Vantagens e desvantagens do inversor de frequência.

Principais benefícios de usar o inversor de frequência.

Vantagens do inversor de frequência

Por causa dessa e outras características é que o conversor de frequência consegue controlar a velocidade dos motores elétricos, além de oferecer muitos outros benefícios com a sua aplicação!

Redução do pico de corrente

Ao comparar o inversor de frequência com a partida direta, é possível observar a redução do pico de corrente no momento de partida do motor elétrico, sendo que a partida direta pode alcançar até sete vezes o valor da corrente nominal do motor durante a partida dele. Quando o conversor de frequência é usado, ele pode limitar a corrente de partida em aproximadamente 1,5 vezes o valor da corrente nominal.

Redução de custos do circuito

Justamente por ter um valor muito baixo em sua corrente de partida, não é necessário sobredimensionar os cabos e transformadores do circuito! Pois em caso de partida, há uma necessidade de preparo ainda maior do circuito e dos seus componentes. Sendo assim, usar o inversor de frequência já garante uma economia no custo financeiro.

Menor custo de manutenção

Partir um motor elétrico de maneira abrupta certamente vai gerar estresses mecânicos na máquina! Como consequência disso, aumenta a necessidade de manutenções mecânicas no motor, ou seja, reduz o intervalo de tempo entre as manutenções.

Como o inversor consegue controlar totalmente a aplicação, ele é capaz de realizar partidas muito mais suaves, e dessa forma diminui consideravelmente o estresse mecânico na máquina.

Com isso, é necessário acionar o técnico de manutenção com muito menos frequência, além de exigir menos trocas de componentes do motor e componentes do circuito em geral.

Aumenta a vida útil do motor e componentes do circuito

Justamente por praticamente não haver estresse mecânico no motor, usar o inversor de frequência vai aumentar a vida útil do equipamento, com peças apresentando menos degradação e aquecimento excessivo.

Economia de energia elétrica

Além de todas essas vantagens apresentadas, sem dúvidas o inversor de frequência é um grande aliado para a economia de energia em motores elétricos.

É importante mencionar que grande parcela dos motores em operação são usados em aplicações que envolvem bombeamento, ventilação e compressão. E é exatamente com este tipo de operação que é possível economizar energia com o inversor de frequência!

Isso é possível porque os sistemas padrões dessas aplicações utilizam partida direta e controle de vazão por meio de válvulas ou dampers. Isto significa que se eles forem substituídos por um acionamento com inversor de frequência, certamente haverá uma economia no consumo de energia elétrica.

Este desperdício é porque as válvulas controlam a vazão, enquanto o motor permanece funcionando na sua velocidade plena. Porém, com o conversor de frequência é capaz de fazer este controle diretamente no motor, aplicando a velocidade necessária nos momentos exatos, e não o tempo todo.

Inversores com novas IHM

Atualmente os inversores precisam de algo a mais que ofereça uma fácil instalação e interação com o usuário, além de proporcionar conectividade, sistemas de gerenciamento e análises!

Configurar um inversor de frequência não é nada simples! A sua interface, códigos e letras podem causar confusão e além disso, existe todo o trabalho de ter que baixar ou imprimir o manual, procurar qual é o parâmetro correto para fazer as alterações, etc.

Pensando neste tipo de inconveniente, a Schneider Electric desenvolveu novos modelos de inversores que resolvem este problema! Estes novos inversores possibilitam a utilização de uma IHM (Interface Homem Máquina), uma interface gráfica avançada e que já está configurada em português.

Principais benefícios de usar o inversor de frequência.

Inversor de frequência com IHM gráfica.

Com este modelo de inversor não existe a necessidade de usar aqueles códigos e letras confusas, tornando a sua experiência de utilização ainda melhor e com isso não tem a necessidade de ficar sempre com o manual nas mãos.

Inversores como este podem oferecer outros benefícios como por exemplo:

Além dos benefícios que foram citados, com certeza um dos melhores é a redução do tempo de parametrização! Com ele não existe mais a necessidade de decorar ou consultar os códigos, porque também tem alguns menus com o recurso de ajuda e orientações de uso.

Atualmente os equipamentos com este tipo de tecnologia são bem mais acessíveis, e podem ser encontrados facilmente. Uma excelente sugestão é a loja.se da Schneider Electric, que é onde podemos encontrar facilmente o produto que desejamos.

Nesta loja tem muitas opções de inversores de frequência para as mais diversas aplicações, e também você consegue comprar tudo com desconto na loja!

Para conseguir o desconto, basta inserir o nosso cupom “Mundo8” antes de finalizar a compra. Com este cupom você consegue um desconto de 8% no seu pedido e serve para qualquer produto da loja!

Principais benefícios de usar o inversor de frequência.

Como conseguir descontos na loja usando cupom.

É por isso que eu sempre falo da importância do profissional do Mundo da Elétrica se capacitar e aprender mais sobre novas tecnologias e novidades do mercado! Equipamentos como estes inversores contribuem para uma instalação e manutenção mais simples, deixando tudo ainda mais rápido!

Se você gostou deste inversor de frequência e quer saber mais sobre ele, abaixo tem o vídeo do canal Mundo da Elétrica cheio de novidades sobre ele, vale a pena assistir!

Caso tenha gostado deste conteúdo e queira aprender mais sobre elétrica, é só continuar acessando o nosso conteúdo neste site e em no canal do Mundo da Elétrica no youtube. Se tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre o tema, deixe nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário