Você conhece os tipos de associações dos capacitores? Descubra como calcular o valor da capacitância equivalente na associação de capacitores em série e na associação de capacitores em paralelo. Vamos lá pessoal?

O que é um capacitor?

O capacitor é um componente eletrônico que tem a capacidade de armazenar cargas elétricas dentro de um circuito, e descarregar a carga elétrica quando necessário. O capacitor é constituído por dois tipos de materiais, um condutor e outro isolante.

No capacitor, os materiais condutores formam duas placas que podem ser chamadas de armaduras. Estas placas são separadas por um meio dielétrico, que é justamente o material isolante. Geralmente, o tipo de material isolante dá o nome ao capacitor, como por exemplo, os capacitores cerâmicos, que tem como material isolante a cerâmica.

Os capacitores são bastante empregados na eletrônica, especialmente em circuitos retificadores, conversores, reversores e em circuitos de armazenamento de energia.

O que é um capacitor?

Os diferentes tipos de capacitores

Capacitância

A capacidade de armazenar carga elétrica que o capacitor tem é chamada de capacitância, que é uma grandeza física representada pela letra C, e sua unidade de medida é dada em Farads (F).

Quanto maior a capacidade de acumulo de cargas de um capacitor, maior será a sua capacitância. Ela também tem relação com o tamanho do capacitor, pois quanto maior é a capacidade de armazenar cargas elétricas, maior será o capacitor.

A capacitância de um capacitor pode ser calculada da seguinte maneira:

Como calcular a capacitância?

Fórmula para calcular a capacitância

Os capacitores podem ser associados em um circuito de maneira a alterar o valor total da capacitância deste circuito. Existem três formas de associação, são elas: associação em série, associação em paralelo e a associação mista.

Associação de capacitores em série

A associação de capacitores em série faz com que os capacitores do circuito sejam ligados no mesmo “fio”, em sequência. Deste modo, a armadura do capacitor que é carregada com carga negativa, é conectada com a armadura carregada com carga positiva do capacitor que o sucede.

Na associação de capacitores em série, as cargas elétricas armazenadas nas armaduras de cada capacitor são iguais, e a capacitância equivalente do circuito é determinada pelo produto dividido pela soma das capacitâncias individuais.

Para calcular a capacitância dos capacitores associados em série em um circuito, utilizamos a seguinte fórmula:

Associação de capacitores

Fórmula da associação de capacitores em série

Associação de capacitores em paralelo

A associação de capacitores em paralelo faz com que o potencial elétrico sobre cada capacitor seja o mesmo. Diferente da associação em série, em que os capacitores estão no mesmo fio, na associação em paralelo os capacitores são ligados em fios diferentes do circuito.

Nesta associação a capacitância equivalente é calculada pela soma das capacitâncias individuais. Para calcular a capacitância equivalente na associação de capacitores em paralelo, usamos a seguinte fórmula:

Associação de capacitores

Fórmula da associação de capacitores em paralelo.

Associação mista de capacitores

A associação mista dos capacitores reúne as configurações da associação em série e da associação em paralelo de capacitores. Deste modo, para conseguir o valor da capacitância equivalente, deve-se primeiro calcular o valor da capacitância em série e posteriormente o valor da capacitância em paralelo.

Capacitores em série e em paralelo

Fórmula da associação mista de capacitores.

Os capacitores são aplicados nos diferentes tipos de circuito nas configurações citadas anteriormente. Isso porque o capacitor mostra-se como um elemento bastante útil nos circuitos eletrônicos. Veja o vídeo a seguir do canal Mundo da Elétrica para conhecer melhor o que é um capacitor e a sua função.

Gostou de aprender sobre a associação de capacitores em série e em paralelo? Deixe nos comentários a sua opinião! Continue acessando o site Mundo da Elétrica para aprender mais sobre eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)