Quem somos

O Mundo da Elétrica é uma empresa da área de educação que fica na capital mineira Belo Horizonte. Desde 2014 ensina eletricidade para milhões de pessoas no Brasil e em vários outros países de língua portuguesa! Com mais de 1 milhão de inscritos e seguidores em suas redes sociais, é o canal pioneiro sobre eletricidade no Brasil e que pavimentou o caminho para o ensino de eletricidade na internet brasileira. O canal é patrocinado por várias grandes empresas do setor de eletricidade, tanto brasileiras quanto multinacionais que atuam no país, endossando a extrema qualidade técnica e o cuidado editorial do conteúdo produzido.

Graças ao Mundo da Elétrica e as suas várias parcerias, o exigente público de eletricistas, engenheiros e profissionais do ramo da elétrica tem acesso à informação técnica de altíssimo nível, criada com muito esmero e excelente qualidade áudio visual.

A ideia inicial do canal Mundo da Elétrica

Tudo começou lá em 2014 quando Alex Benfica e o seu amigo de infância Henrique Mattede perceberam que não havia sequer uma empresa dedicada a criar conteúdo de eletricidade na internet. Na verdade existiam, mas nenhuma delas em língua portuguesa e com foco no público brasileiro. Henrique era professor de um curso técnico e não via sentido em refazer exatamente as mesmas aulas a cada semestre. Foi pensando em melhorar a qualidade do seu trabalho como professor que surgiu a ideia de gravar as aulas em vídeo.

Alex Benfica já trabalhava com conteúdo na internet há bastante tempo, e conversando com o professor Henrique logo percebeu que a metáfora do Oceano Azul se aplicava perfeitamente ao então cenário do ensino de eletricidade no Brasil em 2014. A maior parte dos profissionais de elétrica que buscavam capacitação não tinham nenhuma opção de qualidade para aprender online, ou seja, não haviam boas opções com recursos de mídias digitais e sem sair de casa. Então, era obrigatório se matricular em um curso técnico e se deslocar diariamente para ter aulas convencionais. E o pior, nem sempre as aulas presenciais ofereciam algum benefício do ponto de vista de práticas técnicas, pois muitas escolas não possuíam a infraestrutura necessária para tal.

Dada a gigantesca demanda potencial a ser atendida e um mercado ainda incipiente, estava montado o cenário necessário para a criação do canal Mundo da Elétrica.

Expansão e equipe

Ainda em 2014, 3 vídeos semanais passaram a ser gravados durante a noite, após as aulas, na própria escola onde Henrique era professor em Belo Horizonte. Por ter sido o pioneiro no ensino estruturado de elétrica no Youtube, os vídeos do Mundo da Elétrica tiveram excelente aceitação e passaram a ser utilizados como material didático em várias outras escolas, por milhares de alunos. O assunto dos vídeo eram escolhidos considerando as necessidades do Henrique em suas aulas diárias e os vídeos eram usados para ilustrar os conteúdos em sala de aula.

Com o passar do tempo, Alex e Henrique perceberam a necessidade de expandir o espaço e passaram a gravar da casa de Henrique, em um quarto outrora vazio que transformaram em estúdio. A empresa Mundo da Elétrica foi registrada e passou a ter colaboradores para ajudar na edição de vídeo e divulgação do conteúdo. Anos mais tarde, uma nova expansão foi necessária, desta vez alugando um imóvel e projetando um estúdio completo para gravação de vídeos e um laboratório técnico equipado para realização das práticas apresentadas no canal.

Equipe Mundo da Elétrica - Natal 2019

Equipe Mundo da Elétrica

Hoje o Mundo da Elétrica conta com vários colaboradores e 3 dos funcionários são ex-alunos da AST, excelente escola técnica onde Henrique lecionou anteriormente. O canal tem centenas de milhares de inscritos, e mais de 120 milhões de visualizações em seus vídeos, o que faz com que Henrique seja reconhecido como referência na área da eletricidade. Além dos vídeos no canal, Henrique Mattede escreveu e revisou os mais de 500 artigos técnicos do site do Mundo da Elétrica, que é o site sobre eletricidade mais visitado do Brasil.

Premiações

Além do vasto reconhecimento público e do endosso por empresas de grande calibre no setor elétrico brasileiro, o Mundo da Elétrica também recebeu várias premiações em concursos de jornalismo.

Premiações recebidas do concurso Abracopel de jornalismo, em cada um dos anos em que participou:

  • 2015: 1º lugar na categoria Internet Vídeo
  • 2016: prêmio especial Eletricidade Segura para Todos e menção honrosa na categoria Internet vídeo
  • 2017: 1º lugar na categoria Internet Áudio
  • 2018: 1º lugar na categoria Internet Vídeo
  • 2019: 1º lugar na categoria Internet Vídeo
Premiações Mundo da Elétrica

Prêmios de reconhecimento recebidos pelo Mundo da Elétrica

Missão, visão e valores

O Mundo da Elétrica sempre teve um viés social e considera os seus alunos em primeiro lugar. Isto significa ser o meio facilitador para que o conhecimento de elétrica chegue para todos que se interessem e principalmente, que este aprendizado possa de fato alavancar a vida profissional destas pessoas. Também temos total consideração com as necessidade comerciais de nossos patrocinadores e trabalhamos de forma a conectar os seus produtos e serviços com o gigantesco potencial do público consumidor e qualificado que nos acompanha.

Definimos a nossa missão, visão em valores ainda em 2014 e eles não mudaram em nada desde então. Continuamos seguindo firme, cumprindo os nossos objetivos e recebendo o reconhecimento e a gratidão do público fiel que aprende conosco.

Missão

Fomentar o uso consciente da eletricidade e oferecer oportunidades acessíveis de capacitação para melhoria de renda do profissional do ramo da elétrica.

Visão

Ser fonte confiável e abrangente de conhecimento sobre eletricidade, reconhecida como melhor a opção pelos patrocinadores e profissionais da elétrica devido à qualidade percebida em nosso trabalho.

Valores

  • Humildade
  • Comprometimento
  • Ética
  • Aderência a normas e regulamentações
  • Desburocratização de processos
  • Didática simplificada
  • Priorização da audiência

Onde acompanhar

O Mundo da Elétrica tem forte presença nas principais redes sociais, tem grupos no WhatsApp para trocas de informações e solução de dúvidas técnicas, além de várias outras formas de contato.

Receba os conteúdos específicos em cada rede e conheça as mais novas tecnologias na área de eletricidade, acessando o link eletri.ca para conhecer tudo sobre o Mundo da Elétrica.