Surto elétrico e queima de eletrodomésticos? Veja como evitar esses prejuízos!

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

O Brasil é o país que mais caem descargas atmosféricas no mundo, são quase 58 milhões de raios por ano. Esse é o segundo maior motivo para queima de aparelhos eletroeletrônicos!

Se você já passou por isso, sabe o quanto é ruim e foi pensando nisso que o Mundo da Elétrica separou esse guia para te ajudar a proteger os seus equipamentos. Então, vamos lá pessoal!

Algumas pessoas contratam seguro residencial, mas tem uns detalhes sobre seguros que muita gente não sabe!

Em regiões onde os raios ocorrem com frequência, geralmente, as seguradoras podem exigir o uso de DPS.

Leia também

O que é DPS?

DPS é a sigla para o dispositivo de proteção contra surtos. Assim como os raios, qualquer pico de tensão e corrente muito forte que atinja a instalação elétrica é considerado também um surto elétrico.

O dispositivo de proteção contra surtos tem como função principal detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Algumas pessoas usam filtro de linha para proteger as instalações elétricas, mas é importante estar atento pois não são todos os filtros de que possuem DPS.

Geralmente, a regra do seguro residencial exige a instalação do DPS do tipo 2 ou tipo 3.

É obrigatória a instalação do DPS no quadro de distribuição do consumidor em todas as novas instalações, de acordo com as prescrições da ABNT NBR 5410.

Uma dica para quem é eletricista é, ao fazer um orçamento, sempre perguntar se a casa tem seguro. Além de explicar ao cliente as regras que exigem as proteções elétricas adequadas e, só então, oferecer o serviço de instalação de DPS.

Aproveite para oferecer também a venda do protetor contra surtos com desconto. Pois, comprando os seus componentes no site da loja SE e usando o cupom MUNDO8, você garante um desconto muito bom pro cliente.

Tipos de DPS

Existem diversos modelos de DPS, como DPS monofásico, bifásico e trifásico. Além disso, existem várias especificações que devem ser levadas em consideração na hora de escolher um DPS, como a tensão nominal, a corrente de impulso e a classe.

Os 3 tipos de dispositivos de proteção contra surtos são:

O tipo 1 é usado no caso específico de prédios industriais ou residenciais que têm o SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas).

O DPS do tipo 2 é o mais comum, ele é o protetor que vai dentro do QDC e que a seguradora costuma exigir.

O tipo 2 é a principal proteção contra queima de aparelhos por raios, e que deve ser usado em todas as instalações elétricas.

Na imagem abaixo, é possível ver os DPS’s da linha Easy9 da Schneider Electric.

Surto elétrico e queima de eletrodomésticos.

Dispositivo de proteção contra surtos.

Além do DPS acima, a Schneider possui diversos equipamentos elétricos para a sua casa!

O DPS tipo 3 é um complemento para as cargas mais sensíveis, por exemplo, computadores, servidores e equipamentos hospitalares.

O tipo 3 deve ser instalado o mais próximo possível da tomada que o aparelho está ligado.

Na época das chuvas é quando começa o desespero e a queima dos aparelhos elétricos. Agora você já sabe que não adianta só seguro não, por isso, avalie a sua instalação elétrica e veja se está tudo certo com as proteções.

Se você não tem os conhecimentos técnicos necessários, solicite a ajuda de um eletricista capacitado.

Confira o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica para continuar aprendendo sobre esse assunto tão importante.

Compartilhe esse artigo com os seus amigos! Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário