Em eletricidade uma das grandezas elétricas mais famosas é a voltagem, apesar de esta palavra não existir. Sim é isso mesmo a palavra voltagem é um termo popular mas não existe em eletricidade. Vamos explicar isso direito.

A grandeza elétrica que erroneamente é chamada de voltagem nada mais é do que a tensão elétrica, que também pode ser chamada de diferença de potencial elétrico (DDP). A palavra voltagem exite pois a unidade que representa a tensão elétrica é o Volt da qual se derivou a palavra voltagem.

E o que é a Tensão elétrica?

A tensão elétrica é uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos, ou traduzindo de uma forma bem simples e de forma comparativa seria a força necessária para movimentos os elétrons e criar assim uma corrente elétrica. Esta diferença de potencial pode representar uma fonte de energia (uma força eletromotriz) ou mesmo uma perda de energia ou armazenamento ( queda de tensão).

Perigo alta voltagem

Perigo alta tensão.

A tensão pode ser continua, quer dizer que esta não muda de polaridade com o passar do tempo, ou pode ser alternada, que muda de polaridade com o passar do tempo. Para fins de exemplo podemos exemplificar com uma pilha para tensão contínua, pois a polaridade da pilha será sempre a mesma no decorrer de todo o tempo, já na tensão alternada a polaridade será alternada de acordo com a frequência, no caso de uma tomada a frequência normal é de 60Hz, o que quer dizer que a polaridade desta tensão vai alternar 60 vezes por segundo.

A tensão elétrica pode ser calculada através da lei de Ohm, onde a tensão elétrica é igual a corrente elétrica vezes a resistência elétrica.

V = I x R

A tensão ainda pode ser encontrada caso sejam conhecidas a potência elétrica e a corrente elétrica, no caso pela formula:

V = P / I  (tensão elétrica é igual a potência dividida pela corrente elétrica).

A tensão elétrica normalmente é a maior preocupação com relação aos choque elétricos, entre os leigos principalmente, tem se uma falsa ideia que uma tensão muito grande é muito perigoso para organismo, mas considerando que dentro do corpo humano quem faz o estrago é a corrente elétrica que circula, a tensão elétrica passa a ter uma relevância menor. A gravidade de um choque elétrico é medido pelo tempo de exposição a corrente elétrica, o percurso que a mesma faz pelo corpo, tipo de corrente (contínua ou alternada) e a frequência da corrente elétrica.

Choque elétrico.

A tensão elétrica e o choque elétrico.

Há ainda um fator determinante para o choque elétrico que é a resistência elétrica do corpo que recebe a corrente elétrica.

Um exemplo da menor importância da tensão elétrica nos choque elétricos são as armas não letais Teaser, que possuem tensão de 50000V mas uma corrente tão baixa que apenas imobiliza a pessoa atingida por uns instantes. O mesmo princípio é usado nas cercas elétricas que podem possuir tensão de 10000V e não são consideradas letais.

Entendendo agora o que é a tensão elétrica o leitor vai abandonar a palavra voltagem é passará a usar apenas o termo correto que é tensão elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para “Tensão elétrica X voltagem.”

  1. Cleoton Queiroz

    Bom dia Henrique sou engenheiro eletricista, professor universitário, sócio proprietário da GRT energia solar localizada na cidade de Montes Claros MG. Os seus videos são ótimos, conteúdos muito bom, sempre curto e indico a pessoas que querem aprender assunto sobre eletricidade…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Bom dia Cleoton, obrigado pela mensagem e pelo apoio.
      Parabéns pela iniciativa de ajudar a expandir conhecimento e difundir a energia solar em nossa cultura. Muito bom o site de vocês.
      Precisando de algo é só entrar em contato.

      Responder
  2. Daniel

    Estou tentando entender como é produzida uma tensão

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Veja este vídeohttps://www.youtube.com/watch?v=shuW_SucDEk
      A tensão pode ser “produzida” sempre que houver alguma diferença de potencial que possa se transformado em diferença de potencial elétrico (a queda d’água em uma hidroelétrica por exemplo).
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
  3. Andreza Cristine

    Entendi perfeitamente.
    Obrigada.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Por nada, precisando estamos aqui para ajudar.

      Responder
  4. Jenildo Amorim

    Me oriente sendo uma voltagem ~90-255v é ou não bivolts

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sim é bivolt sim.

      Responder
  5. José Souza Peixinho

    Muito bom entendi obrigado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Por nada, precisando estamos aqui.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)